Buscar

Corrosão Seletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Corrosão Seletiva
A corrosão seletiva é a deterioração que acontece em um ou mais componentes de algumas ligas, enquanto os outros componentes permanecendo intactos, ocorrendo por influência do ambiente a que o material está exposto.
Corrosão Grafítica
Ocorre no ferro fundido cinzento a temperaturas ambientes, no qual o ferro sofre corrosão, é oxidado, e a grafite continua inalterada, se comportando como catodo. Neste tipo de corrosão, a forma e o tamanho do material permanece, enquanto as propriedades mecânicas são alteradas, ocorre geralmente em tubulações de água potável e em bombas centrifugas. 
Uma das causas pode ser a presença de bactérias redutoras de sulfato, pois o acido sulfídrico ou sulfeto formado só atacará a ferrita do ferro fundido. A proteção se faz utilizando inibidores de corrosão ou proteção catódica.
Dezincificação 
Processo corrosivo que ocorre principalmente em latões, ligas de cobre e zinco, principalmente em soluções salinas e mais intensas em meio ácido. Se dá em pequenas áreas de forma alveolar e em grandes áreas de forma uniforme, nota-se um resíduo branco, produto de oxidação do zinco, abaixo disso observa-se o tom avermelhado do cobre.
A dezincificação é observada em latões ou ligas de cobre com teores de zinco elevados, como o zinco é mais redutor, quando de expõe a liga a um eletrólito, ocorre a corrosão do zinco enquanto o cobre permanece metálico. Em dutos, a corrosão seletiva pode ocorrer na região da solda ou em torno da costura, sendo esta maior do que em suas adjacências.
Quando a liga não é muito homogênea a área com maior concentração de zinco irá sofre dezincificação, formando cobre residual, estabelecendo uma pilha galvânica entre o latão e o cobre, sendo 
Cu Cu+2 + 2e área anodica
Zn Zn+2 + 2e
Cu+2 + 2e Cu
2H2O O2 + 2e 2 OH- área catódica

Continue navegando