Buscar

PROVA CONCEITO E QUALIDADE DE VIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUALIDADE DE VIDA E ENVELHECIMENTO
 
CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA
A Qualidade de Vida (QV) é um assunto relevante no mundo moderno por ser o produto da interação entre as expectativas e realizações de uma pessoa, podendo somente ser descrita e medida em termos individuais, portanto numa análise subjetiva.
Os pesquisadores e estudiosos do assunto trabalham a QV englobando campos distintos como estado físico e habilidades funcionais, estado psicológico e 3 bem-estar, interações sociais, fatores e estados econômicos e/ou vocacionais, estado espiritual e/ou religioso.
Spilker refere ainda que o conceito apresenta três níveis:
(1) avaliação total do bem-estar
(2) domínio global (físico, psicológico, econômico, espiritual e social) 
(3) componentes de cada domínio.
Bley e Nemazza-Licht (1997) afirmam que existem basicamente quatro campos que compõem a Qualidade de Vida, embora algumas vezes haja divergências quanto à terminologia: 
1. Função física e profissional
2. Função psicológica
3. Interação social
4. Sensação somática
Segundo esses autores, esta sensação é proporcionada pela satisfação de condições tanto objetivas (renda, emprego, objetos possuídos, qualidade de habitação) como também as condições subjetivas (segurança, privacidade, reconhecimento, afeto).
Podemos avaliar a Qualidade de Vida, então, sob dois aspectos: objetivo e subjetivo. O aspecto objetivo é possível de ser aferido, através das condições de saúde física, remuneração, habitação, e também, por meio daqueles indicadores observáveis e mensuráveis. Já a subjetividade da qualidade de vida busca os sentimentos humanos, as percepções qualitativas das experiências vividas.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)
Isso já era discutindo desde a idade média segundo relatos.
Inadmissível falar em qualidade do produto sem tocar na qualidade dos ambientes e condições de trabalho, o que seria sobre maneira auxiliado pela democratização das relações sociais nos locais de trabalho.
Qualidade de Vida é a busca contínua da melhoria dos processos de trabalho, os quais precisam ser construídos não só para incorporar as novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e em equipe. No contexto empresarial ela se insere na qualidade organizacional, no repensar contínuo da Empresa.
Finalmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Qualidade de Vida como: (...) a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
O termo “Qualidade de vida” abrange muitos fatores que, em conjunto, oferecem ao ser humano condições de vida consideradas satisfatórias. Fatores como uma boa educação, boas condições de moradia, bons empregos, bom convívio social, bem-estar integral, enfim, fatores que aumentam a expectativa de vida e transformam a sobrevivência em algo prazeroso. Por isso, há uma constante busca das cidades brasileiras em proporcionar aos seus habitantes um lugar melhor para viver, podendo chegar a uma competição pela qualidade de vida.
De certa forma, a qualidade de vida contém a saúde, mas a saúde não contém a qualidade de vida. Em outros termos, quem tem saúde, não implica em qualidade de vida, mas quem tem qualidade de vida, tem saúde.
As pessoas buscam atualmente por personal trainners, e profissionais de nutrição é um forte aliado para uma alimentação balanceada. Importante não fazer dietas malucas baseadas em pequenas calorias, pois podem provocar um efeito contrário no fim da dieta além de prejudicar seu desempenho no dia-a-dia.
E os cuidados com a saúde, vão além da atividade física e nutrição. A função dos governos na promoção da saúde pública também é fundamental. Oferecer condições satisfatórias hospitalares e de saneamento básico são requisitos para garantir um lugar no topo do ranking das cidades brasileiras que apresentam melhor qualidade de vida. Por outro lado, estar em dia com seu cartão de vacinas é papel do cidadão, assim como assegurar a higiene pessoal.
Então se você procura saúde e qualidade de vida, o primeiro passo é a mudança de hábitos, organizar seus horários, procurar profissionais capacitados na área de saúde para mudar seu estilo de vida.
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
De acordo com autor supracitado, essas possíveis alterações levam a um declínio que variam entre os diversos tecidos e funções, como ainda variam também de um indivíduo para outro.
De acordo com autor supracitado, essas possíveis alterações levam a um declínio que variam entre os diversos tecidos e funções, como ainda variam também de um indivíduo para outro.
Pickles et al (1998), considera a população da terceira idade para homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, de acordo com as idades a partir das quais homens e mulheres começam a fazer jus a aposentadoria oficial. 
Segundo a Lei n° 8.842/94 art. 1 e 2, a política nacional do idoso tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade; ainda se considera idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.
Segundo Pickles et al (1998), biologicamente somos seres que percorrem o ciclo da vida, interrompido ou não, mas inevitável, que vai do nascimento até a morte; passando pelas seguintes etapas: concepção, desenvolvimento intrauterino, nascimento, infância, adolescência, maturidade, velhice e morte. 
De acordo Petroianu e Pimenta (1999), a velhice não é apenas a deterioração orgânica, mas o que ocorre são perdas físicas, anunciando ou atestando o surgimento de doenças degenerativas, diminuição de força e vitalidades orgânicas.
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO
De acordo com Zimermann (2000), essas mudanças psicológicas podem resultar em dificuldades de se adaptar a novos papéis, falta de motivação e dificuldades de planejar o futuro, depressão, hipocondria, somatização, paranoia, suicídio, baixa alta 12 imagem e autoestima, necessidade de trabalhar as perdas orgânicas afetivas e sociais.
Zimermann (2000, p. 57), ainda afirma que: assim como as características físicas do envelhecimento, o caráter psicológico também está relacionado com hereditariedade, a história e com atitude de cada indivíduo. Sendo assim indivíduos mais saudáveis e otimistas tem mais condições de adaptarem-se as transformações trazidas pelo envelhecimento. São mais propensas a verem a velhice como um tempo de experiência acumulada, liberdade para assumir novas ocupações.
A pele fica menos elástica por causa da alteração da elastina e ocorre diminuição da espessura de pele e do tecido subcutâneo, levando ao aparecimento das rugas, ocorrendo também alterações nos melanócitos, que são células que dão a cor à pele, que levam a formação de manchas, hiperpigmentadas, marrons e lisa, principalmente na face e dorso da mão.

Continue navegando