Buscar

Relatório de Prática 2 de Patologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
02/04/2021
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 02: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Renan de Castro Rosa
	MATRÍCULA: 28289270
	CURSO: Biomedicina
	POLO: Guarulhos (Centro)
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano Mello
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
		TEMA DE AULA: Neoplasias, Distúrbio de crescimento e neoplasias
RELATÓRIO:
1. Após as resoluções dos casos apresentados. Descreva as diferenças entre a hipertrofia e hiperplasia.
Tanto a hipertrofia quanto a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo, onde a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, e a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.
2. Quais são as diferenças morfológicas das estruturas neoplásicas benigna e maligna? 
A neoplasia benigna tem muitas vezes o crescimento lento, ordenado e apresentando limites definidos, já a neoplasia maligna, também conhecida como câncer ou tumor, de forma geral, tem um crescimento mais rápido, onde as células não apresentam diferenciação e invadem tecidos vizinhos.
3. Através do seu conhecimento adquirido na aula prática de Patologia, elabore 1 caso que contenha os temas: Pigmentações Patológica. 
Tem como Conceito: Acúmulo ou formação de pigmentos nos tecidos, os mesmos podem ser classificados em dois tipos, pigmentação Endógena (derivados da degradação das hemácias melanina), e pigmentação Exógena (pigmentos externos que podem ter sido inalados, ingeridos ou absorvidos), os pigmentos de origem endógena e exógena. Exógenas, tatuagem por amálgama que são mancha provocada pela inserção de partículas de amálgama no tecido conjuntivo, com descrição a de fragmento de mucosa bucal revestida por epitélio estratificado pavimentoso ceratinizado, onde podemos observar no tecido conjuntivo fragmentos sólidos, escuros, acastanhados e dispersos entre as fibras caracterizando fragmentos de amalgama (setas). Os sais de prata do amálgama tem afinidade com as fibras reticulares, especialmente aquelas que circundam os nervos e vasos, um dados importantes para o diagnóstico é a retenção de fragmentos de pigmento exógeno – amálgama de forma dispersa e reticular, acompanhando as fibras colágenas do tecido conjuntivo (setas). Já nas endógenas temos nevo, que por proliferação benigna de células névicas, que tem por descrição fragmento de mucosa bucal contendo no tecido epitelial proliferação de células pequenas, escuras e ovoides (células névicas). As células névicas superficiais tendem a estar organizadas em agregados pequenos e arredondados denominados tecas. Com núcleo pequeno e uniforme e uma quantidade moderada de citoplasma eosinófilico com limites celulares indistintos, algumas células névicas apresentam pigmento acastanhado no seu interior. Nesta lâmina, o acúmulo de células névicas está no tecido conjuntivo e no tecido epitelial sendo considerado nevo composto (setas), um dos Dados importantes para o diagnóstico é a célula melânica, pigmentada na porção superficial da lesão podendo estar presente no tecido epitelial ou no tecido conjuntivo.
Outro pode ser o Pigmento por Hemossiderina
É um pigmento resultante da destruição da hemoglobina (pigmento que confere a cor vermelha às hemácias), sendo consequência do depósito em excesso de ferro, que tem por descrição fragmento de mucosa bucal no tecido conjuntivo podemos observar inúmeros cristais de colesterol, alguns com células gigantes justapostas. Em áreas focais, nota-se degeneração hialina do conjuntivo caracterizada por focos de aspecto róseo, homogêneo e vítreo. Focos de hemorragia e hemossiderina (setas) também podem ser notados, um dos dados importantes para o diagnóstico é a observar hemácias aglomeradas no tecido conjuntivo e pigmento de coloração acastanhada e birrifringentes.

Continue navegando