Buscar

O Consumidor que encontra produto vencido na prateleira ado estabelecimento comercial tem o direito de receber gratuitamente um similar dentro da validade

Prévia do material em texto

O CONSUMIDOR QUE ENCONTRA PRODUTO VENCIDO NA PRATELEIRA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL TEM O DIREITO DE RECEBER GRATUITAMENTE UM ITEM SIMILAR.
Um dos maiores problemas constatados pelo PROCON é a exposição de produtos vencidos nas prateleiras dos estabelecimentos. É certo que o consumidor, ora considerado hipossuficiente, deve ser protegido de situações que possam ocasionar problemas, inclusive de saúde.
Em razão disso, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de alguns estados (Minas Gerais, Paraná, Pará, São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal e outros) realizou acordo com associações do ramo para garantir que o consumidor que se deparar com produtos fora do prazo de validade seja “recompensado” através do recebimento de forma gratuita de um similar (próprio para o consumo).
As empresas que colocarem a saúde dos consumidores em risco serão responsabilizadas, conforme o disposto no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor. 
Em busca de garantir a uniformização da norma que garante ao consumidor o direito de receber um produto em bom estado caso encontre um vencido dentro do estabelecimento, o deputado Fabio Schiochet apresentou o Projeto de Lei 1386/19.
Fique atento as normas vigentes em seu estado. Caso não seja possível resolver o transtorno de forma amigável com o estabelecimento, procure o PROCON mais próximo.

Continue navegando