Buscar

3- 6º ANO LUTAS BOXE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Escola Municipal Fausto Figueiredo de Oliveira
	
	
	Diretora: Adinéia de Fátima Vieira Santos
	
	
	Vice-diretora: Silvana Aparecida dos Santos Rezende
	
	
	Pedagogo: José Lúcio Botacin
	
	
	Professora: Luíza Nascimento Matozinhos
	
	Ano: 6º
	Componente curricular: Educação Física
	Data: 13/09 À 17/09/2021
	Aluno(a):
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Unidade Temática: Lutas
Tema da Aula: Lutas do Brasil – Boxe 
História do Boxe
 (
https
://pt.vecteezy.com/arte-vetorial/2216050-continuo-uma-linha-desenho-de-dois-homens-jogando-boxe-isolado-no-fundo-branco-profissional-jovem-boxeador-homem-fazendo-alongamento-antes-de-praticar-boxe-estilo-minimalista-vetor-ilustracao
)A história do boxe começou na Inglaterra, entre os séculos 18 e 19. Inicialmente, o esporte era praticado com as mãos descobertas. Nos Jogos Olímpicos, o boxe é praticado desde a edição de 1904, em Saint Louis. Houve apenas uma exceção, em 1912, em Estocolmo, onde esse esporte era proibido. A história do boxe no Brasil começou com alemães e italianos que chegaram ao país no fim do século 19 e início do século 20. As primeiras lutas aconteceram nas docas de Santos e do Rio de Janeiro, entre marinheiros.
A partir da década de 1960, o boxe se popularizou no Brasil, graças às conquistas de Éder Jofre. Maior boxeador brasileiro de todos os tempos, ele foi campeão mundial em 1961 e 1973. Mais tarde, outros pugilistas, como Luis Faustino Pires, Servílio de Oliveira e Adilson “Maguila” Rodrigues também conquistaram resultados expressivos. Já entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000, Acelino “Popó” Freitas foi tetracampeão mundial de boxe. O lutador baiano conquistou três títulos de campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe e um pela Associação Mundial de Boxe.
Regras do Boxe
O boxe tem regras padronizadas. O que caracteriza a luta é a permissão para acertar socos nos adversários somente da cintura para cima. No boxe, os torneios são divididos por categorias, limitadas por peso.
Como é declarado vencedor no Boxe: No boxe, a vitória de um boxeador pode ser declarada por nocaute, nocaute técnico ou por pontos. Um boxeador recebe 10 pontos a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha entre 6 e 9 pontos. 
 A pontuação leva em consideração os números de golpes que atingirem o adversário, domínio da luta, competitividade, superioridade técnica e tática, além de infrações à regra. Ao fim de uma luta, se não tiver acontecido um nocaute, são consideradas as pontuações dadas pelos juízes. O boxeador que for mais pontuado pela maioria dos juízes será o vencedor.
Em lutas profissionais, 3 juízes são responsáveis pela contagem de golpes. Já no boxe olímpico, são 5, sendo que, a partir da Olimpíada de Tóquio, a pontuação de todos eles será considerada. Além do sistema de pontos, há outras formas de definir um vencedor no boxe:
· Nocaute: quando o adversário cai no chão ou se apoia-se nas cordas, o árbitro conta até 10 e esse atleta não consegue se levantar até o término da contagem;
· Provocar a queda do adversário 2 a 3 vezes na lona no mesmo round (o número depende da competição);
· Nocaute técnico: quando um dos pugilistas é golpeado muitas vezes em sequência, e o árbitro considera que ele não consegue suportá-los;
· Se um dos treinadores jogar a toalha ao chão, o que significa a desistência do combate.
O que não vale no boxe:No boxe, os golpes só são considerados pontuáveis se forem acertados de frente ou na lateral da cabeça ou o abdômen do adversário. Golpes nos braços não são pontuáveis;Soco na nuca, agarrar ou golpes abaixo da cintura são infrações. Quando acontecem, o árbitro dá uma advertência ao pugilista. Se voltar a repetir, o pugilista pode ser desqualificado; O pugilista não pode desferir nenhum golpe no adversário enquanto ele estiver no chão; Mordidas também são motivo de advertência e potencial desqualificação.
Duração das lutas de boxe:No boxe profissional, é possível que os organizadores definam quantos rounds haverá uma luta. Em geral, as lutas duram até 12 rounds de 3 minutos cada. Diferentemente do boxe profissional, nos Jogos Olímpicos, a duração das lutas é bem mais curta. A partir da Olimpíada de Tóquio, em 2020, tanto as lutas masculinas quanto femininas terão 3 rounds de 3 minutos.
Ringue:O ringue de boxe tem 7,8 metros quadrados, sendo que a área de luta ocupa 6,1. Ele deve ficar à altura de 1 metro do chão. A distância das cordas laterais é de 30 centímetros e a corda do topo fica a 1,30 metro do chão do ringue, enquanto a primeira fica a 40 centímetros.
Árbitro:As lutas de boxe são conduzidas por um árbitro central, no ringue. Ele é responsável por controlar o cumprimento das regras pelos pugilistas e intervir quando necessário.
Juízes:As lutas de boxe nas Olimpíadas têm 5 juízes. Já os combates do boxe profissional contam com 3 juízes, que são os responsáveis por contar os golpes de cada pugilista e, assim, determinarem o vencedor se não houver um nocaute.
Médico:As lutas de boxe devem ser sempre acompanhadas por um médico, que deve avaliar as condições de casa pugilista, assegurando que os boxeadores têm condições de seguir no combate.
Locutor:O locutor é o responsável por apresentar os pugilistas para o público, assim como o árbitro e os juízes. É ele também quem anuncia o resultado da luta.
Assistentes:É permitido que cada boxeador tenha o auxílio de quatro assistentes. Eles devem ficar atrás do poste, seja no corner vermelho ou azul, e têm a responsabilidade de cuidar dos ferimentos do pugilista, orientá-lo durante a luta e jogar a toalha se acharem que ele não têm condições de continuar na luta. Em inglês, uma expressão comum utilizada para definir esses assistentes é “cutman”.
Categorias do Boxe:As categorias do Boxe, assim como as demais artes marciais, seguem os pesos dos lutadores.Algumas das principais entidades mundiais, como a WBA e a WBC, contam com 17 categorias.Já nas Olimpíadas, o boxe masculino tem 10 categorias, enquanto o boxe feminino é disputado em apenas 3.
Golpes de Boxe:Jab; Direto; Cruzado; Uppercut; Gancho.
O jab é um soco lançado com a mão que está à frente da guarda.
Direto é um soco mais potente lançado com a mão que está atrás da guarda.
O cruzado é um golpe lateral, de curta distância.
Uppercut é um golpe executado de baixo para cima, tendo como alvo preferencial o queixo do adversário.
Gancho é um golpe lançado em arco, lateralmente, com um braço curvado. Pode ser executado com qualquer uma das mãos.
Benefícios do Boxe:Nem todos os praticantes de boxe têm o objetivo de competir. Muitas pessoas, inclusive mulheres, têm recorrido ao esporte pois, os treinamentos de boxe, quando bem orientados, oferecem uma série de benefícios para a saúde.
Entre os principais benefícios proporcionados pelo boxe, podemos destacar:
· Aumento da coordenação motora;
· Alívio de estresse;
· Emagrecimento progressivo;
· Defesa pessoal;
· Melhor composição corporal;
· Aumento da autoestima.
Para tirar o melhor proveito dos treinamentos e movimentos do boxe, é recomendável que os praticantes utilizem os equipamentos adequados. Confira quais são eles logo abaixo!
Equipamentos de Boxe:
· Luvas
· Protetor bucal
· Short ou bermuda
· Capacetes
· Saco de pancada
· Pêra ou Punching Ball
· Teto-solo
· (
https
://br.pinterest.com/leovieira14427/tatuagem-de-luvas-de-boxe/
)Cordas
 (
ATIVIDADES
)
Vamos assistir ao filme “Menina de Ouro”, veja pelo link a seguir:
 https://www.youtube.com/watch?v=g4JxeCYWGvA 
Faça um resumo sobre o filme, refletindo sobre as seguintes questões:
Quais foram os problemas enfrentados pela personagem principal? 
No filme, existe algum preconceito de gênero?
Dê a sua opinião sobre a experiência que ela vivenciou e como ela enfrentou os desafios. 
Se precisar, estou à disposição pelo e-mail:luiza.matozinhos@educação.mg.gov.br
Página 3 de 3

Continue navegando