Buscar

Flúor: Importância e Cuidados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FLÚOR
O flúor é um dos elementos mais eletronegativos encontrados no solo, na água e no ar, possibilitando então sua interação e reação com outros elementos.
O flúor é um elemento muito eletronegativo o que favorece a sua ligação com outros elementos que apresentam carga positiva, por exemplo, o cálcio, alumínio e sódio.
Devido a afinidade para o cálcio, no organismo humano, os fluoretos estão fundamentalmente associados com os tecidos calcificados/mineralizados como os ossos e os dentes.
FONTES ALIMENTARES
· Água - é a maior fonte de flúor, a fluoretação da água reduz de 20% a 40% a prevalência da cárie em adultos.
·  Chá preto - é feito das  folhas do arbusto Camellia Sinensis, que possuem uma grande concentração de flúor em suas folhas, quando fervidas para o chá, liberam esse mineral.
· Vegetais
·  peixes - sardinha
· cremes dentais e enxaguantes bucais.
· bebidas e fórmulas infantis feitas ou reconstituídas com água fluoretada
DEFICIÊNCIA:
· Formação de cárie: A odontologia evoluiu bastante nos últimos anos e principalmente no século passado e assim surgiram diversos tratamentos para a cárie. O mais conhecido e possivelmente o mais utilizado é o flúor que se mostrou extremamente importante devido a afinidade com os minerais do esmalte dentário,
Como sabemos ela é formada a partir da fermentação dos polissacarídeos que se acumulam nos dentes, então a glicose é sintetizada na ausência de oxigênio, temos então a formação desse produto na seguinte equação:
C6H12O6 + 2 Pi + 2 ATP + 2NAD+ --> 2 Piruvatos + 2NADH+H+ + 2H+ + 4 ATP+ 2 H2O
Com a formação do piruvato, a enzima lactato desidrogenase age o reduzindo para ácido láctico, quando o NADH+ + H+ é oxidado em NAD+.
Em seguida, o ácido láctico reage com a hidroxiapatita (Mas o que seria a hidroxiapatita? É um mineral, que está presente nos ossos e dentes), liberando e aumentando os íons cálcio e fosfato na boca, o que favorece a desmineralização do esmalte do dente. 
E então o flúor age nesse processo todo, reduzindo a solubilidade em ácido do esmalte do dente.
▪ Promove a remineralização das lesões incipientes no esmalte do dente causadas
pela ação das bactérias formadoras de placas.
 Inibição de enzimas bacterianas, limitando a captação de glicose e a produção de
ácido que ataca o esmalte do dente.
Esse efeito do flúor requer exposição frequente do dente a ele ao longo da vida, a fim de atingir e manter a concentração adequada do íon no esmalte e na placa dentária.
E a deficiência de flúor pode causar ainda a osteoporose, pois os ossos irão ficar fracos, por conta da desmineralização. E o flúor usado nas doses recomendadas irá fortalecê-los. 
EXCESSO DE FLÚOR:
Causa a fluorose dentária, o que é isso? É uma patologia que afeta o esmalte do dente e é causada pelo consumo de água excessivamente fluoretada, ou certos alimentos e produtos industrializados. Pode ainda estar associado com a ingestão excessiva de pasta de dente, enxaguante bucal durante a escovação dentária, o que por vezes acontece em crianças, seja por dificuldades no controle  da deglutição, ou de propósito por gostarem do sabor da pasta (Tandy).
Causa também a fluorose óssea, que é a deformação e alteração dos nossos ossos, que causam, osteoporose, osteomalácia (é a mineralização incompleta dos ossos) ou osteopenia (perda gradativa da massa óssea, e com o tempo leva a osteoporose)
Nas crianças, a carência de cálcio pode agravar a fluorose esquelética e provocar a osteoporose. No entanto, uma dieta rica em cálcio pode reduzir os efeitos da exposição ao fluoreto por diminuir a sua absorção. 
Em regiões onde a água apresenta altas concentrações de fluoreto, ou em trabalhadores de indústrias de alumínio ou fertilizantes que se encontram constantemente expostos ao fluoreto, a fluorose esquelética é bastante comum, apresentando uma prevalência de mais de 20% 
Então, a importância de seguir as recomendações nutricionais para o flúor é tão importante, uma vez que tanto em altas como baixas concentrações são prejudiciais. Então manter uma alimentação balanceada é importantíssimo para que o flúor desempenhe suas funções de maneira correta.

Continue navegando