Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Gerontologia social Gestão do Envelhecimento Fragilizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) Gerontologia social: Gestão do Envelhecimento Fragilizado
1Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) confirmam que a queda da fecundidade contribuiu para as mudanças no perfil etário da população e para que o Brasil tivesse um aumento no número de idosos. Além disso, o aumento da longevidade faz com que surjam novas demandas. Quais demandas podemos destacar? E quais estratégias devem ser adotadas para a garantia da qualidade de vida do idoso no Brasil?
Resposta esperada
*Com o envelhecimento populacional, surgem demandas de origens sociais, econômicas e até mesmo culturais, que exigem um planejamento estratégico do governo e da sociedade em geral, *surgindo novas configurações familiares, inclusive. *É preciso repensar na organização dos serviços de assistência social e de saúde, como novas formas de atendimento e implementação de novos serviços, *como espaços de convivência para atender as necessidades dessa população por exemplo.
2O cuidador é a pessoa que cuida/assiste o idoso que tem capacidade funcional reduzida. Qual é o papel do cuidador e as principais atividades que podem ser desenvolvidas por ele?
Resposta esperada
*Auxiliar o idoso no desenvolvimento de sua atividades diárias, nas tarefas como tomar banho, por exemplo, *mas, além disso, deve respeitar as necessidades e individualidades do idoso, *proporcionando um bem-estar psicológico, espiritual, físico e social.

Continue navegando