Buscar

Estudo dirigido geomorfologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo F
1) Porque a termoclastia afeta intensamente a parte superficial dos afloramentos?
Por causa da fragmentação da rocha devido a ação contínua com alta e baixa temperatura, provocando expansão e contração causando fragmentação na superfície da rocha.
2) Qual a diferença entre minerais primários e minerais secundários?
Minerais primários vem do material originário, não altera sua composição e ocorre antes e depois do intemperismo químico, já os minerais secundários é formado ou transformado nas condições o ambiente, pelo intemperismo químico.
3) Qual a diferença entre a formação de dolina para a formação de uma estalactite?
Dolina é uma depressão no solo e é formado pela dissolução química da rocha calcária, já a estalactite são formação rochosas sedimentares que se originam no teto de cavernas.
4) Qual o principal fator para a ocorrência de um relevo cárstico?
Dissolução química(corrosão) das rochas que leva ao aparecimento de uma série de características físicas como cavernas, dolinas, vales seco, vale cego, cones carsticos, rios subterrâneos...
Estudo G
1) Porque regiões tropicais quentes e superúmidas apresentam erosão pluvial pouco intensa?
Porque as chuvas nessas regiões sofrem uma alta taxa de evaporação e grande parte ela também é interceptada pela cobertura vegetal, assim a água não chega ao solo, havendo erosão pluvial pouco intensa.
2) Porque o intemperismo químico predomina durante as estações chuvosas nas regiões tropicais com duas estações?
Porque a maioria dos processos intempéricos de natureza química são hidrolíticos, dependendo da temperatura e precipitação.
3) Qual a diferença entre a formação de yardang´s e a formação de dunas?
A formação dos Yardang´s surge por meio da abrasão, onde a vento que passa pelo afloramento rochoso, carregando grãos de areias que causam o polimento da rocha, já as dunas se formam por meio da deposição das areias que são carregadas pelo vento.
4) Qual a diferença entre a formação de fiords e campo de dunas?
A formação de um fiord ocorre por meio de intensa erosões glaciais, onde o elo “escava” tanto a superfície daquela área que o fundo do vale fica abaixo do nível do mar, já o campo de dunas ocorre por erosão eólica do tipo deposição, onde devido a direção do vento a areia vai se depositando e formando os campos de dunas.
Estudo H
1) Qual o agente responsável pela sialitização? Porque?
O agente responsável é a água, pois é ela que age no processo de hidrólise na qual ocorre a sialitização formando os silicatos de alumínio.
2) Porque formas de relevo de origem glacial predominam nas montanhas altas e regiões polares?
Predominam em montanhas altas e regiões polares devido ao clima desses lugares, por serem locais com baixas temperaturas, favorecem a formação do gelo, que é o agente reponsavel pelo processo que dá origem a relevos glaciais.
3) Qual a diferença entre a formação de morenas e a formação dos fiord?
As morenas são formadas devido a deposição glacial, são morros que se represam, impedem a passagem da água do vale que foi escavado, já na formação dos fiords há uma intensa erosão fluvial, onde o gelo escava a superfície da rocha, removendo e transportando, que o fundo do vale fica abaixo do nível do mar.
4) Qual domínio morfoclimático do Brasil está inserido o estado de Goiás?
Cerrado
Estudo I
1) Porque as erosões laminares removem apenas as partículas superficiais do solo?
Porque a água corre uniformemente pela superfície como um todo, transportando partículas sem formar canais definidos. Escoamento difuso da água da chuva, cujo os filetes de água se movimenta.
2) Entre os movimentos gravitacionais, qual o mais lento?
Rastejamento
3) Qual a participação da chuva nos deslizamentos/escorregamentos?
A água da chuva infiltra nos poros, reduzindo o atrito entre as partículas, deslocando o material pela força da gravidade tornando mais pesado.
4) Qual a diferença entre a planície de inundação e o terraço fluvial?
Planície de inundação é a região onde pelo menos uma vez no ano fica inundado em época de cheia. Já o terraço fluvial é um antigo nível de planície que a frequência de inundação é baixa.
Estudo J
1) Como o balanço morfogenético explica a formação de relevos com superfície aplainada?
Quando há um desequilíbrio as vertentes vão perdendo matéria e vão se abrindo formando um aplainamento do relevo e o rio não consegue transportar essa quantidade de matéria que chega nele.
2) No ciclo geográfico de Davis, qual a diferença entre um relevo jovem e um relevo senil?
Relevo jovem apresenta vale estreito e profundos já o senil são vales abertos e rasos (relevo aplainado)
3) Qual a diferença da evolução da declividade das encostas no modelo davisiano (ciclo geográfico) e no modelo de L. King (recuo paralelo das vertentes)?
Davis diz que a evolução da declividade ocorre através de três processos de evolução: a juventude, maturidade e senilidade. Já o modelo de L. King o processo de erosão ocasiona o recuo das vertentes sem que haja perda de sua declividade ou inclinação.

Outros materiais