Buscar

Flora normal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Flora normal
Microorganismos que habitam a pele e as mucosas de indivíduos sadio, habitam a pele, conjuntiva, cavidade bucal e tratos respiratório, gastrointestinal e urogenital. Pode ser classificada em dois grupos:
1. Flora residente
2. Flora transitória 
Alem disso as bactérias podem ser comensais, oportunistas e simbiontes.
Comensais: Não beneficiam nem danificam o hospedeiro. Sua presença não é essencial a vida. O seu crescimento depende de fatores fisiológicos.
Simbiontes: organismos que geralmente beneficiam o hospedeiro. Tem papel definido na manutenção da saúde. Um ex são as bactérias entéricas da flora intestinal que sintetizam vit K que servem para coagulação sanguínea e ativação de fibroblasto( coagulação) e auxiliam na absorção de nutrientes.
Oportunistas: São membros da flora normal do corpo. A transferência destes organismos de seus “habitat” e introduzidos na corrente sanguinea ou tecidos, pode levar a uma infecção, como a E. coli que quando sai do TGI e entra no trato urinário pode causar infecção. Eles causam doenças quando a resistência do hospedeiro é desequilibrada. 
Microbiota
Conjunto de microrganismos não patogênico, que se encontram em um sítio anatômico em um ser vivo, sem causar beneficio ou prejuízo. Pode ser transitório ou permanente.
Esses microrganismos podem ser bactérias, fungos e parasitas.
Se inicia no momento do nascimento ao passar pelo canal vaginal, e depois em contato com as pessoas no hospital. 
Sem a microbiota seriamos: axenicos com intestino dilatado, criptas pouco profundas de parede delgada, menos linfáticos e menos defesas imunológicas., somos indivíduos holoxenicos.
Sítios estéreis: áreas axenicas como sangue, medula óssea, líquidos peritoneal, pleural e pericárdio, articulações, trato respiratório inferior, trato urinário superior e útero. 
Alem disso é influenciado por vários fatores como idade, hormônios, higiene, indivíduos sexualmente ativos, alimentação, hospitalização e uso de antimicrobiano.
Fatores que controlam e regulam a flora intestinal : acidez gástrica, secreções pancreáticas, mucos, ácidos biliares, peristaltismo e válvula íleo-cecal.
Os benefícios da flora normal se da porque as bactérias patogênicas perdem por competição com as comensais, elas estimulam resposta imune, produz nutrientes, metabolizam alguns produtos como colesterol e ajudam no circuito enterohepático.
Microbiota normal da pele
O organismo predominante é o Staphylococcus epidermidis. O organismo patogênico relacionado é o Staphylococcus aureus (bolha ). A maioria esta localizado no estrato córneo, porém alguns encontram-se nos folículos pilosos. A levedura Candida albicans também é um membro da microbiota normal da pele.
Streptococcus pyogenes – crosta ( irregular) 
Fatores que afetam a microbiota normal da pele é temperatura e umidade, idade do hospedeiro e higiene pessoal.
Microbiota normal do trato respiratório 
A espécie mais importante que coloniza o nariz refere-se ao patógeno S. aureus. A garganta contém uma variedade de estreptococos, como Neisseria e S. epidermidis, os quais ocupam os sítios de adesão da mucosa da faringe, impedindo o crescimento de Streptococcus pyogenes, Neisseria meningitidis e S. aureus.
Estreptococos do grupo viridans correspondem a cerca de metade das bactérias encontradas na cavidade oral. Streptococcus mutans são responsáveis pela cárie dental e, em casos mais graves, pela endocardite bacteriana aguda.
Cavidade bucal
Esofago: fungos- leveduras e bactérias a flora orofaríngea transitória.
Microbiota normal do trato intestinal
O estômago contém poucos organismos devido a seu baixo pH e a suas enzimas, são elas as bactérias lactobacillus, Streptococcus spp,acloridricos ( bacilos gram positivos) e fungos as leveduras. O intestino delgado contém pequeno número de estreptococos, lactobacilos e leveduras, particularmente C. albicans. Grandes números destes organismos são encontrados no íleo terminal. 
O cólon corresponde à principal localização das bactérias do corpo. Os dois membros mais importantes da microbiota do cólon que causam doenças são Bacteroides fragilis anaeróbicos e Escherichia coli facultativas.
Intestino grosso: bifidobacerium importante para a homeostase. Enterobaccterr , lactobacilus, cândida. 
Escherichia coli corresponde à principal causa de infecções do trato urinário, enquanto Bacteroides fragilis é causa de peritonite associada à perfuração da parede intestinal por trauma, apendicite ou diverticulite. 
Microbiota normal do trato genitourinário
O trato urinário superior é uma região estéril e não deve conter bactérias
A microbiota vaginal contém principalmente espécies de Lactobacillus. Estes, são responsáveis pela produção do ácido que mantém baixo o pH da vagina e podem impedir o crescimento de C. albicans. 
A Gardnerella faz parte da flora normal de 20 a 80% das mulheres com vida sexual ativa. Quando, por um desequilíbrio dessa flora, ocorre um predomínio dessa bactéria, tendo, assim, um quadro de vaginose bacteriana. A vaginose por Garnerella pode não apresentar manifestações clínicas (sinas e sintomas). Quando ocorrem, estas manifestações caracterizam-se por um corrimento homogêneo amarelado ou acinzentado, com bolhas esparsas em sua superfície e com um odor ativo desagradável
Recomposição da flora normal
-Pré-biótico: substâncias que regulam o pH do trato gastrointestinal. Ocorrem naturalmente no trigo, chicória, alho, aspargo, cebola e outros vegetais.
Pró-biótico: colonizam e permitem que outras bactérias ocupem. Exs.: Lactobacilos, bigidobactérias, estreptococos láticos, Sacchatomyces boulardi. 
Melhoram a digestão do leite
▪ Diminuem os níveis de colesterol
▪ Estimulam o Sistema Imunológico
▪ Previnem infecções como rotavírus
Simbióticos : Pre + probióticos, os benefícios são promover a sobrevivência os probióticos no IG 
O desequilíbrio da flora normal pode ocasionar 
Endocardite bacteriana, diarreia intra-hospitalar, sinusite, otite média aguda, abscessos cerebrais, pneumonia aspirativa, infecção do canal do parto e do recém-nascido, infecção do trato urinário, cáries, etc.

Continue navegando