Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O termo advocatus refere-se em direito romano a um terceiro chamado para falar em favor de outrem para defender interesses. Nesse sentido, sobre as atividades privativas da advocacia é correto afirmar:
		
	
	a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal;
	 
	a postulação a qualquer órgão do poder judiciário e aos juizados especiais;
	
	a impetração de habeas corpus apenas em tribunais superiores
	 
	a postulação perante órgão do judiciário, resguardadas as exceções legais e judiciais;
	
	a defesa técnica em processo administrativo disciplinar;
	Respondido em 21/09/2021 16:04:26
	
	Explicação:
O art. 1° do EOAB estabelece as atividades privativas da advocacia a saber: o procuratório judicial e a atividade extrajudiciald e assessoria, consultoria e gestão de departamento jurídico. Exsitem exceções legais e judiciais:  Juizados civeis estaduais, juizados cíveis federais, justiça do trabalho, processo administrativo e habeas corpus.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Bacharel em Direito, perito criminal, teve êxito no Exame de Ordem e procedeu ao seu requerimento para a inscrição nos quadros da OAB. Sobre este pedido de inscrição, assinale a opção correta.
		
	 
	O requerimento será indeferido, porque a exigência de não exercer atividade incompatível com a advocacia é requisito necessário para a inscrição.
 
	
	O requerimento será deferido, porque o candidato teve êxito no exame de ordem, único requisito necessário.
	
	O requerimento será deferido, porque o êxito no  exame de ordem concede imediatamente a  inscrição nos quadros.
	
	O requerimento será deferido, porque cumpriu as exigências legais para inscrição nos quadros.
	
	O requerimento será indeferido, porque perito criminal não poderia ter feito o exame de ordem apenas a graduação em Direito.
	Respondido em 21/09/2021 16:09:05
	
	Explicação:
O requerimento será indeferido, porque a exigência de não exercer atividade incompatível com a advocacia é requisito necessário para a inscrição, conforme estabelece o art. 8° do EOAB.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A renúncia ao mandato, conforme orientação do Código de Ética e Disciplina implica em
		
	 
	Omissão do motivo da renúncia.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Comunicação do motivo da renúncia à Comissão de Prerrogativas da OAB.
	
	Comunicação do motivo da renúncia, exclusivamente, ao Juiz do processo.
	
	Ampla divulgação do motivo da renúncia.
	Respondido em 21/09/2021 16:10:00
	
	Explicação:
A renúncia ao patrocínio deve ser feita sem menção do motivo que a determinou, fazendo cessar a responsabilidade profissional pelo acompanhamento da causa, uma vez decorrido o prazo previsto em lei (EAOAB, art. 5º, parágrafo 3º).
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Antonio, advogado regularmente inscrito na OAB/RS, após uma audiência, ao tentar sair com seu veículo do estacionamento do fórum, escutou a seguinte frase proferida por um Promotor de Justiça: "Nem pra estacionar direito, velho burro!". De acordo com o Estatuto da OAB e o Regulamento Geral:
		
	
	caberá desagravo público, a ser promovido pelo Conselho Federal da OAB, tendo em vista que o ofensor é membro do Ministério Público
	
	caberá desagravo público, a ser promovido pelo Conselho Seccional do Rio Grande do Sul, haja vista a ofensa praticada pelo Promotor de Justiça em face de advogado
	
	caberá desagravo público no caso relatado, a ser promovido pelo Poder Judiciário local, haja vista a qualidade de Promotor de Justiça do ofensor.
	 
	não caberá desagravo público no caso relatado, tendo em vista que a ofensa que desafia o exercício de referida prerrogativa é aquela que decorre do exercício profissional da advocacia ou em razão dela.
	
	Será hipótese de desagravo público em que há a obrigatoriedade do ofensor de formalizar sua retratação.
	Respondido em 21/09/2021 16:14:47
	
	Explicação:
A prerrogativa do desagravo público só poderá ser invocada quando o advogado é ofendido no exercício profissional ou  em razão da profissão. Na hipótese o advogado foi ofendido como cidadão comum. Veja-se os artigos 19 e 20 do RGOAB
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A publicidade é permitida aos advogados, incluindo-se:
		
	
	Divulgação de outra atividade profissional ou econômica em conjunto com a advocacia.
	
	Instalação de outdoor na via pública.
	
	Publicação do e-mail do escritório no intervalo de programação televisiva
	 
	Manutenção de página do escritório de advocacia na internet.
	
	Publicação dos telefones do escritório via programa de rádio.
	Respondido em 21/09/2021 16:15:05
	
	Explicação:
O fundamento da questão está nos artigos 39 e 40 do CED de 2015.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A respeito das regras para registro de sociedade de advogados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na base territorial do respectivo Conselho Seccional.
	
	A sociedade de advogados adquire personalidade jurídica com o registro aprovado de seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede.
	
	O advogado poderá constituir sociedade unipessoal de advocacia na forma disciplinada no Estatuto da OAB.
	
	Não são admitidas a registro nem podem funcionar as sociedades de advogados que apresentem forma ou características mercantis.
	 
	Os advogados sócios de uma mesma sociedade profissional podem representar em juízo clientes de interesses opostos.
	Respondido em 21/09/2021 16:17:01
	
	Explicação:
O art. 15, § 6° do EOAB estabelece que os advogados  sócios de uma sociedade profissional não podem representar clientes com interesses opostos. Restrição reforçada no CEd de 2015, ainda que seja um escritório de advocacia.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	VI Exame de Ordem Unificado
No caso de arbitramento judicial de honorários, pela ausência de estipulação ou acordo em relação a eles, é correto afirmar, à luz das regras estatutárias, que
		
	
	os valores serão livremente arbitrados pelo juiz, sem parâmetros, devendo o advogado percebê-los.
	
	havendo acordo escrito, poderá ocorrer o arbitramento judicial de honorários.
	 
	a fixação dos honorários levará em conta o valor econômico da questão.
	
	a tabela organizada pela OAB não é relevante para essa forma de fixação.
	
	Nenhuma das respostas
	Respondido em 21/09/2021 16:17:25
	
	Explicação:
conforme observa o art. 49, IV, CED de 2015.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Toia Bustev, advogada, foi eleita Presidente da República, assumindo seu mandato em 01 de janeiro de 2015. A partir de referido dia:
		
	
	tornar-se-á impedida de exercer a advocacia apenas contra a União, que será a Fazenda Pública que irá remunerá-la.
	 
	tornar-se-á incompatível para o exercício da advocacia, inclusive em causa própria, sendo o caso de licenciamento da atividade profissional.
	
	tornar-se-á incompatível para o exercício da advocacia, exceto em causa própria, sendo o caso de licenciamento da atividade profissional.
	 
	Tornar-se-á impedida de exercer a advocacia contra ou a favor de qualquer ente público, sendo o caso de cancelamento da inscrição.
	Respondido em 21/09/2021 16:21:16
	
	Explicação:
Licenciamento é o requerimento de afastamento dos quadros sem caráter definitivo que precisa de motivação. Assim, deve justificar o pedido com um motivo plausível para a OAB deferi-lo. 
O advogado  quando volta do licenciamento, irá continuar com o mesmo numero de inscrição, sendo certo, por outro lado, que o advogado licenciado não está sujeito ao pagamento da anuidade da OAB, bem como fica isento de voltar em época de eleições.
Previsto no art. 12, do Estatuto, o licenciamento pode ocorrer sob as três hipóteses previstas nos incisos do referido dispositivo legal, in verbis:
Art. 12. Licencia-seo profissional que:
I ¿ assim o requerer, por motivo justificado;
II ¿ passar a exercer, em caráter temporário, atividade incompatível com o exercício da advocacia;
III ¿ sofrer doença mental considerada curável
A hipótese prevista no inciso II do referido diploma legal deve acarretar o licenciamento  quando o advogado passar a exercer, em caráter temporário, qualquer atividade incompatível com o exercício da advocacia. Ainda que a atividade seja de caráter incompatível, ou seja, disposta no rol do art. 28 do Estatuto, poderá licenciar-se por exercer em caráter temporário, como, por exemplo, os cargos comissionados.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A competência para suspender preventivamente o advogado, acusado de infração ético-disciplinar, em caso de repercussão prejudicial à dignidade da advocacia, é do:
		
	 
	Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho onde o acusado tenha inscrição principal;
	
	Terceira Câmara do Conselho federal
	
	Conselho Federal da OAB;
	
	Juiz de Direito onde tenha sido proposta a ação competente contra o advogado.
	
	Conselho Seccional da OAB onde o acusado tenha inscrição principal;
	Respondido em 21/09/2021 16:22:38
	
	Explicação: A suspensão preventiva poderá ser realizada pelo Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Seccional da inscrição principal do advogado. Art. 70, § 3º, EOAB.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A Competência para determinar, com exclusividade, critérios no que se relaciona ao traje dos advogados, no exercício profissional, é atribuída ao:
		
	
	Conselho Federal da OAB
	
	Caixa de Assistência do Advogado
	
	Juiz Diretor do Fórum onde o advogado vai atuar
	 
	Conselho Seccional da OAB
	
	Conselho Superior da Magistratura
	Respondido em 21/09/2021 16:23:07
	
	Explicação:
Art. 58 do EOAB, inciso XI

Mais conteúdos dessa disciplina