Buscar

Av1 - Curso Livre - A Afetividade nas Relações Com as Crianças

Prévia do material em texto

Av1 - Curso Livre - A Afetividade nas Relações Com as Crianças: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental
1)
Segundo Piaget, o estado psicológico do ser humano chamado afetividade:
Alternativas:
· a)Influencia tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no das interações sociais.
· b)É uma manifestação humana que deixa transparecer como as pessoas encaram e entendem o mundo que as rodeia.
· c)Sua presença se dá apenas no que se refere a sentimentos e emoções ligadas ao afeto e por isso mesmo interfere na autoestima.
· d)A alternativa c é a mais correta porque completa a alternativa a
· e)As alternativas a e b se completam e estão corretas.
Alternativa assinalada
2) O egocentrismo infantil é, inúmeras vezes, confundido com egoísmo, por isso mesmo, é importante distinguir e reconhecer que:
Alternativas:
· a)Na infância, esse egocentrismo se refere à visão que a criança tem da realidade a partir dela mesma e não consegue ainda entender nem compartilhar o ponto de vista do outro.
Alternativa assinalada
· b)O enunciado está errado porque é desde bebê que a criança se coloca como centro de tudo e o egoísmo já se faz presente; não importa o outro, muito menos o que este deseja.
· c)Na infância, o que ocorre é um egocentrismo social que nada tem a ver com o estado de egoísmo que só acontece na fase adulta.
· d)O egocentrismo infantil é uma questão de ordem emocional e não afeta o desenvolvimento cognitivo ou o social da criança até os 7 anos.
· e)Alternativa b e d corretas.
3) Especialistas de diferentes áreas, como a biológica, a da neurociência e da psicologia, consideram que o desenvolvimento humano:
Alternativas:
· a)Depende em maior peso de fatores hereditários, embora aceitem certa influência do meio ambiente em que o ser humano faz suas experiências de vida.
· b)Para ser mais bem compreendido em suas especificidades de evolução deve ser desmembrado em fases desde a concepção até o período da velhice, respeitando-se as características e condições internas de cada um.
· c)Também sofre interferências do meio ambiente em que o indivíduo vive, considerando dentre elas os fatores socioculturais, condições de saúde física e psíquica, da educação familiar, ao longo desse desenvolvimento.
· d)Alternativas b e c estão corretas e se completam.
Alternativa assinalada
· e)Alternativa a e b estão corretas. 
4) A autoridade paterna tem sido negligenciada, segundo depoimentos de vários pesquisadores. No entanto, ela tem se tornado, cada vez mais, de suma importância por que:
Alternativas:
· a)Reflete no desenvolvimento afetivo da criança e na formação de seu caráter moral e de sua personalidade.
· b)Seu enfraquecimento favorece a ausência de limites, adoecimentos físicos e sofrimentos psíquicos na criança, bem como ao amadurecimento de sua individualidade e atitudes relacionais.
· c)Tanto a ausência da autoridade como a presença de um autoritarismo nas relações entre pais e filhos trazem consequências de ordem emocional na criança, muitas vezes irrecuperáveis.
· d)Todas as alternativas corretas.
Alternativa assinalada
· e)Apenas as alternativas  a e b corretas.
5) Timidez, medo, insegurança, cumplicidade, indecisão, deboche, irreverência, impulsividade, ousadia, transgressão às normas, impaciência, ironia são:
Alternativas:
· a)Exemplos de manifestações de muitos meninos e meninas que se encontram na fase da 3ª. infância e que desejam comunicar suas dificuldades internas, buscar        seu autoconhecimento, sua autonomia e fortalecimento de sua autoestima.
· b)Comportamentos de ordem emocional porque a criança, por volta de seus 7/8 anos, apesar de menos infantil, não consegue lidar com a própria crise de autonomia e de confronto com a realidade familiar e escolar que lhe trazem frustrações e desafios.
· c)Alternativas  a e b corretas e se completam.
Alternativa assinalada
· d)Nenhuma correta porque as expressões citadas não aparecem na 3ª. infância, mas na puberdade.
· e)Alternativa b correta.

Continue navegando