Buscar

RELATÓRIOPRÁTICASEAD_TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS - aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA __01__
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS – aula 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:Morganna Perazzo Leite Neves dos Anjos
	MATRÍCULA:01261116
	CURSO:Farmacia
	POLO:Campina Grande 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado).
		TEMA DE AULA: PRODUÇÃO DE BARRA DE CEREAIS 
RELATÓRIO:
2. Listar os ingredientes utilizados, sua função, e explicar a função das barras de cereais na alimentação moderna.
As barras de cereais são produzidas basicamente com flocos de aveia, flocos de arroz, granola, flocos de milho e trigo. É comum também acrescentar algumas frutas como morango, banana, ameixa e uva passa, além de uma variedade bem extensa de outras frutas desidratadas mas não tão comuns. Outros componentes utilizados são o xarope de glicose e a gordura vegetal. 
A aveia é um dos cereais que possuem o maior teor proteico, lipídico e de fibra alimentar, além de uma boa fonte de minerais como: manganês, magnésio e ferro. A granola tem alto teor nutritivo devido a quantidades elevadas de fibra alimentar, vitaminas e minerais, além de carboidratos e ácidos graxos. O floco de arroz é um alimento bastante energético por apresentar alto teor de carboidratos, com a vantagem de conter baixa quantidade de gorduras. 
O xarope de glicose é utilizado com a função de adoçar o produto e diminuir a atividadede agua das frutas promovendo maior rigidez ao produto.
A gordura hidrogenada confere sabor e textura ao produto.
O crescente aumento da procura por barras de cereais na alimentação moderna se deve ao fato de ser um alimento nutritivo, com alto teor de fibras e pouco teor de gordura, pois atualmente a preocupação com a alimentação saudável vem crescendo substancialmente além de ser um alimento prático e gostoso.
3. Falar sobre outros ingredientes que podem ser utilizados nas barras de cereais, complementando seu valor nutricional.
		A quinoa apresenta um excelente valor nutritivo pois alem de ser rica em proteína de qualidade possui alto valor biológico e é muito bem aproveitada pelo organismo devido ao fato de apresentar todos os aminoácidos essenciais ao organismo. A soja e seus subprodutos também conferem alto poder nutritivo, pois atuam de forma preventiva no combate a doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. Outros ingredientes que podem ser utilizados para aumentar o valor nutricional das barras de cereais são: Linhaça, Nozes, Ameixa , Damascos secos , Banana e Gergelim. 
 
		TEMA DE AULA: PRODUÇÃO DE GELÉIA 
RELATÓRIO:
2. Listar os ingredientes utilizados e a função de cada um deles para produção da geléia.
Os ingredientes utilizados na aula foram: açúcar refinado, suco de maracujá, pectina obtida da casca do maracujá. Foi utilizado uma colher de etanol e um pouco do suco da polpa para ver o teor de pectina e observou-se que era necessário obter mais pectina da casca do maracujá. 
A polpa serve para dar sabor e o açúcar junto com a pectina formam o gel. Essa mistura foi levada ao fogo brando ate obter-se a consistência desejada.
3. Definir a pectina, fontes de obtenção e a sua função na formação da geléia.
		A pectina é um polissacarídeo com alto poder geleificante que combinada com o açúcar agem como espessante e emulsificante.
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando