Buscar

prova de recup musculo esqueletico

Prévia do material em texto

1.Distensões são lesões nos ligamentos. Por definição, ligamentos não limitam movimentos fisiológicos. Da mesma forma, dentro do limite de alcance dos movimentos fisiológicos, os ligamentos não são danificados. Assim, mesmo lesionado, um ligamento provavelmente não ficará mais comprometido se a articulação envolvida for movimentada dentro da área normal. (GARRICK, J. G.; WEBB, D. R. Lesões Esportivas: Diagnóstico e Administração. Roca, 2ª ed. São Paulo, 2001.) Dentro dessa perspectiva, considere os seguintes pontos: I) Distensões ocorrem como resultado de se forçar uma articulação além do seu alcance de movimento ou de forçá-la em uma direção na qual normalmente existe pouco ou nenhum movimento. II) O sintoma predominante associado a uma lesão no ligamento é a dor. É uma dor aguda e normalmente localizada na região exata da lesão no ligamento. Pode ser duradoura, mas nas distensões mais graves (grau III) pode desaparecer em cerca de 1 minuto. III) A parte mais importante do exame físico é determinar se existe alguma instabilidade anormal. A presença de inchaço, sensibilidade, equimose ou perda de movimentos é de importância periférica, se comparada à estabilidade da articulação. É correto o que se afirma em:
a) I, apenas
b) III, apenas
c) I e II, apenas
d) II e III, apenas
e) I, II e III
2.Analise as informações abaixo: GRAU FROUXIDÃO ANORMAL PONTO FINAL I Ausente Presente II Presente Presente III Presente Ausente Agora, analise as proposições a seguir, tendo como base o esquema acima. A graduação das lesões ligamentares é baseada no quanto a integridade do ligamento foi comprometida, isto é, quanto do ligamento se rompeu. PORQUE Ligamentos consistem em milhares de fibras de colágeno alinhadas paralelamente. Quando o ligamento é esticado além de seus limites elásticos, fibras individuais se rompem, mas em localizações diferentes dentro do ligamento. A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta:
a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) As duas asserções são proposições falsas.
3.O processo de tomada de decisão clínica é explicado nos cinco elementos do modelo de atendimento do paciente/atleta: exame, avaliação, diagnóstico, prognóstico e intervenção. (PRENTICE, W. E.; VOIGHT, M. L. Técnicas em Reabilitação Musculoesquelética. Artme, 1ª ed. Porto Alegre, 2003) O fisioterapeuta desportivo começa com um exame completo, formado por alguns componentes, dentre os quais podemos destacar corretamente o que se encontra na alternativa:
(1 Ponto)
a) Anamnese. Uma investigação abrangente da saúde presente e passada, a partir de diversas fontes, inclusive de registros médicos, do próprio paciente ou de seu acompanhante.
b) Revisão de sistemas. Depois de reunir e analisar as informações anteriores, realizam-se testes e medidas específicos para excluir/incluir um diagnóstico.
c) Testes e medidas. Um exame limitado dos sistemas cardiopulmonar, neuromuscular, musculoesquelético e tegumentar, como meio de identificação de outros possíveis problemas de saúde.
d) Avaliação. A interação especializada do profissional na aplicação das técnicas e/ou na delegação e supervisão dos serviços.
e) Intervenção. A ponderação clínica resultante da análise da situação em sua totalidade, a partir da qual, fatores como perda de função, aspectos sociais e estado de saúde são considerados.
4.Uma equipe multidisciplinar atua através de ações que viabilize a promoção, prevenção, preservação e recuperação da saúde. No âmbito do esporte isso não é diferente, e a atuação do profissional de Educação Física é de extrema importância devido ao seu já bem reputado desempenho em diversas situações junto a outras especialidades. Com base nisso, explique as diferenças entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
R= Uma equipe que busca a multidisciplinaridade é formada por diferentes tipos de profissionais, que possuem habilidades técnicas diversas, perfis comportamentais variados, vivências e experiências distintas um dos outros. Todos esses colaboradores irão trabalhar para um único propósito, ajudando o time com suas aptidões distintas em diversas áreas. Isso poderá ajudar ao grupo a alcançar os resultados esperados de forma mais rápida.
	Interdisciplinaridade tem como objetivo ligar vários conhecimentos, ambos buscando o mesmo objetivo e estabelecendo relações entre as áreas de atuação.. Diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas envolvidas no processo. 
 
A transdisciplinaridade é um princípio do qual decorrem várias conseqüências práticas, tanto nas metodologias de ensino quanto na proposta curricular. Ela considera que embora cada um dos campos guarde suas especificidades, há entre eles um intercâmbio permanente, formando novos campos. Promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos
5.O trabalho de condicionamento físico é determinado por uma série de princípios gerais que devem ser levados em conta na elaboração de qualquer plano de treinamento direcionado à melhora da capacidade funcional dos desportistas. Esses princípios também se aplicam aos exercícios terapêuticos de reabilitação e de recondicionamento, especificamente no tratamento para recuperação da função normal após uma lesão. Dessa forma, explique qual o papel do profissional de Educação Física no tratamento de um paciente que sofreu uma lesão musculoesquelética, e quais as diferenças de atuação entre o profissional de Educação Física e o Fisioterapeuta.
R= O profissional de educação física procura através dos movimentos físicos recuperar o paciente que sofreu uma determinada lesão. O fisioterapeuta procura estabelecer diretrizes na prevenção, promoção, na reabilitação e na recuperação da saúde.

Continue navegando