Buscar

Diversidade Étnico-Cultural - 80h_T1_CICLO_1_21_2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diversidade Étnico-Cultural - 80h_T1_CICLO_1_21_2
a.
b.
c.
d.
e.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-diversidade-cultural-levi-strauss.htm
Assinale abaixo o entendimento de Lévi-Strauss sobre diversidade cultural:
Para Claude Lévi-Strauss, é possível estabelecer uma hierarquização das culturas, ou seja, em termos de cultura, existe sim melhor ou pior, mais desenvolvido ou menos desenvolvido, por causa da superioridade de certas culturas, mais organizadas que outras que são primitivas.
Para Claude Lévi-Strauss, é possível manter o etnocentrismo cultural existente no mundo, ou seja, a figura da supremacia da melhor cultural deve prevalecer, expulsando os "selvagens" para fora da humanidade.
Para Claude Lévi-Strauss, não é possível estabelecer uma hierarquização das culturas, ou seja, em termos de cultura, não existe melhor ou pior, mais desenvolvido ou menos desenvolvido, mas sim culturas distintas, que florescem junto a outros elementos das diversas estruturas sociais.
Para Claude Lévi-Strauss, existe uma diversidade cultural, porém essa situação ocorre com uma hierarquização das culturas, ou seja, em termos de cultura, há sempre uma cultura mais desenvolvida que outra, apesar de culturas distintas, umas são mais importante e se destacam mais que as outras.
Para Claude Lévi-Strauss, é possível identificar o etnocentrismo cultural existente no mundo, ou seja, observa-se com o progresso do conhecimento que o ser humano consegue enxergar a diversidade cultural e saber qual cultura é melhor que a outra.
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 2
No descobrimento (ou invasão) do Brasil, os indígenas foram dominados com a fundamentação de uma “conquista espiritual”, a doutrina cristã foi imposta, sendo obrigados a ver sua cultura proibida. “É um processo de racionalização da Modernidade: elabora um mito de sua bondade, com o qual justifica a violência e se declara inocente pelo assassinato do outro.” (DUSSEL, 1993, p.58) 
Fonte: DUSSEL, Enrique. 1492 – O Encobrimento do Outro - A Origem do “mito da modernidade”, Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. 
Disponível em 
https://enriquedussel.com/txt/Textos_Libros/45.1492_O_encobremento_do_outro.pdf
Com base no texto e em conformidade com os princípios dos Direitos Humanos assinale a alternativa CORRETA:
Demonstram a maior e melhor complexidade cultural dos indígenas em relação aos escravos oriundos da África.
A colonização do Brasil pelos portugueses respeitou os valores e costumes indígenas, prevalecendo o eurocentrismo.
Demonstram a maior e melhor complexidade cultural dos europeus em relação aos indígenas.
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade da pessoa humana. 
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, sempre respeitada no Brasil desde a época da colonização.
0,125 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 3
Em 2001, a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultural, em sua 31ª sessão, reafirmando o seu compromisso com a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros instrumentos universalmente reconhecidos, cria a Declaração Universal sobre a Diversidade
Cultural. 
O artigo primeiro dessa declaração determina o seguinte: 
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade das identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o género humano como a diversidade biológica o é para a natureza. Neste
sentido, constitui o património comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. 
Disponível em 
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf
Com base no texto e em conformidade com a Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural assinale a alternativa CORRETA:
Qualquer pessoa deverá poder expressar-se, criar e difundir suas obras obrigatoriamente na sua língua materna. 
Qualquer criação tem por origem as tradições culturais, mas apenas se desenvolve plenamente em contacto com outras culturas. É por esta razão que o património, em todas as suas formas, deverá ser preservado, valorizado e transmitido às gerações futuras.
Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano como a diversidade espiritual o é para a natureza.
A diversidade cultural amplia as possibilidades de escolha à disposição de todos e é uma das origens do desenvolvimento, entendido apenas em termos de crescimento econômico.
Nas nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir o distanciamento das pessoas e grupos com identidades culturais plurais, variadas e dinâmicas para não provocar conflitos. 
0,125 pontos   Salva
a.
b.
c.
d.
e.
PERGUNTA 4
Na primeira parte do ensaio, argumenta-se que as linhas cartográficas “abissais” que demarcavam o Velho e o Novo Mundo na era colonial subsistem estruturalmente no pensamento moderno ocidental e permanecem constitutivas das relações políticas e culturais excludentes mantidas no sistema mundial contemporâneo. A injustiça social global estaria, portanto, estritamente associada à
injustiça cognitiva global, de modo que a luta por uma justiça social global requer a construção de um pensamento “pós-abissal”, cujos princípios são apresentados na segunda parte do ensaio como premissas programáticas de uma “ecologia de saberes”.
Fonte: Boaventura de Sousa Santos, Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes 
Disponível em
file:///C:/Users/1970/Documents/DIVERSIDADE%20%C3%89TICA%20CULTURAL/Boaventura%20Para_alem_do_pensamento_abissal.PDF
Em conformidade com o texto de Boaventura de Sousa Santos, para além do pensamento abissal, assinale a alternativa CORRETA que esteja em sintonia com a epistemologia do Sul:
A monocultura da ciência moderna deve sempre prevalecer contra uma “ecologia de saberes”, na medida em que é necessário combater a pluralidade de conhecimentos heterogêneos.
Apenas o saber científico proporciona a diversidade de conhecimento e cultura, uma vez que repassa dados necessários para ajudar os movimentos sociais no campo histórico para compreender a violência.
O pensamento que deve prevalecer é o conhecimento científico, do hemisfério norte, na medida em que a hegemonia mantém a autonomia da justiça social.
O saber popular é uma forma tão válida de conhecimento como qualquer outro (saber científico), após a transgressão da abissalidade.
O Fórum Social Mundial tem sido a expressão mais cabal da globalização a favor da hegemonia do conhecimento científico e do cosmopolitismo subalterno.
0,125 pontos   Salva
 Estado de Conclusão da Pergunta:
 Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas. Salvar todas as respostas Salvar e Enviar
×
https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-diversidade-cultural-levi-strauss.htm
https://enriquedussel.com/txt/Textos_Libros/45.1492_O_encobremento_do_outro.pdf
http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf

Continue navegando