Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
MODULO 2 O Currículo em Ação e o Novo Ensino Médio

Pré-visualização | Página 1 de 2

MÓDULO 2: O Currículo em Ação e o Novo Ensino Médio
	Iniciado em
	Thursday, 16 Sep 2021, 19:59
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Thursday, 16 Sep 2021, 20:01
	Tempo empregado
	2 minutos 3 segundos
	Notas
	5,00/5,00
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O mundo tem enfrentado desafios sem precedentes em função da pandemia da COVID-19. Reveja a animação a seguir, que apresenta os impactos da pandemia na vida dos jovens, de acordo com pesquisa realizada pelo CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude): https://www.youtube.com/watch?v=lCjwMvKupR0
Com base na animação, marque a alternativa que aponta demandas desses jovens para que as escolas possam apoiá-los na nova rotina de estudos decorrente da pandemia:
a.
Estabelecer propostas para apoiar os jovens e suas famílias a superar as mudanças drásticas e privações que se impuseram no cotidiano e impactaram suas vidas.
b.
Priorizar atividades que os auxiliem a lidar com suas emoções e promover ações que apresentem estratégias para gestão de tempo e organização dos estudos.
Você identificou que, de acordo com a animação, 60% (6 em 10) dos jovens entrevistados consideram que as escolas devem priorizar atividades que os auxiliem a lidar com suas emoções e que 50% (5 em 10) desses jovens também indicam a necessidade de aprender a gerir seu tempo e a se organizar para que possam estudar nesse novo panorama imposto pela pandemia. Vale destacar como esses jovens estão conscientes de suas necessidades mais urgentes para que as aprendizagens, previstas no currículo, possam ocorrer.
c.
Viabilizar a vacinação dos profissionais das escolas, dos estudantes e de suas famílias, garantindo a saúde de todos e o retorno seguro às aulas.
d.
Priorizar a continuidade das atividades escolares por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma vez que todos têm facilidade de acessá-las.
e.
Promover o reencontro com os amigos para que sejam superadas as dificuldades causadas pelo isolamento social e consequente suspensão das aulas presenciais.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes afirmações:
I) Para favorecer o desenvolvimento de uma formação integral e integrada, o Ensino Médio está organizado em áreas de conhecimento, seja na Formação Geral Básica, seja nos Itinerários Formativos.
II) A organização em áreas de conhecimento implica na exclusão dos componentes tradicionalmente presentes nessa etapa, tendo em vista uma maior integração nas atividades a serem trabalhadas no Ensino Médio.
III) Os Itinerários Formativos visam aprofundar e ampliar as aprendizagens desenvolvidas na Formação Geral Básica, em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.
IV) A indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos permite a liberdade de escolha, pelo estudante, das áreas e dos componentes que ele vai cursar em todo o Ensino Médio.
Assinale a alternativa que indica as afirmações que expressam as mudanças relativas ao Novo Ensino Médio, de acordo com o proposto no Currículo em Ação.
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II, III e IV.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I e III, apenas.
Você identificou que o Novo Ensino Médio proposto no Currículo em Ação, a partir das determinações da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca “responder às constantes transformações sociais e garantir a permanência e qualidade do processo de ensino e aprendizagem das instituições escolares.” (São Paulo, 2020, p.15). Ao indicar que apenas as afirmações I e III estão corretas você reconhece que, embora a constituição de áreas de conhecimento tenha como um de seus focos principais promover maior integração entre os componentes que a formam, tendo em vista uma formação integral do estudante, não significa, como afirmado em II, que os componentes que tradicionalmente compõem o currículo do Ensino Médio deixaram de existir. Além disso, compreende também que, embora a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos se integrem na estruturação do currículo do Ensino Médio, a prerrogativa de escolha do estudante ocorre em relação aos Itinerários Formativos e não dos componentes da Formação Geral Básica, “[...] que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos [construídos na formação geral básica] e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade” (Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, 2018).
e.
I e II, apenas.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Currículo em Ação para o Ensino Médio destaca “[...] a necessária flexibilidade para a adoção de estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia do estudante.” (São Paulo, 2020, p.26).
Considere as seguintes ações:
I) Cuidar para que as ações pedagógicas de gestores e de professores levem em conta os anseios dos estudantes a respeito de suas aprendizagens e suas necessidades.
II) Estimular a formação de diferentes espaços culturais e tecnológicos planejados e geridos pelos estudantes com suporte da equipe escolar.
III) Promover, com os estudantes, discussões sistemáticas sobre processos, instrumentos e estratégias para que acompanhem e avaliem suas próprias aprendizagens e demandas.
IV) Selecionar os estudantes com melhor desempenho para atuarem como representantes dos colegas nas reuniões e conselhos escolares.
Assinale a alternativa que indica as ações que podem ser desenvolvidas na escola de modo a contribuir para desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes.
a.
I e III, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
Ao apontar essas ações como exemplos para o desenvolvimento do protagonismo e autonomia dos estudantes você demonstra identificar a necessidade de se criar uma escola que vivencie uma gestão democrática, que valorize a flexibilização e integração das ações pedagógicas tendo os anseios, as necessidades e as potencialidades dos estudantes como foco do processo educativo, lidando com o presente dos jovens e fortalecendo-os para seu futuro. As ações escolhidas por você indicam que a flexibilidade como princípio de organização curricular enseja o atendimento às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil, fortalecendo sua autonomia no acompanhamento e na tomada de decisões em sua vida escolar e pessoal, estruturantes para o desenvolvimento de seus projetos de vida. Com ações desse tipo há ainda abertura para a criatividade e para o pensamento crítico que permitem novas conexões entre saberes e diversas possibilidades de exploração desses saberes.
d.
I, II, III e IV.
e.
I, III e IV, apenas.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Currículo em Ação sistematiza propostas para o Ensino Médio que já vinham sendo discutidas nacionalmente há algumas décadas. Assista ao vídeo “Currículo para a vida”, da websérie “Nunca me sonharam”, que, de certa maneira, explicita dilemas e desafios que dialogam com as propostas do Currículo em Ação.
De acordo com as discussões apresentadas no vídeo e na proposta do Currículo em Ação para o Ensino Médio, é INCORRETO afirmar que:
a.
Um currículo comprometido com a formação integral precisa superar a fragmentação disciplinar, estabelecendo formas de integração e interação nas áreas e entre elas, dando sentido ao que se aprende.
b.
A formação dos estudantes deve extrapolar o conhecimento acadêmico, desenvolvendo competências que integrem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
c.
O objetivo principal do Ensino Médio é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, prioritariamente por meio do ensino profissionalizante, articulado às atualidades do mundo globalizado e
Página12