Buscar

Dever de informar CDC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Código de Defesa do Consumidor Lei 8078 de 11 de setembro de 1990, é um conjunto de normas que visam a proteção e defesa aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações de consumo entre fornecedores e consumidores e as responsabilidades que tem os fornecedores com o consumidor, prevendo prazos e penalidades ao descumprimento destas ordens.
Tal Código visa a relação civil abrangente entre consumidor e fornecedor, tendo em vista que o Código Civil ou outras legislações especificas não abrangem essa seara.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, mais precisamente em seu artigo 2º que descreve que o consumidor é “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. Theodoro ( 2021, p.5) expõem que o Código de Defesa do Consumidor “utilizou o caráter econômico para a conceituação de consumidor, na medida em que leva em consideração o fato de a pessoa adquirir os produtos para a sua utilização pessoal e, não para a utilização comercial”.
Deste modo, criou-se uma proteção ao consumidor, como mecanismo de frear e inibir práticas errôneas a abusadoras na aquisição ou utilização de bens e serviços, como por exemplo, o direito a informação. É dever do fornecedor, proporcionar a devida informação referente a produtos e serviços por ele ofertado, é uma garantia que o consumidor possui de ter o direito de receber tais informações, que em caso negativo acarreta ao fornecedor a não participação no mercado por não cumprir tal dever.
O amparo legal de proteção e do dever de informar permeia todo o Código do Consumidor, ratificando a importância da informação nas relações de consumo para o efetivo esclarecimento do consumidor a fim de que faça uma contratação consciente.
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem; (Redação dada pela Lei no 12.741, de 2012) Vigência.
IV - A proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
O princípio da vinculação da oferta está no artigo 30 do Código, em que o caráter vinculativo da informação, elemento essencial para que o consumidor tenha uma tomada de decisão consciente e correta.
Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fize veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
O dever de informar no âmbito da oferta do produto ou do serviço, a qual deve assegurar informações está expresso no artigo 31 que esclarecer que a oferta e apresentação de produtos deverão ser:
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
O dever da informação é essencial para as boas práticas comerciais entre fornecedor e consumidor, ao qual se destaca o bem estar da social e pessoal, bem como a devida proteção do consumidor, tendo em vista a grade quantidade de produtos que estão em circulação diariamente.
Referências
Código de Defesa do Consumidor. Decreto Presidencial nº 2.181, de 20 de março de 1997, Brasília, DF, 1997. ______. Ministério da Justiça Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm
Theodoro Júnior, Humberto. Direitos do consumidor / Humberto Theodoro Júnior. – 10. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2021.

Outros materiais