Buscar

Como é feita a escolha ótima do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como é feita a escolha ótima do consumidor?
Limitado pelas combinações possíveis de bens que pode adquirir sem ultrapassar o seu orçamento, o consumidor buscar construir uma cesta de bens que venha Lhe proporcionar o máximo de satisfação. O que pode ser representando graficamente pela combinação entre curva de indiferença e linha de restrição orçamentária do consumidor.
�
Restrição orçamentária
x
y
20
10
A restrição orçamentária limita o poder de aquisição do consumidor. Ele não pode consumir nada além da linha, pois esta fora de seu orçamento.
Assim:
Temos dois produtos Y e X, vemos que se comprar 20 unidades do produto Y o consumidor não compra nem uma do produto X, da mesma forma se comprar 10 unidades de X ele não comprar nem uma do Y, entre esses dois extremos estão todas as combinações dos dois produtos dentro da restrição orçamentária desse consumidor.
X
y
Curva de indiferença
A curva de indiferença representa as combinações de bens que dão igual satisfação ao consumidor, o consumidor e indiferente a qualquer combinação de bens dentro dessa curva. Dessa forma os pontos A e B são igualmente satisfatórios para o consumidor.
x
y
20
10
Ao combinarmos a curva de indiferença do consumidor com sua linha de restrição orçamentária temos a escolha ótima do consumidor, que ocorre onde o ponto mais alto da curva de indiferença toca a linha de restrição orçamentária, assim o ponto C em que o consumidor adquire 10 unidades do produto Y e 05 unidades do produto X é a escolha ótima do consumidor.
10
 05
 .C
Escolha ótima do consumidor
 .A
 . B

Outros materiais