Buscar

A3 estrutura e funçao humana/ De que forma uma drenagem linfatica ou uma pratica de exercicio de alta intensidade poderiam agravar seu estado de saude?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota: 9,6 
Como um profissional da equipe de saúde desse SPA, recomendaria sim que essa mulher comprasse um pacote personalizado que atendesse suas expectativas mas também que se compactasse com o seu estado de saúde. À principio, é valido ressaltar os malefícios que a hipertensão e diabetes mellitus tipo 2 trazem ao individuo e, destacar também,com funciona o processo da drenagem linfática e o que ocorre com o corpo durante exercícios de alta intensidade para assim correlacioná-los com essas comorbidades.
A hipertensão arterial é uma doença crônica que se caracteriza pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias e ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHG e pode acarretar em acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Ela é considerada uma doença silenciosa por não apresentar sintomas, geralmente muitas pessoas a desenvolve por já possuir uma tendência hereditária, no entanto, a obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento dessa doença.
A diabetes melittus tipo 2 é uma doença crônica que consiste na resistência do organismo à insulina e consequentemente um aumento dos níveis de açúcar no sangue, que por sua vez pode causar retinopatia, falência renal, neuropatia periférica e amputações.
Por fim, uma drenagem linfática não é recomendada a essa mulher se ela não estiver com os níveis de pressão arterial controlados, pois esse procedimento gera um aumento do ritmo da circulação linfática e, com isso, eleva também a circulação sanguínea ocasionando num aumento da pressão arterial, que pode ser perigoso para uma pessoa hipertensa podendo lhe acarretar um infarto agudo do miocárdio ou outro tipo de complicação. Além do mais, é importante salientar que pessoas com esse tipo de diabetes possuem uma cicatrização mais lenta, então qualquer tipo de lesão que ela tiver será totalmente prejudicial. Com isso, a prática de exercícios de alta intensidade também pode trazer complicações para essa mulher, haja vista que durante a prática de exercícios físicos há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais para bombear o sangue e dessa forma aumentando a pressão arterial, que é algo perigoso para alguém que sofre de hipertensão. Também é valido destacar, que durante a prática de exercícios muito intensos, há um grande risco de ocorrer alguns tipos de lesões muscular. Portanto, conclui-se que o melhor a se fazer nessa situação é ela obter um pacote mais personalizado para o seu quadro de saúde, com exercícios mais leves e se for fazer uma drenagem linfática, só poderá se estiver com os níveis de pressão controlados. 
REFERÊNCIAS
BARROS, Fernando. 9 dicas para controlar a hipertensão fazendo exercício físico. Veja Saúde, 2019. Disponível em:<https://saude.abril.com.br/medicina/9-dicas-para-domar-a-hipertensao-se-exercitando/>. Acesso em: 14 set. 2021. 
BEZERRA, Clarice. Diabetes tipo 2: o que é, causa, sintomas e tratamento. Tua Saúde, 2021. Disponível em:<https://www.tuasaude.com/diabetes-tipo-2/>. Acesso em: 14 set. 2021.
GAZOLA, Adriana. Drenagem linfática x Pressão arterial. IDENTITÀ estética, 2018. Disponível em:<https://www.identitaestetica.com.br/noticia/drenagem-linfatica-x-pressao-arterial#:~:text=Talvez%20voc%C3%AA%20se%20pergunte%3A%20uma,drenagem%20se%20torna%20momentaneamente%20contraindicada.>. Acesso em: 14 set. 2021.
2

Continue navegando