Buscar

DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL - ASII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso
	DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL -)
	Teste
	AS II
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	0,6 em 0,6 pontos  
	Tempo decorrido
	5 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
· Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	O antropólogo teuto-americano Franz Boas (1858-1942), defensor da corrente denominada histórica, pode-se dizer, esteve entre o difusionismo e o funcionalismo. Contrário a essa explicação evolucionista para a diferenciação das culturas, Boas demonstrou que cada sistema cultural constituiria uma unidade integrada, resultado de um desenvolvimento histórico específico.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
Com isso, determinou a independência dos fenômenos culturais em relação aos condicionantes geográficos e biológicos, vigentes como explicação desde o período formativo da Antropologia.
PORQUE
Para esse autor, o etnocentrismo, que tem ocorrido praticamente em todo o mundo, ajuda a conter a animosidade entre as diversas culturas.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
  a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	
· Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	 Tiveram fundamental importância entre as teorias culturais, a fim de que a Antropologia fosse reconhecida como Ciência, as seguintes áreas, EXCETO:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Relativismo, que trata da difusão dos povos e mostra que a cultura vai evoluindo dos mais atrasados para os mais adiantados e se relaciona à herança biológica.
	
	
	
· Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	 Sobre o funcionalismo, cujo expoente foi Malinowski, assinale a alternativa que NÃO tem relação com a concepção desse autor para compreender a cultura:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
  Definia que os homens evoluíam de primitivos a civilizados e que os europeus deveriam ser considerados povos superiores.
	
	
	
· Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	Considerando que foi o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), profundo admirador da obra de Charles Darwin, quem criou o darwinismo social, em sua busca por aplicar as leis da evolução em todos os níveis da atividade humana, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I    Nesse esforço, a partir do darwinismo social Spencer erigiu uma teoria sobre as raças; estendendo critérios de comparação e diferenciação, utilizados para o estudo de animais, a fim de compreender as diferenças entre os homens.
II    O darwinismo social foi uma teoria que buscou evidenciar a igualdade racial e que a sociedade deveria também lutar pela igualdade e o fim do racismo.
III    Estabelecendo que, tal qual os animais, os homens se subdividiriam em raças e que, aplicando as teses darwinistas, poderiam ser qualificadas como mais ou menos aptas ou, ainda, primitivas ou civilizadas, de modo que estaria anulado o poder de livre arbítrio do homem, uma vez que suas escolhas estariam determinadas pelas características étnico-culturais que teriam herdado de seus antepassados.
IV    Utilizando esses critérios, o cruzamento inter-racial, a miscigenação, levaria à degeneração das espécies, enquanto sua perpetuação seria garantida pela valorização das raças "puras", ou seja, intocadas pela miscigenação.
As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
  V, F, V, V.

Continue navegando