Buscar

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da ludicidade como instrumento de aprendizagem na educação infantil, mostrando como as atividades lúdicas podem auxiliar no desenvolvimento dos alunos, buscando uma compreensão a cerca das metodologias utilizadas em aula pelos professores, e uma reflexão acerca das dificuldades encontradas na realização dessa prática educacional.
Palavras-chave: ludicidade. Educação. Infantil. 
1. INTRODUÇÃO
Conforme Porto (2018, p. 4) “Definir a LUDICIDADE hoje, principalmente no contexto da Educação Infantil, não tem sido uma tarefa fácil, tendo em vista que várias são as abordagens e estudos sobre o tema”. De acordo com Melo (2011) o lúdico origina-se de uma palavra latina, a ludos, tendo por significado a palavra “jogo”. Porém, seu significado vai muito além do brincar e jogar, pois passou a ser utilizado como ferramenta de estudo e aprendizagem, transformando o que seria uma brincadeira em um agente mediador na aprendizagem infantil.
A ludicidade tem adquirido cada vez mais importância no cenário educacional, principalmente na educação infantil, uma vez que permite um maior desenvolvimento pedagógico por meio das metodologias utilizadas em sala de aula pelo profissional educador.
Desta maneira o professor exerce um papel fundamental no desenvolvimento dos seus alunos, usando de diferentes métodos de ensino a fim de alcançar a aprendizagem integrando os conteúdos propostos com o lúdico para uma aprendizagem prazerosa alcançando assim, bons resultados.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O universo infantil permanece presente em cada um de nós. Tudo o que vivenciamos na infância, deixa de alguma forma, marcas e lembranças. Essas vivências, porém, podem ser negativas ou positivas e muitas delas nos acompanham até o fim da vida.
É no ambiente escolar que essas experiências causam um impacto ainda maior, pois de acordo com a metodologia escolhida pelo professor para ser usada em sala de aula, os momentos de estudos podem se transformar em um verdadeiro aprendizado, estimulando as crianças através da ludicidade integrada no ensino.
Na escola estas experiências ganham uma amplitude maior, pois, dependendo da mediação proporcionada pelo professor, da valorização das ações lúdicas e do estímulo que o professor oferece, elas podem desenvolver o pensamento crítico e criativo da criança, tornando a aprendizagem agradável e tranquila. (MELO, 2011, p.55).
Melo (2011, p.55), ainda afirma que: “Ensinar conteúdos convencionais de forma lúdica é possibilitar o aprender, pois permite o desenvolvimento da socialização: fazendo amigos, aprendendo a compartilhar, a escolher, a assumir lideranças e expressar opiniões”.
Nem sempre, essa estratégia de ensino é aceita pelo fato de estar diretamente ligada ao brincar, fazendo com que seja vista erroneamente como perca de tempo ou apenas momento de diversão sem nenhum valor educacional. Para Porto (2011, p.5) “Na maioria das vezes as pessoas concebem as atividades lúdicas como meros passatempos ou até mesmo como fonte apenas de lazer para criança e não como um instrumento que leva a criança a desenvolver-se integralmente em várias esferas da sua aprendizagem”.
Os professores fascinantes transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiência. Sabem que apenas a experiência é registrada de maneira privilegiada nos solos da memória, e somente ela cria avenidas na memória capazes de transformar a personalidade. Por isso, estão sempre trazendo as informações que transmitem para a experiência de vida. (CURY, 2003, p. 57).
Nesse sentido é importante ressaltar o papel do professor na educação infantil, que tem por função auxiliar essas crianças, mostrando o melhor caminho para a verdadeira aprendizagem. Para Melo (2011, p. 56) “Nos dias de hoje, o processo ensino-aprendizagem necessita cada vez mais de atenção. Não podemos mais ficar na situação: ´o professor faz de conta que ensina e os alunos fingem que aprendem`”. Ainda segundo o autor:
Assim o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras, aliados ao ensino dos conteúdos escolares, e mediados por um professor preocupado com a transformação, compreensão e efetiva aprendizagem, além de tornar as aulas mais produtivas e divertidas, ainda contribui para o desenvolvimento da criticidade, concentração, criatividade e cooperação entre os alunos, atuando como estimulador do desenvolvimento do raciocínio. (MELO, 2011, p.57).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	 
Conforme Bazzanella et al. (2013, p. 99) “Por materiais e métodos compreende-se o instrumental empregado e a descrição das técnicas adotadas, incluindo também o processo da experimentação (quando for o caso), com certa riqueza de detalhes”.
Nesse sentido, o trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa exploratória, foram analisados principalmente os dados da pesquisa bibliográfica, a partir o tema central da pesquisa, apoiando-se em autores que possuem a mesma linha de pensamento no que diz respeito a uma educação de qualidade envolvendo a utilização da ludicidade.
FIGURA1: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO LÚDICO
FONTE: Disponível em: < http://www.revistaescola.abril.com.br/educação-infantil/
4-a-6-anos/cantigas-de-roda-pre-escola>. Acesso em: 16 jul. 2021.
	
Descrição: A figura 1 mostra o ensino em uma sala de aula envolvendo uma atividade lúdica.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
O desenvolvimento do presente estudo permitiu uma melhor análise de como o uso da ludicidade em sala de aula na educação infantil pode contribuir inteiramente no desenvolvimento educacional das crianças, uma reflexão sobre os benefícios das atividades lúdicas e dificuldades encontradas ao trabalhar essa metodologia de ensino, e avaliar como esses métodos auxiliam na aprendizagem escolar.
Em geral, o lúdico é um tema bem aceito pelos professores, onde demonstram interesse em trabalhar com essa temática e também buscam por novas maneiras de inserir esta prática durante as aulas. O tema também é bem aceito principalmente pelas crianças, porém, há ainda algumas dificuldades, como a não capacitação nesta prática e a não utilização dos meios lúdicos.
5. CONCLUSÃO
É perceptível o interesse dos alunos pelas atividades que envolvem a ludicidade, as crianças participam ativamente de todo o processo, e interagem mediante as atividades propostas, conseguindo aprender o conteúdo, trabalhar muitas linguagens, principalmente as que utilizam movimentos e ritmos.
Dada a importância do tema, torna-se necessário que seja desenvolvido projetos que tenham como objetivo primordial a formação continuada dos professores, que possam adquirir habilidades para garantir uma maior qualidade do ensino oferecido, atuando no completo desenvolvimento educacional da criança.
Nesse sentido, a utilização de métodos que proporcionem a integração do lúdico nas escolas de ensino infantil, torna possível a mediação dos professores entre o processo de ensino e aprendizagem de uma maneira mais rica, utilizando meios como os jogos e brincadeiras, instigando no aluno o interesse em aprender, unindo o lúdico com o aprender, obtendo êxito na aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIAS
BAZZANELLA, André et tal. Metodologia cientifica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante,
2003.
MELO, Fabiana Carbonera Malinverni. Lúdico e musicalização na educação infantil. Indaial: Uniasselvi, 2011.
PORTO, Suziane Guimarães Santos. Ludicidade: um caminho para resignificar a prática pedagógica e o desenvolvimento da criança na educação infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 12, pp.72-83, agosto de 2018. ISSN:2448-0959.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Pedagogia (PED) – Prática do Módulo – //

Continue navegando