Buscar

QUEST CULTIVO DE MANDIOCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina Cult. Plantas Alimentares I
QUESTIONÁRIO CULTIVO DE MANDIOCA: 
1) Como se diferencia a mandioca (brava) da macaxeira (mandioca mansa)? 
A um tempo atrás, antes da ocorrência do melhoramento genético, era possível a identificação da mandioca através do pecíolo arroxeado, atualmente essa forma caiu em desuso e quando não se conhece a cultivar, essa identificação se dá através do teor de ácido cianídrico (HCN) nas raízes da planta, sendo mandioca (brava) quando possuir teores acima de 100 ppm de HCN e mandioca (mansa) quando abaixo de 100 ppm de HCN.
2) Qual a melhor época para plantio em nossa região e escolha da variedade plantio? 
A melhor época de plantio é o início do período chuvoso, o que é de fundamental importância para assegurar uma boa produtividade.
3) Comente sobre adubação e irrigação no cultivo de mandioca. 	
A adubação mineral é realizada mediante recomendação da análise de fertilidade do solo, e a adubação orgânica pode-se aplicar se possível, 15 a 20 toneladas por hectare de esterco de gado, incorporando na área de cultivo antes do plantio. Para irrigação é de suma importância se atentar as fazes de enraizamento das manivas e a tuberização que vão do primeiro ao quinto mês após o plantio. Pois apesar de apresentar boa tolerância à seca falta de água nessas fases traz prejuízos irrecuperáveis na produção da cultura. Portanto, é importante garantir o suprimento adequado de água neste período crítico, ou adotar épocas de plantio que proporcionem esse fornecimento. 
4) Qual quantidade necessária de manivas para plantar um hectare? Quais as características ideais das manivas-sementes? Já ouviu falar no teste da faca? 
Para plantio de um há são necessários entre 5,0 a 6,0 m³ sendo que cada m³ pesa aproximadamente 150 Kg, e pode fornecer de 2.500 a 3.000 manivas de 20cm de comprimento. As manivas-sementes devem ser sadias e fortes, ter idade entre 10 e 14 meses, diâmetro de dois a três centímetros e possuírem cinco a sete gemas perfeitas. O tamanho pode variar de 15 a 20cm, independente da cultivar, e devem ser obtidas do terço médio da planta, eliminando-se as partes mais verdes e as mais lignificadas. Não devem ser aproveitadas manivas de plantas doentes.
5) Quais as pragas e doenças mais importantes da cultura da mandioca e como controla-las? 
Mandarová: É considerado a principal praga da mandioca, o combate deve ser efetuado com inseticidas carbonatos e piretróides, logo após o aparecimento da praga, recomenda-se a aplicação do inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis (DIPEL) na dosagem de 300 a 500 g/ha do produto, o qual atua de forma seletiva, favorecendo o ecossistema a permanecer em equilíbrio. Pode-se ainda utilizar uma solução de Baculovirus erinnys, composta de vírus obtidos de lagartas doentes.
Formiga de roça (cortadeira): Pode ser controlada por meio de iscas formicidas ou aplicação de inseticida diretamente no formigueiro. Recomenda-se utilizar formicidas líquidos durante o inverno e em pó ou granulado, no verão.
 Ácaros: o combate deve ser realizado com Kival, clorobenzilato ou similares, dosagem recomendada pelo fabricante.
Cochonilha: Quando ocorrer ataque severo, deve ser feita a poda das áreas afetadas, eliminar a parte e queimá-la para evitar reinfestações. 
Podridões radiculares: (diversos agentes), antracnose, manchas foliares, ferrugem e cinzas. 
-Podridões das raízes: erradicar as plantas atacadas e suspeitas e queimá-las; se possível realizar rotação de cultura; 1.000Kg/ha de calcário; evitar solos argilosos, rasos e mal drenados; evitar o plantio das variedades mais susceptíveis. 
Outras doenças: seleção de manivas sadias, no plantio; proceder ao tratamento das manivas–sementes; queimar os restos da cultura anterior. 
6) Escolha um produto (farinha, povilho, goma...) e descreve resumidamente fluxograma pós-colheita para processamento da mandioca. 
FARINHA DE MANDIOCA: 
- Após a realização da colheita: 
1. Armazenamento: As raízes são armazenadas fora dos sacos, diretamente no chão impermeável e limpo ou em cima de um estrado.
2. Seleção: Realiza-se a seleção das raízes, retirando aquelas que estejam moles e escurecidas.
3. Primeira lavagem: Processo que impacta na qualidade final do produto, evitando sujeira.
4. Descascamento e segunda lavagem: Depois de descascadas, as raízes são lavadas novamente para garantir que toda sujeira seja eliminada.
5. Ralação: Pode-se realizar manualmente ou com a ajuda de um ralador elétrico.
6. Prensagem: Processo de retirada da água, para diminuir as fermentações que podem alterar o sabor da farinha, além de economizar tempo e combustível durante a operação de torração.
7. Esfarelamento e peneiramento: Processo de destorroação da massa de mandioca. 
8. Escaldamento ou grolagem: Promove a granulação e elimina o ácido cianídrico, através da elevação da temperatura até 90 ºC por 30 minutos.
9. Torração: A massa é torrada à 160 ºC por 45 a 60 minutos.
10. Resfriamento: A farinha já torrada deve ser resfriada para que haja a completa secagem da massa.
11. Peneiramento, Classificação e Embalagem: O peneiramento é feito para separar as farinhas fina, média e grossa. Após a classificação da farinha, há a embalagem em sacos de 1 Kg ou então em sacos de 50 Kg.
7) Como Agrônomo você foi consultado(a) sobre viabilidade financeira do cultivo de mandioca. Recomendaria ou não produção desta cultura? Explique.
Se a área atendesse as exigências (características físicas do solo para o cultivo), sim recomendaria. A mandioca (Manihot esculenta), é uma das principais fontes de carboidrato, possui grande relevância econômica, seus produtos e subprodutos geram emprego e renda na cidade e no campo. O Brasil possui cerca de dois milhões de hectares dessa cultura, e atualmente a demanda por amido tem crescido no mercado nacional, a produção é praticamente consumida no mercado interno, com cerca de 0,3% da produção sendo exportados nos últimos 10 anos. A maioria dos produtores realizam o cultivo com pouca tecnificação, sendo usada como fonte alimentar da família do produtor e também para a criação de animais, sendo tratada pelos produtores como um cultivo de segurança, pois de certa forma se comparado a outros cultivos como o de inhame, possui menos risco financeiro. Em alguns estados a industrialização é basicamente para produção de farinha, sendo necessária a diversificação da produção. Por fim a mandioca possui potencial, e se cultivada de forma técnica seguindo as recomendações, é uma fonte de renda.

Continue navegando

Outros materiais