A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
A ação de planejar o ensino é parte fundamental no trabalho do professor

Pré-visualização | Página 1 de 1

Primeiro eu me apresentaria como a nova coordenadora pedagógica, esclareceria que para que as mudanças aconteçam, precisamos trabalhar juntos e que a qualquer momento poderiam dar sua opinião ou mesmo tirar dúvidas, que estávamos abertos ao diálogo.
O planejamento nos permite ter reflexões sobre a nossa própria prática em sala de aula, sobre como está sendo o aprendizado dos alunos, quais são os objetivos que pretendo atingir com cada aula, enfim, como devo me organizar, evitando os improvisos, pois o planejamento me permite planejar várias atividades. Com uma aula bem planejada, consigo atingir, com mais facilidade, os objetivos que tracei para cada aula.
No mundo de hoje, onde a informação está cada vez mais acessível, o professor precisa desvendar o processo de ensino e aprendizagem, estando disposto a modificar sua prática docente, a fim de melhorá-la. Estimulando os alunos a pensar, ser crítico, ser curioso, a pesquisar, respeitando sua autonomia e o auxiliando em suas dificuldades.
A ação de planejar o ensino é parte fundamental no trabalho do professor. É uma ação que requer tempo e disponibilidade do profissional, visto que é neste momento que o professor define a sua metodologia de trabalho, escolhe os conteúdos, visualiza as condições e os meios adequados para a realização da sua atividade. Segundo Luckesi, o planejamento é um conjunto de ações que são preparadas projetando um determinado objetivo, em ouras palavras é “um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”.
O planejamento é um alicerce fundamental para a construção de uma “educação corajosa, de uma educação que leve o homem a uma nova postura de seu tempo e espaço” FREIRE. Isso porque, afinal, o maior compromisso do processo educativo está na crença de que é possível a mudança social.
O planejamento é indispensável para o êxito de execução de quaisquer práticas dentro da escola. O objetivo do planejamento pedagógico é o de gerir o tempo, as pessoas, os materiais e o espaço. Dessa forma, é possível saber tudo que será colocado em execução e como, ao longo de todo o ano letivo.
Podemos assim dizer também que além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos. A intenção é que a escola construa propostas mais eficientes para cumprir sua missão pedagógica.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.