Buscar

REQUISITOS PETIÇÃO TRABALHISTA - CLT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL.
	- A reclamação trabalhista é a petição inicial para ingressar com um processo na justiça do trabalho.
	Ela poderá ser apresentada pelos empregados e empregadores ou por intermédio das Procuradorias Regionais da Justiça do Trabalho.
Art. 839 - A reclamação poderá ser apresentada: a) pelos empregados e empregadores, pessoalmente, ou por seus representantes, e pelos sindicatos de classe; b) por intermédio das Procuradorias Regionais da Justiça do Trabalho.
	
- ESCRITA, observará o disposto no §1° do art. 840.
1. Conter a designação do juízo.
2. Qualificação das partes (nome completo, nacionalidade, profissão, estado civil, endereço, bem como documentos de identificação como números de RG, CTPS, CPF, CNPJ).
3. Breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio (causa de pedir).
4. Pedido, o qual deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor.
5. Data e assinatura do reclamante ou de seu representante. 
	Ela deverá ser formulada em duas vias.
Art. 840. § 1o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
Art. 787 - A reclamação escrita deverá ser formulada em 2 (duas) vias e desde logo acompanhada dos documentos em que se fundar.
	
- VERBAL será reduzida a termo, em duas vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no §1° do art. 840. 
§ 2o Se verbal, a reclamação será reduzida a termo, em duas vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no § 1o deste artigo.
	A reclamação trabalhista será distribuída antes de sua redução a termo, e, quando distribuída, o reclamante deverá se apresentar ao cartório ou secretaria para reduzir a termo.
Art. 786 - A reclamação verbal será distribuída antes de sua redução a termo. Parágrafo único - Distribuída a reclamação verbal, o reclamante deverá, salvo motivo de força maior, apresentar-se no prazo de 5 (cinco) dias, ao cartório ou à secretaria, para reduzi-la a termo, sob a pena estabelecida no art. 731.
+ Aplicação subsidiária do CPC nos casos omissos na CLT.
Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.
	Sem as informações suficientes para qualificar a parte contrária, poderá requerer diligências ao juiz (art. 319, § 1º, do CPC).
Art. 319 CPC. § 1º Caso não disponha das informações previstas no inciso II, poderá o autor, na petição inicial, requerer ao juiz diligências necessárias a sua obtenção.

Continue navegando