Buscar

Estudo Dirigido Trato Gastrointestinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Fixação de Conteúdo: Farmacologia do TGI
Aluna: Heloíza Cunha
1. Quais são os fármacos utilizados para a inibir a secreção de ácido gástrico? Explique o mecanismo de ação desses fármacos e cite exemplos (antagonistas de receptor h2 da histamina, inibidores da bomba de prótons antiácidos.
Antagonistas de receptor h2 da histamina: Podem inibir a secreção de ácido estimulada pela histamina e pela gastrina; a secreção de pepsina também cai com a redução de volume do suco gástrico. Esses agentes não somente diminuem a secreção de ácido tanto basal quanto estimulada por alimentos em 90% ou mais, mas inúmeros ensaios clínicos indicam que também promovem fechamento de úlceras duodenais.
Inibidores da bomba de prótons: O primeiro inibidor da bomba de prótons foi o omeprazol, que inibe irreversivelmente a H+-K+-ATPase (a bomba de prótons), ou seja, a etapa terminal na via secretora de ácido. Reduzem-se as secreções de ácido gástrico basal e a estimulada por alimentos. O fármaco compreende uma mistura racêmica de dois enantiômeros. Como o fármaco é uma base fraca, ele se acumula no ambiente ácido dos canalículos da célula parietal estimulada, onde é convertido em uma forma aquiral e se torna, depois, capaz de reagir com a ATPase e inativá-la. Esse acúmulo preferencial significa que tem um efeito específico sobre essas células.
Antiácidos: Neutralizam diretamente o ácido, que também tem o efeito de inibir a atividade das enzimas pépticas, que praticamente cessa em pH 5. Administrados em quantidade suficiente, por tempo suficiente, podem produzir fechamento de úlceras.
2. Qual o papel do Sistema Nervoso Entérico (SNE) na regulação da função Gastrointestinal e qual o neurotransmissor envolvido?
Os plexos mioentérico e submucoso são interconectados e suas células ganglionares recebem fibras parassimpáticas pré-ganglionares do vago, que são principalmente colinérgicas e excitatórias, embora algumas sejam inibitórias. As fibras simpáticas que chegam são, em sua maior parte, pós-ganglionares. Além de inervar vasos sanguíneos, músculo liso e algumas células glandulares diretamente, algumas fibras simpáticas terminam nesses plexos, onde inibem a secreção de acetilcolina (Cap. 12). Os neurônios no interior dos plexos constituem o sistema nervoso entérico e secretam
não somente acetilcolina e norepinefrina (noradrenalina), mas também 5hidroxitriptamina (5-HT), purinas, óxido nítrico e uma variedade de peptídeos farmacologicamente ativos.
3. Quais os três secretagogos endógenos para o ácido clorídrico?
Os três secretagogos endógenos para ácido são histamina, acetilcolina e gastrina.
4. Como se dar a ação da Cimetidina?
Cimetidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.
5. As úlceras pépticas, o refluxo gastresofágico e a emese são distúrbios gastrintestinais comuns e vários fármacos podem ser utilizados nestas condições. Em relação à farmacologia do trato gastrintestinal, marque a opção correta:
a) A ranitidina é um antagonista do receptor H2 de histamina e atua inibindo a secreção de ácido gástrico. É utilizada no tratamento de refluxo gastresofágico.
b) O omeprazol inibe irreversivelmente a bomba de prótons, aumentando a secreção de ácido gástrico. É utilizado no tratamento de úlceras e da infecção pelo HelicobacterPylori.
c) A metoclopramida é um antiemético que aumenta a motilidade do trato gastrintestinal e que tem como efeito adverso a liberação de prolactina, não sendo recomendado o uso em mulheres que estejam amamentando.
d) O omeprazol é um fármaco altamente estável em pH extremos e os grânulos do fármaco devem ser retirados das cápsulas para facilitar sua absorção.
6. Quais os receptores da gastrina, histamina e acetilcolina na célula parietal, responsáveis pela secreção de HCl?
Histamina: Atua em receptores H1 das células parietais (AMPc). Em maiores concentrações atingem os receptores H2 vasculares.
Gastrina: Estimula secreção de ácido pelas células ECS através da sua ação nos receptores de gastrina/colecistoquinina (CCK2 ), que o Ca2+ intracelular.
Acetilcolina: Estimula receptores M3 nas céls. parietais e nas céls. contendo histamina.
7. Quais os fármacos inibidores da bomba de prótons e como se dar essa inibição?
Os inibidores da bomba de prótons (IBP) são uma das classes de medicamentos mais prescritas no mundo, uma vez que combinam um alto nível de eficácia juntamente com uma baixa toxicidade. Os fármacos inibidores incluem o omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol. Ocorre através de uma inibição irreversível da H+/K+- ATPase, que constitui a etapa terminal na via da secreção ácida.
8. No caso de evidenciação da presença de Helitobacter pylori como deverá ser o esquema de tratamento de pacientes com úlceras pépticas ou duodenais?
O microrganismo poderá, em geral, ser erradicado com um esquema de 1 ou 2 semanas de “terapia tríplice”, compreendendo um inibidor da bomba de prótons combinado aos antibacterianos amoxicilina e metronidazol ou claritromicina; outras combinações são também utilizadas. Ocasionalmente adicionam-se preparações contendo bismuto.
9. Explique como se dar o mecanismo de estimulo e inibição da secreção de HCl.
A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago. A histamina age nos receptores H2 das células parietais. Além disso, quando alimentos proteicos, como a carne, atingem a região antral, há estimulação das células G e consequente liberação de gastrina, Esse hormônio faz as células ECL liberarem histamina, cuja a ação parácrina sobre as células parietais culmina em mais secreção ácida. A histamina é o agonista mais forte na secreção de H+. A secreção de pepsinogênio pelas células principais é estimulada pela acetilcolina liberada pelo plexo mioentérico (controle nervoso) e também pelo ácido no estômago.
10. Como agem os fármacos citoprotetores?
Eles têm a função de aumentar os mecanismos endógenos de proteção da mucosa e/ou proporcionar uma barreira física sobre a superfície da úlcera.

Continue navegando