Buscar

Plano Emergencial - Atividade 4

Prévia do material em texto

Nome Completo: Bruna dos Santos Mota
	RGM: 20806507
	Instituição: Santana 1
	Data: 19/09/2021
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas. 
Cóssio (2006, p. 31), destacou que compreender a gestão democrática é fundamental, pois significa visualizar uma perspectiva social, na qual os sujeitos possam “participar da formulação e avaliação das políticas educacionais e acompanhar o processo de sua implementação”.
O mesmo autor enfatiza que a gestão democrática deve se basear na construção do espaço público, promover a igualdade de condições, propiciar um ambiente coletivo de trabalho que supere o individualismo e a exclusão da educação, de forma que a articulação global e a produção de conhecimento contribuam para a formação de sujeitos ao longo da vida, e “Fazer com que os alunos tenham expectativas de vida digna, trabalho e exercício da cidadania”.
Dourado (2001, p. 33) acredita que a gestão democrática requer a participação da comunidade no desenvolvimento das ações, o que é uma tarefa complexa, pois deve articular interesses, sentimentos e valores. No entanto, os gerentes devem desenvolver estratégias para motivar e envolver as pessoas. 
Reconhecer que a gestão democrática enfrenta muitos desafios, como gerir de forma sistemática, verdadeira e ativa a participação de várias disciplinas nas atividades escolares faz com que as pessoas percebam que é necessário aumentar a experiência através da colaboração e ajudar as escolas a superar a individualidade neste processo. Deixar de lado a individualidade e aprender o trabalho em equipe, adicionando-se o eu ao nós.
A participação de todas as disciplinas que compõem a comunidade educativa é imprescindível, pois esse processo torna-se reflexivo, dinâmico, ativo e crítico na realidade em que está inserido e visa transformá-la. Mudar a realidade por meio do exercício da democracia torna as pessoas conscientes de seu papel no mundo. Nesse sentido, a escola como instituição precisa investir na gestão do pessoal como instrumento de intervenção na realidade da sociedade e da educação.

Continue navegando