Buscar

Exercícios Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O futebol surgiu de maneira oficial no ano de 1863, quando foi criada The English Football Association, primeira entidade reguladora da modalidade. Assinale a alternativa que está correta em relação à criação do futebol.
C.O futebol surge como uma evolução de práticas corporais com bolas e que eram jogadas com os pés.
2. A popularização do futebol ocorreu de forma muito rápida. Em poucas décadas, a partir de sua criação, ele já havia chegado a diversos continentes. Assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual esse esporte expandiu seu número de praticantes em poucos anos após a sua origem.
B. O futebol expandiu-se rapidamente devido à prática em diversos colégios, à migração de ingleses para outros países e à ação colonizadora da Inglaterra em outros territórios.
3. Há duas versões que apresentam a origem do futsal: uma relatada em São Paulo e a outra em Montevidéu, no Uruguai. Apesar de as versões datarem de períodos distintos, ambas apresentam razões para prática muito parecidas. Analise as alternativas e assinale a correta em relação à origem do futsal.
A. Tanto a versão uruguaia quanto a brasileira apresentam como motivo da origem do futsal a falta de espaços para a prática do futebol, fazendo com que os jogadores da última modalidade adaptassem a prática a locais menores, como ginásios.
4. O futebol pode manifestar-se em diferentes dimensões de acordo com os locais de manifestação e os objetivos que propõe aos praticantes.  Entre as diferentes dimensões do esporte, analise as situações a seguir e assinale aquela que apresenta uma manifestação do futebol de participação.
B. Um grupo de amigos praticando o futebol à beira da praia, como forma de ocupar o tempo livre em uma atividade prazerosa e de convívio social.
5. É possível identificar que o futebol e o futsal sofreram importantes modificações ao longo dos anos. Por exemplo, os primeiros jogos com bolas utilizando os pés eram realizados em rituais de tribos da Antiguidade após vencerem combates, passando por práticas de eventos sociais até chegar à modalidade tal qual a conhecemos. Considerando as diversas formas de jogar futebol, analise as alternativas e assinale a que se apresenta de forma correta.
B. Dependendo da cultura partilhada pelos praticantes, o futebol pode ter diversas formas de ser jogado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. O futebol apresenta algumas regras que o diferenciam das demais modalidades esportivas. Em relação aos seus aspectos regulamentares, observe as assertivas a seguir:
I – No futebol, cada equipe inicia os jogos com 11 jogadores titulares.
II – No futebol, os arremessos laterais são cobrados com as mãos.
III – No futebol, são permitidas 3 substituições durante o tempo regulamentar.
Agora, assinale a alternativa correta.
A. As afirmativas I, II e III estão corretas.
2. O futebol e o futsal são práticas corporais bastante parecidas. Isso pode ser explicado pois o futsal se origina da prática do futebol. No entanto, algumas diferenças são visíveis, principalmente quanto às regras dessas duas modalidades. Observe e relacione as colunas a seguir, de acordo com as regras formais de ambas as modalidades.
(1) Futebol
(2) Futsal
(3) Comum ao futebol e ao futsal
(   ) Em jogos sem prorrogação, a partida possui um tempo total de 40 minutos, divididos em dois tempos de igual duração.
(   )  Há um limite quanto ao número de substituições permitidas.
(   )  Os gols não podem ser realizados com as mãos.
(   ) Os acontecimentos dos jogos, como gols e cartões amarelos e vermelhos, são registrados em súmula.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
A. 2, 1, 3 e 3.
3. Durante uma partida de futebol, o jogador de uma equipe, de forma imprudente, tenta fazer a contenção de seu adversário, realizando uma carga que apresenta considerável risco à integridade física do atleta. Nesse caso, o árbitro da partida deve:
C. marcar um tiro livre direto, aplicar o cartão amarelo ao jogador que cometeu a falta e registrar o ocorrido em súmula.
4. A arbitragem desempenha um papel fundamental no futebol e no futsal. Observe as seguintes afirmativas referentes à arbitragem nessas duas modalidades e assinale V, verdadeiro, para as afirmativas corretas, e F, falso, para as afirmativas incorretas.
I – (   ) A utilização do árbitro assistente de vídeo, ou Video Assistant Referre (VAR), substituiu a necessidade de os árbitros em campo acompanharem as jogadas.
II – (   ) No futebol, o cronometrista tem a função principal de acionar e parar o cronômetro, conforme a bola se encontre, respectivamente, em jogo ou fora de jogo.
III – (   ) No futebol, o árbitro principal, auxiliado pelos demais árbitros, é quem tem o poder de decisão sobre as medidas a serem tomadas.  
IV – (   )  No futsal, os árbitros auxiliares devem se deslocar nas laterais da quadra e sinalizar com bandeiras os lances da partida, a fim de auxiliarem o árbitro principal na tomada de decisões.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
D. F, F, V e F.
5. O exercício da arbitragem requer que os árbitros adotem posturas condizentes com a sua profissão. Observe as afirmativas a seguir e assinale aquela que se apresenta de maneira correta em relação à prática da arbitragem.
D. Os árbitros devem sempre buscar a plena condição física, para poderem acompanhar os jogadores de forma próxima durante as partidas.

Outros materiais