Buscar

Sistema Nervoso Central

Prévia do material em texto

Sistema Nervoso Central e Periférico.
introdução
O sistema nervoso central é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.
Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central: medula espinhal e encéfalo.
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
O encéfalo, principal centro de controle, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo.
Cérebro
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. 
O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.  
É a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC. 
Ele pode ser dividido em duas partes, o hemisfério cerebral esquerdo e o direito, que estão conectados pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um espesso feixe de fibras nervosas.
O peso do cérebro, no homem, é de cerca de 1.200 gramas; na mulher, de cerca de 1.050 gramas.
Podemos dividir os hemisférios cerebrais em quatro lobos, que recebem o nome de acordo com o osso do crânio situado acima dele:
→ Lobo frontal – Relacionados com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções;
→ Lobo temporal – Atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a fala, audição e, até mesmo, a escrita;
→ Lobo parietal – Relacionado, entre outras funções, com a percepção de dor, frio, calor e toques;
→ Lobo occipital – Possui relação com o processamento das informações visuais.
Analisando o corte de um cérebro, é possível perceber que a região mais externa é mais escura (substância cinzenta) quando comparada à parte interna (substância branca). A região mais externa, que apresenta espessura que varia de 1 a 4 mm, é denominada de córtex cerebral e abriga os corpos celulares dos neurônio. Já a parte mais interna é rica em feixes de axônios mielinizados, o que garante uma coloração mais clara.
Cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio, pelo controle do tônus muscular, dos movimentos involuntários, e aprendizagem motora. Dependemos do cerebelo para andar, correr, pular, andar de bicicleta, entre outras atividades.
 Tálamo: é uma região de substância cinzenta (núcleos de neurônios) do encéfalo. São duas massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais. O tálamo é um centro de organização cerebral,. A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco cerebral. 
Hipotálamo: Apesar de relativamente pequeno, é uma região encefálica importante na homeostase corporal, isto é, no ajustamento do organismo às variações externas. Por exemplo, é o hipotálamo que controla a temperatura corporal, o apetite e o balanço de água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. O hipotálamo faz também a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas produtoras de hormônios.
Bulbo: é a porção inferior do tronco encefálico juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. 
A forma do bulbo lembra um cone cortado, no qual a substância branca é externa e a cinzenta interna. 
É um órgão condutor de impulsos nervosos. 
Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.
Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico
O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. 
Sistema Nervoso Autônomo
Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.
É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilcolina.
•Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.
•Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
Neurônio: Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por meio de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de seus prolongamentos.
O neurônio é considerado a unidade básica da estrutura tanto do cérebro quanto do sistema nervoso. 
É formado por um corpo celular de onde partem os prolongamentos e que acomoda o núcleo do neurônio; dendritos (prolongamentos numerosos responsáveis por receber os estímulos do ambiente, células epiteliais sensoriais e outros neurônios); e axônio, um prolongamento único condutor dos impulsos nervosos à outras células, como as musculares, glandulares ou mesmo outros neurônios.
Nervos 
Os nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo. Os nervos espinhais são aqueles que se projetam da medula, enquanto os nervos cranianos inervam-se do encéfalo. Existem 31 pares de nervos espinhais e 12 pares de nervos cranianos.
SNC e P.
Estrutura de um neurônio.

Continue navegando