Buscar

Segundo Peter Druckerg

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Segundo Peter Drucker “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade”. Já para a Associação Americana de Marketing (AMA), “Marketing é a actividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Independentemente da linha adotada – seja a mais simples de Drucker ou a mais ampla da Associação Americana de Marketing, o fato é que existem muitas formas de se comunicar com esses públicos. Essas formas são divididas em tipos de estratégia de marketing, que podem variar em formato, conteúdo, abordagem e, até mesmo, posição dentro do certo contesto.
Desta forma, vamos mostrar os principais tipos de estratégia de marketing, com suas características, ideias e conceitos.
Estratégia de marketing
Estratégia de marketing é um conjunto de acções colocadas em práticas para atingir às suas metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem positiva para a marca.
Vamos falar de 12 tipos de estratégia de marketing. São eles: Digital, de Conteúdo, Inbound, Outbound, de Relacionamento, de Produto, de Guerrilha, Viral, Endomarketing, Social, Pessoal e Humanizado.
Marketing Digital
Marketing Digital: conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet, usando diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
Exemplo: Produção de Conteúdo; Email; Redes Sociais;
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sem promover explicitamente a marca.
Exemplo: Blog; e Books; Vídeos; Redes Sociais.
Inbound Marketing
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Com ele, a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
Outbound Marketing
O Outbound é a estratégia de marketing tradicional. Tem como objectivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos, indo activamente atrás dos clientes.
Marketing de Relacionamento
Marketing de Relacionamento é a reunião das estratégias de construção e disseminação de marca, prospecção, fidelização e criação de autoridade no mercado. Sua meta é ajudar as empresas a conquistar novos clientes e fidelizá-los.
Marketing de Produto
O Marketing de Produto é o segmento que divulga e comercializa o produto propriamente dito para Leads, clientes recorrentes e outros. Essa estratégia de marketing também tem a fundamental responsabilidade de apresentar um novo produto da empresa ao mercado.
O foco é conectar o produto da empresa com as pessoas, encontrando, dessa forma, o público ideal deste produto. Entre algumas funções desse segmento do Marketing estão:
Posicionamento do produto; Criação da mensagem da empresa sobre o produto; Desenvolver o diferencial competitivo do produto; Alinhar as equipe de Vendas e Marketing.
Marketing de Guerrilha
Marketing de Guerrilha é uma estratégia que pode ser adotada quando uma empresa deseja promover produtos e serviços com uma abordagem pouco convencional. É uma táctica alternativa, feita para impressionar e criar uma experiência memorável no consumidor. Às vezes, até mesmo provocar uma reacção, pois mexe com a emoção.
Marketing Viral
Marketing Viral é uma estratégia de marketing que pretende explorar as conexões entre as pessoas, espalhando-se e viralizando.
Endomarketing
O Marketing, como vimos, é a comunicação da empresa com o mercado. Já o Endomarketing é do que a estratégia de marketing para os próprios funcionários da empresa.
Marketing Social
O Marketing Social coloca em prática campanhas cujo objectivo é reduzir ou solucionar problemas sociais.
Marketing Pessoal
Marketing Pessoal é o conjunto de acções que buscam aumentar o valor da sua imagem pessoal. Ou seja, é o marketing da sua marca pessoal, para que as outras pessoas vejam você de forma positiva.
Marketing Humanizado
O Marketing Humanizado, assim como o nome já sugere, busca humanizar os processos e estabelecer conexão com os usuários. Esse tipo de marketing começou a se tornar uma tendência quando as marcas buscaram trazer mais o factor humano aos seus processos, o que foi fortalecido através do Marketing Digital.
Falita marketing de seguidor do mercado

Outros materiais