Buscar

Tópico 1: Uma ciência de crise

Prévia do material em texto

Julia Silva
Aula de Medicina da Conservação dia 13-09 
Tópico 1: Uma Ciência De Crise
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.
Já a biocapacidade, representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano.
Sendo assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção de Dióxido de Carbono (CO2).
Desafios Globais 
O Projeto Millennium é uma iniciativa do Conselho Americano da Universidade das Nações Unidas (UNU) que busca organizar uma rede de planejamento global, com cerca de 700 pesquisadores, futuristas, acadêmicos, executivos, legisladores, educadores e cientistas.
Através de suas visões de futuro e de monitoramentos anuais, estas pessoas concentram os seus esforços para propor soluções para quinze importantes desafios que o mundo está vivendo. O Millennium fornece informações permanentes de forma que lideranças e gestores de cada região do planeta possam identificar, avaliar e analisar temas com impacto global.
São 15 os desafios globais eleitos:
1. Água 
2. População e recursos 
3. Democratização
4. Perspectivas globais de longo prazo
5. A globalização da tecnologia da informação
6. Doenças 
7. A distancia entre ricos e pobres 
8. Paz e conflito
9. Estatuto da mulher 
10. Crime transnacional 
11. Energia 
12. Ciência e tecnologia 
13. Ética global 
14. Desenvolvimento sustentável 
15. Tomada de decisão 
Classificação Dos Serviços Ecossistêmicos 
· Serviços de provisão: fornecimento de recursos; 
· Serviços de regulação: controle dos processos naturais; 
· Serviços de suporte: manutenção de todos os outros serviços ecossistêmicos; 
· Serviços culturais: benefícios não materiais (espiritual, bem estar, lazer e etc.).
Serviços Ecossistêmicos E Bem Estar 
Condições de vida aspectos físicos, mental, psicológico, emocional, espiritual, social (família, amigos, outros), saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstancias da vida.
· Segurança 
· Recursos básicos para uma vida digna 
· Saúde 
· Boas relações sociais
· Liberdade de escolha e de ação
Tendencias Dos Serviços Ecossistêmicos 
Os ecossistemas se degradaram mais rápido e profundamente nos últimos 50 anos do que em qualquer outro período = deterioração da qualidade e/ou da quantidade dos serviços ecossistêmicos.
24 serviços ecossistêmicos analisados (categorias e subcategorias) 15 degradados.

Continue navegando