Buscar

Estudo de Caso cultura e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Cultura e Sociedade – conceitos polissêmicos. Aula 1
 
“As leis, enquanto categorias de inteligibilidade repousam num conceito de causalidade escolhido, não arbitrariamente, entre os oferecidos pela física aristotélica. Aristóteles distingue quatro tipos de causa: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final. As leis da ciência moderna são um tipo de causa formal que privilegia o como funciona das coisas em detrimento de qual o agente ou qual o fim das coisas. É por esta via que o conhecimento científico rompe com o conhecimento do senso comum. É que, enquanto no senso comum, e portanto no conhecimento prático em que ele se traduz, a causa e a intenção convivem sem problemas, na ciência a determinação da causa formal obtém-se com a expulsão da intenção. É este tipo de causa formal que permite prever e, portanto, intervir no real e que, em última instância, permite à ciência moderna responder à pergunta sobre os fundamentos do seu rigor e da sua verdade com o elenco dos seus êxitos na manipulação e na transformação do real.
(Santos, Boaventura dc Sousa Um discurso sobre as ciências / Boaventura de Sousa Santos. — 5. ed. - São Paulo : Cortez, 2008. ps 29,30)
 
Pensando no que lemos acima, como podemos pensar as ciências humanas e sua polissemia? É possível formular leis – como as apresentadas acima- quando falamos em fenômenos sociais? E, sem leis é possível fazer uma ciência confiável?
A ideia é que você reflita sobre o tema, interaja, discuta suas reflexões, sem se preocupar, no entanto, em apresentar uma resposta correta ou incorreta.
Resposta: 
A polissemia é um termo que significa a existência de variados significados/sentidos para a mesma expressão, sendo uma característica das Ciências Humanas e em certos aspectos representando uma limitação, contudo não é necessariamente um defeito, pois permite que duas interpretações sobre o mesmo assunto, que partem de caminhos diferentes, coexistam sem a necessidade de apontar que uma esteja incerta e tenha que se impor sobre a outra.
Não podemos formular leis para a sociedade por conta de seus mecanismos, pois os fenômenos encontrados não são regulares/lineares.
Por as Ciências Humanas não terem "leis" não devem ser tomadas como não-confiáveis, mesmos que os fenômenos nela apresentadas não expliquem totalmente os comportamentos, ajudam a compreender um pouco e servem para a adoção de novas políticas públicas.

Outros materiais