Buscar

Equilíbrio Ácido Básico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
PH
SARA PRADO RAMOS
7º PERÍODO
Detalhe os dois principais mecanismos de compensação em resposta às alterações, para manter a normalidade do pH no sangue?
Dentre os principais mecanismos de compensação, encontramos Regulação Respiratória e Regulação Renal, além do sistema tampão.
Se o distúrbio ácido básico evidenciar se como acidose respiratória é preciso aumentar a ventilação pulmonar, usando ventilação mecânica, por exemplo. O uso de bases, como bicarbonato de sódio, é recomendado apenas em acidoses extremamente severas.
Numa alcalose respiratória, especialmente se acompanhada de tetania, é preciso aumentar a quantidade de dióxido de carbono através da inalação de ar exalado (“viciado”), ele é compensado por uma alta excreção renal de H+ e, com isso, reabsorção de bicarbonato renal para o sangue, onde ele tampona o excesso de H+.
Se for acidose metabólica, administra-se bicarbonato, geralmente de sódio, ou lactato de sódio. O lactato será metabolizado pelo fígado em bicarbonato. Desse modo, se o paciente apresenta deficiências hepáticas, não se deve administrar lactatos. No caso de cetoacidose diabética, a administração de insulina é o suficiente para reverter esse quadro, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação). 
Já na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sanguínea e tampona o excesso de bicarbonato. E a alcalose metabólica é compensada por hipoventilação - ou espirometria em circuito fechado (respirar num saco de papel).
No caso de uma alcalose metabólica (exceto nos casos de depleção de potássio), deve ser administrado H+, na forma de ácido clorídrico ou cloreto de amônio. O NH4Cl é metabolizado em HCl pelo fígado. Logo, não se deve utilizar NH4Cl para tratar pacientes com alcaloses metabólicas e deficiências hepáticas.
REFERÊNCIAS:
SILVA, Willian Marcio da. Efeito da acidose metabólica crônica sobre a reatividade da aorta torácica de ratos. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
REZENDE, Luiza Raksa et al. Acidose metabólica em pacientes em hemodiálise: uma revisão. Brazilian Journal of Nephrology, v. 39, p. 305-311, 2017.
RODRIGUES, Camila Ferreira; SILVA, Jannyffer Kelly; ABREU, Ludmilla Navarro de. Alterações laboratoriais: acidose metabólica, plaquetopenia e anemia pós perfusão. 2021.

Continue navegando