Buscar

1-5 estilo de vida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

52337 . 5 - Unn - Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente - 20212.AB
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Pergunta 1
As políticas sociais são políticas públicas designadas ao bem-estar de uma determinada população, e se dedicam principalmente aos indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica, visando assim também o desenvolvimento econômico. Assim, pode-se afirmar que:
A- As políticas sociais não apresentam influência significativa, quando se analisa um cenário sob a perspectiva do contexto econômico.
B- Existe uma relação inversamente proporcional entre as políticas sociais efetivas e o desenvolvimento econômico
C- As políticas sociais são exclusivamente aplicadas em países com baixo desenvolvimento econômico, não sendo necessárias e países desenvolvidos.
D- Existe uma relação diretamente proporcional entre as políticas sociais efetivas e o desenvolvimento econômico
E- Historicamente as políticas sociais são exclusivamente planejadas e geradas de processos desenvolvidos pelas classes sociais mais altas. 
Pergunta 2
Segundo o Professor Gastão Wagner de Souza Campo, da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, “(...) tanto a cultura quanto a saúde, elas determinam a nossa existência, a forma que somos, o jeito de ser; só que a cultura é produzida às vezes ao longo de séculos, às vezes com muita dificuldade, mas é sempre um produto humano, é coisa de gente, é coisa das pessoas, é coisa nossa”. (Adaptado de CAMPOS, G. W. de S. Sete considerações sobre saúde e cultura. Saúde e Sociedade, v. 11, p. 105-115, 2002.) Assinale a alternativa correta sobre a interação entre os campos da cultura e da saúde:
A- A atenção à saúde deve considerar somente o contexto técnico da equipe profissional e o contexto cultural do usuário para ações integrais e efetivas.
B- A cultura e a saúde devem sempre ser pautadas exclusivamente no grupo majoritário dominante de uma sociedade, pois estes que constituem a maior parte da população.
C- A atenção à saúde deve considerar o contexto técnico e o contexto cultural da equipe profissional bem como o contexto cultural do usuário para ações integrais e efetivas
D- A cultura e a saúde não são dimensões interligadas. São apenas partes de um todo social que pode ser avaliado de maneira separadamente sem prejuízo final das análises.
E- Não se faz necessário tomar como referência a cultura quando se trabalha na saúde, já que ambas são dimensões dissociáveis uma da outra e não fazem parte da integralidade de ação
Pergunta 3
A saúde da família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes”. (https://pensesus.fiocruz.br/saude-da-familia Acesso em 30 de abril de 2020). Com relação à Estratégia da Saúde da Família (ESF), é possível afirmar que:
A- O alto nível de resolutividade em Atenção Primária conseguida com a atuação da ESF auxilia a dissolução das altas demandas hospitalares.
B- A ESF é uma estratégia antiga de atuação do SUS e atualmente não é mais utilizada por causa de sua baixa resolutividade.
C- A ESF é uma política que atende exclusivamente os níveis de atenção intermediários. Quando os usuários necessitam de atendimento ambulatorial especializado.
D- A ESF é uma política que atende exclusivamente os níveis de atenção mais complexos. Quando os usuários necessitam de atendimento hospitalar de alto risco.
E- Não há benefícios significativos em outros níveis de atenção, que não na Básica, no contexto de atuação da ESF
Pergunta 4
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) desempenha papel fundamental na articulação da saúde no Brasil. Perante as diretrizes da Estratégia Saúde da Família é o ACS que faz a mediação entre profissionais da saúde e usuários do SUS. Referente a esse tema, é possível dizer que:
A- O ACS atua na importante vertente do acolhimento, pois é o membro da equipe da Estratégia Saúde da Família que faz parte da comunidade, viabilizando vínculos necessários entre a população e a equipe multiprofissional. 
B- Quando não há ACS contratado numa UBS, este pode ser substituído por funcionários da UBS que estejam devidamente treinados e assim completar a equipe da ESF.
C- Quando não há ACS contratado numa UBS, este pode ser substituído por um enfermeiro da UBS que estejam devidamente treinados e assim completar a equipe da ESF.
D- Não existe limite de usuários a serem atendidos por um único ACS, ou seja, esse profissional atende indiscriminadamente a demanda total de sua UBS.
E- O ACS atua somente na comunicação sobre agendamento de consultas médicas, pois é o membro da equipe da Estratégia Saúde da Família que não tem formação em profissão da área da saúde.
Pergunta 5
No contexto de Vigilância Sanitária: “ a União se limita a expedir normas gerais sobre o sistema nacional de Vigilância Sanitária, definindo-o e coordenando-o em todo o território nacional, os estados têm o poder-dever de coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de Vigilância Sanitária e de saúde do trabalhador, suplementando, nesses setores, a legislação sobre normas gerais expedidas pela União e os Municípios podem, na medida dos interesses locais, suplementar a legislação federal e estadual no tocante à aplicação e execução de ações e serviços de Vigilância Sanitária". (CARVALHO, G. I. de et al. Sistema Único de Saúde: comentários à lei orgânica da saúde; Lei 8.080/90 e 8.142/90. 1995). Sobre esse assunto, é possível afirmar que:
A- Não existe um órgão específico governamental que atue somente pela Vigilância Sanitária. Apenas a esfera municipal de governo atua nessa atividade dentro do sistema de saúde.
B- A Vigilância Sanitária é uma dimensão facultativa do Sistema Único de Saúde, não sendo imprescindível na composição do sistema como um todo.
C- Não existe um órgão específico governamental que atue somente pela Vigilância Sanitária. Cada esfera de governo atua com parte dessa atividade dentro do sistema de saúde.
D- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia presente em todo o território nacional que promove a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
E- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma fundação presente em todo o território nacional que promove a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Continue navegando