Buscar

LIBIDO PULSOES E SEXUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES COMENTADAS.PROVA 3-LIBIDO PULSOES E SEXUALIDADE
Questão 1. Gabarito B. A libido expressa a pulsão sexual. A libido seria a energia que move o sujeito na direção da obtenção da satisfação/prazer. Nossa motivação está ligada a esta energia, mesmo nas manifestações sublimadas (trabalho, arte).
Questão 2. Gabarito E. Os itens II e IV estão corretos. Estão incorretos os itens I (existe um desenvolvimento psicossexual, mas é errado dizer que suas fases são estanques e bem marcadas, já que variam em relação a cada sujeito) e III ("fixar-se" numa fase do desenvolvimento psicossexual pode sim ter relação com eventos traumáticos vividos em cada fase, o erro está em afirmar que isso ocorre de maneira consciente).
Questão 3. Gabarito B. A frase “a finalidade da libido oral, além da gratificação pulsional, também visa a ‘incorporação’" (Zimerman) relaciona-se à fase oral do desenvolvimento psicossexual. A fase oral junta o prazer pulsional (a sensibilidade da boca e o sentimento de proteção pela mãe) e a incorporação do alimento (que representa a sobrevivência nutritiva e uma interação de absorver o meio externo, a criança começa a perceber sua diferenciação em relação a outras coisas/pessoas).
Questão 4. Gabarito C. O início do processo de simbolização atrelada ao uso da linguagem seria na fase anal, segundo Freud. As vivências provenientes dessa fase e a maior interação com o meio externo possibilitam o aprendizado de algumas “habilidades” tal qual a simbolização, a exemplo das brincadeiras e a aquisição da linguagem. As demais alternativas ou trazem ideias incorretas, ou trazem ideias pertinentes a outras fases (e que não se relacionam diretamente com o assunto "linguagem").
Questão 5. Gabarito A. As três primeiras afirmações estão incorretas. I) A interpretação de associar "rei" a "narcisismo" não traz a essência do Complexo de Édipo. II) Para Freud, o Complexo de Édipo corresponde a uma fase mais tardia (fase fálica) do desenvolvimento psicossexual infantil; a afirmação estaria verdadeira se associasse transtornos desta fase às neuroses (e não às psicoses). III) O Complexo de Édipo, quando bem resolvido, permite a continuidade do processo de desenvolvimento psicossexual rumo à fase genital adulta, caracterizando, no menino, a busca por um objeto de desejo que seja distinto à figura da mãe.
Questão 6. Gabarito D. As afirmações incorretas são III (perversão em Psicanálise seria buscar o prazer "sem freios aos olhos da sociedade"; por exemplo, o fetichismo, o voyeurismo e o sadomasoquismo. À exceção do sadismo, a perversão não tem relação necessária com a ideia atual de perversidade, isto é, de impor crueldade a alguém; mesmo o sadismo pode ser uma "crueldade" controlada, ou seja, voltado para uma determinada experiência sexual e com concordância entre as partes) e V (Segundo Zimerman: diferentes momentos evolutivos deixam impressos no psiquismo aquilo que Freud denominou de pontos de fixação, em direção aos quais eventualmente qualquer sujeito pode fazer um movimento de regressão. Os “pontos de fixação” formariam-se a partir de uma exagerada gratificação ou frustração de uma determinada “zona erógena”. No primeiro caso, o sujeito, diante de angústias insuportáveis, tenta regredir para um tempo e um espaço que lhe foi tão protetor e gratificante; no caso de uma excessiva frustração que foi a determinante do ponto de fixação. Portanto, Zimerman entende que o ponto de fixação não regride apenas por causa de experiências frustrantes e gratificantes do desenvolvimento psicossexual).
Questão 7. Gabarito E. Estão incorretos os itens: I) São as psicoses [e não as neuroses] as organizações psíquicas mais regredidas, ou seja, que dizem respeito aos primeiros anos de vida; II) Neurose, psicose e perversão são as estruturas propostas por Freud; diferente do que diz o item II, não são estanques, uma não exclui a outra; e V) O delírio de perseguição é uma forma de paranoia (que integra as psicoses); no delírio de perseguição, o indivíduo tem a convicção de que está sendo perseguido constantemente, seja como forma de observação, seja com o intuito de matá-lo.
Questão 8. Gabarito A. A questão aborda a diferença entre neurose e perversão. O neurótico tem o recalcamento como ponto central, o que contribui para que seu conflito desejo vs. defesa se evidencie em angústia, tentando atender as demandas do meio externo e do ID. Por exemplo, o neurótico pode se tornar workaholic (viciado em trabalho) porque um desejo sexual recalcado não pode ser satisfeito, daí essa energia precisa ser sublimada (desviada) em excesso de trabalho. Já o perverso não conta com o recalque, sua estrutura não é embasada na proibição repressiva (o perverso realiza seus desejos, sabendo o que quer e sem sentimentos de culpa). Não confundir perversao com crueldade.
Questão 9. Gabarito E. Estão incorretos os itens III (a melancolia não é necessariamente isolamento, nem é um processo que não se relaciona com a vida social do melancólico; pode ser decorrente de dores trazidas pelo comportamento de outras pessoas, pelo menos no universo interpretativo do melancólico) e V (há relações entre luto e melancolia, mas não há uma igualdade plena entre esses dois conceitos; no luto, há um objeto claramente perdido, o que nem sempre se demonstra na melancolia; quando a psicanálise falar em "objeto", entenda o destino da fixação de nosso afeto, não entenda necessariamente como "objeto inanimado").
Questão 10. Gabarito C. Apenas o item II está correto. Item I: neurose, psicose e perversão não são estanques (uma não exclui a outra). Item III: as fases de desenvolvimento psicossexual começam na idade de "bebê", mas não se resumem a essa idade de bebê (desenvolve-se até a puberdade e, depois, continua interferindo na formação psíquica do sujeito adulto); cuidado com as generalizações ("todas as experiências traumáticas são recalcadas"). O recalque mantém a experiência no nível do INCONSCIENTE, bloqueando o acesso ao consciente. Item IV: neurose, psicose e perversão são formações psíquicas bastante distintas (embora mais de uma possam estar presentes no mesmo indivíduo). Item V: não é porque pais sejam neuróticos que os filhos necessariamente serão.

Continue navegando