Buscar

Oferta de Vagas e Evasão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sugestão: Relação entre a oferta de vagas no ensino regular e as condições socioeconômicas necessárias para evitar a evasão escolar e a aumentar a eficácia no processo de aprendizado.
Ainda hoje as escolas publicas próximas a periferia dos bairros não possuem vagas suficientes para atender a comunidade como um todo, então em alguns bairros a oferta de vagas é menor, doque as vagas necessárias para manter as crianças na idade inicial da educação em sua totalidade na escola.
Porém em contra partida, há bairros que possuem vagas mais que suficientes porém não possuem a procura pelos pais dos alunos, ou até mesmo nos anos posteriores fundamental II não há a interesse por parte dos alunos.
A gestão escolar vê na figura do professor uma peça fundamental para a identificação precoce do aluno que posteriormente irá abandonar os estudos. Também é consciente que precisa desenvolver ações que também envolvam os pais como parte importante para a permanência do aluno na escola. Sendo assim quando tratamos de evasão escola, o assunto exige que cada caso seja analisado individualmente, podendo levar em considerações sugestões de professores que podem reduzir os casos registrados anualmente na escola Acredita-se que a parceria da escola com as famílias e com o conselho tutelar é fundamental para manter o aluno frequentando as aulas regularmente. Devemos ressaltar a preocupação dos professores em oferecer um ensino que desenvolva no aluno o gosto pelo estudo. Embora a maioria que frequenta a primeira série do Ensino Médio nessa instituição tenha a vontade de terminar esse nível de ensino, encontramos discentes que não conseguem ver na educação uma melhoria na sua condição de vida.
Fatores externos e internos a escola como: doença, gravidez, reprovação, problemas de relacionamento escolar e extraescolar e desmotivação contribuem para o abandono escolar. Nesse sentido a colaboração dos diversos segmentos da sociedade em parceria com a instituição escolar é uma ferramenta indispensável para a solução do problema. A escola deve reconhecer que dever trabalhar com seus professores para tornar o ensino mais significativo para a vida do aluno e assim sanar a sua principal causa do abandono. O desinteresse revelado pelos jovens pode ser revertido através de uma escola mais viva e envolvida com as necessidades do aluno.

Outros materiais