Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
É o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. Atua também controlando o PH sanguíneo, filtrando e aquecendo o ar inspirado, contém receptores do olfato e emite sons. 
· RESPIRAÇÃO
· VENTILAÇÃO PULMONAR: Processo mecânico que move o ar do interior ao exterior dos pulmões.
· RESPIRAÇÃO PULMONAR: Troca de gases entre o pulmão e o sangue.
· RESPIRAÇÃO TECIDUAL: Troca de gases entre o sangue e as células.
· COMPONENTES 
· CAVIDADES NASAIS: São dois condutos paralelos revestidos de mucosa, separados por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe.
No interior das cavidades nasais, existem pelos que atuam como filtro de ar, retendo impurezas e germes, garantindo que o ar chegue limpo aos pulmões.
A membrana que reveste as cavidades nasais contém células produtoras de muco que umidifica o ar. É rica em vasos sanguíneos que aquecem o ar que entra no nariz.
· FARINGE: É um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório.
Em sua extremidade superior se comunica com as cavidades nasais e com a boca, na extremidade inferior se comunica com a laringe e o esôfago. Suas paredes são musculosas e revestidas de mucosa. É dividida em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. 
· LARINGE: Laringe é o órgão que liga a faringe à traquéia. Na parte superior da laringe, está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição. A laringe é também o órgão principal da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.
· Glote 
ESTRUTURAS QUE ESTÃO ENVOLVIDA NA FALA
· Prega vocal
· Prega vestibularA BIFUCAÇÃO DA TRAQUEIA É CHAMADA DE CARINA
· TRAQUÉIA: É um tubo situado abaixo da laringe, formado por quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantém aberta. É revestida por uma membrana mucosa, e nela o ar é aquecido, umidificado e filtrado. Ela também possui células ciliadas, se estende desde a laringe até a 6° vertebra torácica.
· BRÔNQUIOS: São duas ramificações da traqueia formadas também por anéis cartilaginosos. Cada brônquio penetra em um dos pulmões e divide-se em diversos ramos menores, que se distribuem por todo o órgão formando os bronquíolos. Cada brônquio se ramifica subdividindo-se várias vezes, formando a árvore brônquica.SÃO CILÍNDRICOS 
· BRONQUÍOLO: É a menor e mais simples ramificação do brônquio. Não possuem cartilagem e são formadas por fibras musculares lisas que conseguem regular a entrada e saída de ar. A última parte é chamada de bronquíolo terminal.
· ALVÉOLOS: São bolsas de ar, formadas por um fino epitélio que faz contato com os capilares sanguíneos.
· PULMÃO: O sistema respiratório é composto por dois pulmões, órgãos esponjosos, situados na caixa torácica o seu ápice é em formato de cone. Cada pulmão é envolvido por uma membrana dupla, chamada pleura, ela é importante na mecânica pulmonar e serve para protegê-los. FISSURA OBLÍQUA SEPARA EM LOBOS SUPERIOR E INFERIOR 
FISSURA HORIZONTAL PRESENTE APENAS NO DIREITO, DELIMITA O LOBO MÉDIO
· FACE COSTAL (FACE LATERAL) O PULMÃO ESQUERDO POSSUI UMA CAVIDADE CHAMADA DE IMPRESSÃO CARDÍACA
FACES DO PULMÃO
· FACE DIAFRAGMÁTICA (FACE INFERIOR)
· FACE MEDIASTÍNICA (FACE MEDIAL)CAMADA EXTERNA DA PLEURA É CHAMADA DE PLEURA PARIETAL
CAMADA INTERNA DA PLEURA É CHAMADA DE PLEURA VISCERAL 
ENTRE AS PLEURAS EXISTE UM CAVIDADE CHAMADA DE CAVIDADE PLEURAL, NESSE ESPAÇO CONTÉM UM LÍQUIDO QUE LIBERADO PELA MESMA. ELE SERVE PARA DIMINUIR O ATRITO EM AS DUAS PLEURAS 
· DIAFRAGMA: É um músculo estriado esquelético fundamental na respiração, pois quando ele contrai ele se rebaixa criando a pressão necessária para que haja a entrada de ar.CADA ALVÉOLO RECEBE RAMIFICAÇÕES DE UM BRONQUÍOLO. NOS ALVÉOLOS REALIZAM-SE AS TROCAS GASOSAS, DENOMINADA HEMATOSE, ENTRE O AMBIENTE (O AR) E O ORGANISMO (ATRAVÉS DO SANGUE), GRAÇAS ÀS MEMBRANAS MUITO FINAS QUE OS REVESTEM E ABRIGA INÚMEROS VASOS SANGUÍNEOS BEM FINOS, OS CAPILARES.
INSPIRAÇÃO: ENTRADA DE AR NOS PULMÕES, A BASE DELE FICA HORIZONTAL
EXPIRAÇÃO: SAÍDA DE AR DOS PULMÕES, A BASE DELE FICA OBLÍQUA
· MECÂNICA RESPIRATÓRIA 
Quando o diafragma contrai leva consigo os pulmões e a pressão
nos pulmões se torna menor do que a pressão na atmosfera, e o 
ar é sugado do meio de maior pressão para o de menor pressão.NA RESPIRAÇÃO OFEGANTE HÁ PARTICIPAÇÃO DE MÚSCULOS ALÉM DO DIAFRAGMA
· MÚSCULOS ACESSÓRIOS
· INTERCOSTAIS EXTERNOS 
· SERRÁTEIS ANTERIORES 
· ESCALENOS 
· ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEOS OS MÚSCULOS QUE AJUDAM A ESPELIR O AR DOS PULMÓES SÃO:
ABDOMINAIS 
INTERCOSTAIS INTERNOS 
· HEMATOSE
Troca de CO2 para O2. Para que haja a troca é necessário ultrapassar algumas barreiras:MEMBRANA ALVÉOLO CAPILAR 
· PAREDE DO ALVÉOLO
· ESPAÇO INTERSTICIAL
· PAREDE DO CAPILAR SANGUÍNEOFREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA
FR ADULTO: 15 MOV/MIN
6 LITROS DE AR 
8.000 LITROS DE AR POR DIA

Continue navegando