Buscar

atividade futsal 1 analise de desempenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Após refletir de acordo com as possibilidades de sua instituição (clube ,escola ou projeto social)como poderia ser inicializado ou potencializado um Departamento de Análise de Desempenho,descreva detalhadamente este processo(em formato livre).
- Profissionais ,Equipamentos,Tecnologia ,Possibilidades de evolução.
Com o crescimento do uso da tecnologia no esporte, a análise de desempenho no futsal surge como uma estratégia para avaliar jogadores, a dinâmica do time e até a do adversário. Quem faz esse trabalho é o analista de desempenho, que interpreta essas informações obtidas.
	No clube em que atuo o Departamento de Análise de Desempenho,já analisa alguns desses tópicos , o que poderia ser melhorado ou implantado Análise de Desempenho no Futsal trata-se do registro de dados de uma partida através de software onde a comissão técnica pode observar os números e também o local da quadra onde ocorrem as ações.
Entre estas ações estão passes certos e errados, finalizações defendidas, gols marcados e sofridos entre outras que venham a ser determinadas pelo treinador.
Podendo assim avaliar individualmente os atletas, bem como a equipe nos aspectos qualitativos e quantitativos, fazendo correções e ajustes necessários para a melhoria dos mesmos nos jogos e treinamentos.
Dentre desta analise o Departamento de Análise de Desempenho deveria criar um conteúdo programático,para analisar os dados coletados e registrados pelo software e destacar os pontos forte e os pontos fracos,analisando o que esta bom e o que precisamos melhorar.E assim registrar o rendimento de cada atleta individualmente assim como da equipe técnica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Método e procedimento
Análise de mercado e montagem de elenco
Análise da própria equipe;
Controle Individual e da Equipe
Análise do adversário
Scout
Relatório de Atividades
Como a análise de desempenho deverá ser estruturada?
A princípio, quando se iniciou o trabalho de análise de desempenho no futebol profissional não havia, necessariamente, um departamento para ela em cada clube. Ela era vista como algo a mais para as comissões técnicas. No entanto, com o passar dos anos, foi identificada a necessidade de estruturar um setor para essa nova área do futsal. Com isso, iniciou-se a formação de Departamentos de Inteligência ou Departamentos de Análise de Desempenho.
Para uma área tão nova (uma das últimas a entrar no meio do futsal), ter um departamento é um salto incrível. Contudo, essa área não ficou limitada somente à análise da sua equipe e do adversário. Assim, ela cresceu e, atualmente, conta com outros campos que interagem entre si e agregam conhecimento para maior assertividade das ações.
No clube em que atuou dentro deste conteúdo programático eu tiraria alguns desses tópicos e utilizaria o que mais agregaria a meu clube,como relatório de atividades ,análise do adversário e análise de mercado e montagem de elenco pois trabalho com crianças e adolescentes .Os analistas de desempenho trabalham junto com a comissão técnica sua principal função é realizar a análise técnico-tática da própria equipe e do adversário, detectando padrões de movimentos em todas as fases do jogo. Além disso, também ajudam na construção dos treinos, fazem as filmagens dos jogos, análise direta e indireta, edição dos vídeos e transmitem as informações dos jogos e treinos para a comissão e jogadores. Normalmente há de 2 a 4 analistas trabalhando nesse setor.
Como é a estrutura no meu clube?
O departamento de análise de desempenho conta com três profissionais, além de mim. Procuramos trabalhar em duas frentes, ao mesmo tempo que abastecemos o treinador e a comissão, de informações, para que eles possam tomar as melhores decisões, buscamos também produzir de forma institucional, alimentando bancos de dados, respaldando decisões e deixando um legado para o clube.Contamos exclusivamente com dois analistas, que se alternam, para adversário e um analista responsável por atender todas as demandas referentes a treinos e jogos.
Como funciona a análise dos adversários?
Basicamente procuramos analisar de forma coletiva e individual, identificando os padrões de comportamento da equipe adversária em cada momento do jogo, e produzindo informações extremamente detalhadas em formato de relatórios e vídeos tanto para comissão técnica quanto para os atletas.A ideia é que no primeiro dia após o último jogo, a comissão já tenha em mãos esses relatórios e todas as informações referentes ao próximo adversário para poder traçar as estratégias e trabalhar a equipe durante os treinos.
E a análise?
Temos um analista responsável exclusivamente para atender às demandas referentes ao time. Cobrimos de forma integral todos os processos que envolvem o jogo como por exemplo os treinos, onde analisamos todos os dias em conjunto com a comissão técnica se os conteúdos trabalhados foram assimilados pelos jogadores, e a partir disso também em conjunto com a comissão, damos Feedbacks individuais, setoriais e coletivos aos atletas.
Durante os jogos conseguimos, através de softwares, analisar a equipe em tempo real passando informações e imagens ao vivo para o banco de reservas e para o vestiário, no intervalo do jogo.
Após as partidas analisamos novamente e produzimos uma série de relatórios com informações quantitativas e qualitativas de aspectos coletivos e individuais, para debatermos, durante a semana, em conjunto com a comissão e a coordenação técnica.
Em relação ao gol, analisamos todos os momentos dos adversários, e a bola parada é um deles. Então foi detectado um padrão de marcação nos escanteios, que era prioritariamente individual.
Em qualquer tipo de marcação existem pontos positivos e pontos que podem ser explorados. E em relação à marcação individual, na maioria das vezes conseguimos induzir o adversário a ir para o lugar que a gente quer. Nós possuímos um acervo muito grande com jogadas e situações interessantes de equipes do mundo inteiro. Estamos sempre atentos a tudo que acontece. Detectamos dentro desse acervo, uma jogada que poderia encaixar e sugerimos à comissão técnica. A comissão se interessou, achou que poderia dar certo. Passamos aos jogadores, treinamos e felizmente eles executaram no jogo de forma perfeita.
Importante falar que essa interação entre análise e comissão é uma prática comum. Outro exemplo, dentro do mesmo jogo, é que detectamos que o adversario jogava com os dois laterais projetados e existia a possibilidade de explorar as costas deles no momento em que roubássemos a bola, isso foi passado para comissão, para os jogadores, treinamos e conseguimos explorar isso durante a partida. Foi uma situação legal para as pessoas saberem que o gol surgiu de todo um processo que envolve muitas mãos; a análise, o staff, a comissão, os jogadores.

Continue navegando