Buscar

ESTUDO DIRIGIDO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA AV2
 A formação de hábitos alimentares saudáveis inicia-se na primeira infância na oferta de alimentos importantes para o crescimento e desenvolvimento deste público. Sobre a alimentação infantil, assinale a conduta INCORRETA. 
a) Utilizar de brinquedos ou castigo para induzir a criança a comer.
b) Oferecer a alimentação em ambiente calmo e prazeroso. 
c) Permitir que a criança explore os alimentos, textura, cheiro e sabor.
d) Dar bom exemplo e estimular a cooperação de toda a família. 
e) Deixar que a criança regule a quantidade e o ritmo da alimentação. 
A hipertensão arterial sistêmica- HAS é um importante problema de saúde pública geralmente acomete adultos e idosos. A dieta tem um papel importante no controle desta doença. Marque a opção que contribui para o aumento dos níveis da pressão arterial: 
a) Legumes e leite. 
b) Carnes frescas e ovos. 
c) Alimentos em conserva e embutidos. 
d) Biscoito de aveia e frutas; 
e) peixes, folhas verdes e grãos integrais. 
A obesidade é um problema multifatorial e pode acometer pessoas de diversas idades. Sobre o sobrepeso e obesidade é INCORRETO afirmar: 
a) Dentre as estratégias de intervenção no tratamento de pessoas obesas e com sobrepeso estão envolvimento e apoio da família, entrevistas motivacionais e mudança dos hábitos alimentares.
b) A obesidade na infância não é uma condição benigna, quanto mais tempo obesa aumenta a possibilidade de se tornar um adolescente e um adulto obeso. 
c) A prevalência de obesidade é menor em crianças expostas a uma rotina de se alimentar regularmente junto a família, noite de sono adequada e tempo limitado em frente a uma tela. 
d) As famílias são essenciais na adoção de novos hábitos, na escolha de alimentos saudáveis e de atividades de lazer para a criança. 
e) A exigência dos pais é um fator bom para a melhoria da alimentação dos filhos. Pais muito exigentes sobre o controle alimentar ou que impõem uma dieta muito restritiva à criança podem levá-la a se regular e melhorar sua alimentação. 
Cite e explique três fatores que afetam o consumo alimentar e a nutrição do idoso. 
Perda dentária - dificulta o processo de mastigação, fazendo com que a pessoa idosa fique restrita a alimentação com dieta pastosa e líquida;
Dificuldade de deglutição - faz-se necessário o uso de sonda naso ou orogástrica, visto que o paciente não é capaz de deglutir facilmente os alimentos.
Alteração das papilas gustativas - provoca dificuldade em sentir os sabores dos alimentos fazendo com que a pessoa se desmotive a ingerir estes alimentos.
Qual alternativa abaixo apresenta um problema mais frequente na população idosa. 
a) Carência de vitaminas e obesidade 
b) Desnutrição; 
c) Alergia a proteína ao leite de vaca. 
d) Doenças ósseas 
e) intolerância ao glúten 
A gestação é um período de grandes transformações para a mulher. Na assistência a esta mulher, deve-se investigar além de tudo, fatores alimentares de risco para a gestante e o bebê. A ingestão de substâncias de caráter não alimentar é denominada de: 
a) Picamalácia 
b) Pirose 
c) Piquicismo 
d) Priaprismo 
e) Sialorréia 
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, de 2014, alimentos minimamente processados. 
a) são aqueles que estão na base da pirâmide alimentar, composta por cereais, leguminosas e fibras, e devem ser consumidos em pelo menos duas refeições diárias. 
b) são aqueles que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, e não envolvem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. 
c) são a mesma coisa que alimentos in natura, obtidos diretamente de plantas ou de animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. 
d) são produtos derivados diretamente de alimentos, reconhecidos como versões dos alimentos originais, cujo processo visa torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. 
e) são aqueles que sofreram técnicas de manufatura como extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou cozimento. 
São vantagens da nutrição enteral sobre a parenteral, em termos da terapia nutricional, EXCETO 
a) Menor risco de complicações infecciosas; 
b) Estímulo de produção de hormônios gastrointestinais; 
c) Manutenção do trofismo da mucosa intestinal; 
d) Maior chance de complicações metabólicas; 
As possíveis causas de diarreia em pacientes em uso de sonda são: 
a) Contaminação da fórmula, formulação hiperosmolar e estase gástrica. 
b) Contaminação da fórmula, formulação hiperosmolar e velocidade na administração da fórmula. c) Obstrução da sonda, alta oferta hídrica e intolerância á lactose. 
d) Íleo paralítico, obstrução da sonda e contaminação da fórmula. 
A nutrição parenteral (NP), que consiste em uma solução ou emulsão composta de glicídios, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais e eletrólitos, é estéril e apirogênica. A NP é indicada: 
a) Em casos de instabilidade hemodinâmica, permitindo assim uma nutrição mais precoce. 
b) Em distúrbios metabólicos e eletrolíticos graves. 
c) para pacientes nutridos, com baixo risco nutricional, que estejam sob nutrição enteral, como complementação das necessidades calóricas, já que é isenta de riscos. 
d) para pacientes idosos, hospitalizados, em tratamento de infecção, acometidos por anorexia e baixa ingesta por via oral, com trato gastrintestinal funcionante. 
e) Em casos de grandes cirurgias abdominais e trauma grave em que ocorre íleo paralítico. 
Cite o papel do(a) enfermeiro(a) na Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN). 
Acolher, triar, orientar e cuidar conforme as necessidades básicas do paciente e conforme prescrição médica.
SITUAÇÃO PROBLEMA
 
L.B.F., 05 anos (Nascimento: 18/06/2013), branco, sexo masculino, natural de Itaparica-BA. Há cinco meses foi diagnosticado com Intolerância a lactose. Está sendo acompanhado pelo Hospital das Clínicas no ambulatório de doenças intestinais. No momento encontra-se internado para estabilização do quadro. Histórico Familiar: Pai, E.O.V, 27 anos, ensino médio incompleto, natural e residente de Itaparica-BA, desempregado, etilista e tabagista desde os 14 anos. Mãe, S.D.G, 25 anos, ensino médio incompleto, natural e residente de Itaparica-BA, desempregada, etilista e tabagista desde os 16 anos. Estão casados há 08 anos. História médica pregressa: Há pouco mais de 05 meses a genitora relatou a agente comunitária de saúde (ACS) que atende a sua rua que seu filho havia perdido muito peso e estava com diarreia e dores abdominais há mais de 20 dias. ACS levou esta situação à equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) que prontamente solicitou que a genitora trouxesse a criança à unidade. Após um período de análise do caso o médico da ESF deu início ao processo de regulação para um centro de referência. Assim, o paciente foi referenciado ao serviço de gastrenterologia do complexo hospitalar Edgar Santos (HUPES). História médica atual: Atualmente o paciente encontra-se internado na enfermaria pediátrica em tratamento para a diarreia e dor abdominal. Na admissão foi realizado um recordatório de 24 horas. 
Recordatório de 24h realizado momento da admissão hospitalar: 
Refeição Local Preparação Medida caseira Dejejum (6:30) Casa Café com leite e açúcar Pão com queijo e presunto 1 copo pequeno (120ml) 1 unidade de pão 1 fatia de cada Lanche da manhã (09:00) Escola Iogurte de morango Biscoito maria 1 copo pequeno(120ml) 3 unidades Almoço (12:00) Casa Arroz com feijão Carne moída 1 colher sopa rasa 2 colheres de sopa rasa ½ colher de sopa Lanche da tarde (15:00) Casa Pipoca Leite fermentado de uva 1 prato raso 1 caixinha pequena Jantar (18:30) Casa Vitamina de banana com farinha láctea Biscoito maria 1 copo pequeno(120ml) 3 unidades 
Identifique, dentro do recordatório alimentar de 24 horas os alimentos que são in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, segundo classificação do Guia alimentar para população brasileira. 
In natura: banana, arroz, carne moída, feijão.
Minimamente processados: biscoitomaria, farinha láctea, pipoca.
Processados: pão, queijo, leite.
Ultraprocessados: presunto, yogurte de morango, leite fermentado de uva.
Por conta da intolerância a lactose a família terá que excluir um alimento e seus derivados. 
Como enfermeira(o) da unidade de saúde da família que acompanhará o caso, identifique os alimentos que a criança consome que deve ser evitado por conta da doença existente.
Leite e seus derivados(queijos, yogurtes, leite fermentado de uva, farinha láctea)

Continue navegando