Buscar

Lesões Orais Malignas e Potencialmente Malignas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lesões Orais Malignas e Potencialmente Malignas
Lesões Orais Malignas e Potencialmente Malignas: Percepção de Cirurgiões-Dentistas e Graduandos de Odontologia
Fichamento de comentário
Referência: SILVA, Laura Géssica Dantas ; ALVES, Michel de Lima ; SEVERO, Mara Luana Batista ; MEDEIROS, Wenya Kayse Duarte ; FERREIRA, Almir Miranda ; MIGUEL, M. C. C. ; SILVEIRA, Éricka Janine Dantas da . Lesões Orais Malignas e Potencialmente Malignas: Percepção de Cirurgiões-Dentistas e Graduandos de Odontologia. REVISTA BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA, v. 64, p. 35-43, 2018.
O artigo Câncer Oral- Percepção Graduandos e Dentistas é constituído por 9 páginas, divido
em resumo, introdução, método, amostra, resultados discussão e conclusão. Foi desenvolvido por profissionais da área odontológica, e tem como assunto principal o câncer oral e suas vertentes. Inicialmente, de forma clara, a doença é introduzida e logo vê-se a gravidade do tema por se tratar de um problema de saúde pública, porém, logo mais à frente uma linguagem cientifica é atribuída, podendo gerar dúvidas a leitores leigos quanto as definições biológicas, mas não deixando fugir o entendimento do que está sendo tratado. Os autores enfocam e exemplificam tal problema apresentando dados consistentes a respeito dos casos já manifestados como também as estimativas para os novos. Ainda na parte introdutória, explanam informações extremante úteis a respeito de prognósticos e prevenções atribuindo um caráter informativo aos diversos tipos de leitores, não servindo apenas para estudos acadêmicos direcionados a profissionais e estudantes da área, além disso destaca-se a maneira simples e expositiva no momento dos resultados, no qual, utilizou-se tabelas de fácil entendimento. A pesquisa atenta principalmente para o problema antes mesmo da doença, o seu diagnóstico, o qual em alguns casos relatou-se que até mesmo os cirurgiões dentistas desconheciam a maneira de identificar a patologia. Embora a hipótese não seja encontrada de forma clara no texto, subentende-se que os autores afirmam que existe uma desinformação dos participantes de tal pesquisa, representados por Cirurgiões Dentistas e estudantes no último ano do curso de odontologia, em relação ao tema abordado, uma vez que o objetivo do texto condiz em analisar a percepção dos participantes acerca do diagnóstico e dos fatores de risco das lesões orais malignas e do câncer oral.
A obra é uma ótima leitura para informação sobre o assunto, haja vista que a organização do
texto é clara e consistente, a linguagem não deixa dúvidas ao leitor, exemplificando e
discursando de forma facilmente compreensível ainda que tenha sido escrita de maneira formal. A terminologia apresentada é precisa, pois os autores de forma clara, utilizaram de termos científicos adequados ao tema, não deixando pontos fracos em sua argumentação e produzindo uma conclusão convincente através dos dados expostos nas tabelas. Sendo assim, fica claro que os objetivos propostos pelo artigo são facilmente atingidos.

Continue navegando