Buscar

Vegetarianismo: Conceito, Tipos e Religião

Prévia do material em texto

Vegetarianismo
CONCEITO:
Vegetarianismo é a alimentação exclusivamente vegetal, com abstenção de todos os “ingredientes” de origem animal, mesmo aqueles que não resultaram diretamente na morte do animal.
O vegetarianismo é um sistema de alimentação. Ele não necessariamente implica no reconhecimento dos direitos animais, podendo ser motivado por saúde, preferências pessoais, motivos religiosos etc.
VEGANOS X VEGETARIANOS:
Veganos são necessariamente vegetarianos, mas vegetarianos não são necessariamente veganos. A diferença encontra-se precisamente na motivação ideológica e no modo de vida. 
4 tipos de vegetarianos:
Ovolactovegetarianos- consomem ovos, leite e derivados
Lactovegetarianos- consomem apenas leite e derivados
Vegetarianos estritos- não consomem nada de origem animal
Veganos- não consomem nem utilizam coisas de origem animal
VEGETARIANISMO NO BRASIL:
No Brasil, 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência conduzida em abril de 2018.
Nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro este percentual sobe para 16%. A estatística representa um crescimento de 75% em relação a 2012.
ALIMENTAÇÃO:
Vegetarianos alimentam-se exclusivamente de alimentos de origem vegetal e sua dieta é adequada para satisfazer as necessidades humanas de proteínas, lipídeos, carboidratos, minerais e para a grande maioria das vitaminas. O vegetarianismo pode ser praticado por pessoas em todas as fases de sua vida: Crianças, adultos, idosos, homens, mulheres, gestantes, atletas.
Porém, como na dieta convencional, os maus hábitos podem levar a carências ou excessos nutricionais. Por esse motivo faz-se necessário o consumo de alimentos em quantidade e qualidade adequados, e, por isso é necessário acompanhamento profissional para que seu corpo se adeque as mudanças na fase de transição.
RELIGIÃO:
Os Hindus ensinam o vegetarianismo como uma forma de viver que provoca o mínimo de dor para outros seres. Mas no mundo de hoje nem todos os Hindus são vegetarianos.
A religião não impõe rígidos “a fazer e a não-fazer.” Não há mandamentos. O Hinduísmo dá-nos a sabedoria para escolhermos por nós próprios o que colocamos no nosso corpo, já que, é o único que temos. Porem os Sacerdotes e líderes religiosos são definitivamente vegetarianos, para manterem um alto nível de pureza e consciência espiritual que lhes permite cumprirem as suas responsabilidades, e despertarem as áreas refinadas da sua natureza. 
Segundo a religião, quando comemos carne, peixe, aves e ovos, absorvemos a vibração das criaturas instintivas no sistema nervoso. Isto altera quimicamente a nossa consciência e amplifica a nossa natureza inferior, que é propensa ao medo, raiva, inveja, confusão, ressentimento e outros sentimentos semelhantes, eles aprenderam que as famílias que são vegetarianas têm menos problemas do que aquelas que não são.
 
.MsftOfcThm_Accent6_lumMod_75_Fill {
 fill:#548235; 
}
 
 
.MsftOfcThm_Accent6_lumMod_75_Fill {
 fill:#548235; 
}

Continue navegando