Buscar

Órgãos Linfáticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Órgãos linfáticos:
· Baço: é um órgão localizado entre o fundo do estômago e o diafragma, ele não filtra linfa e faz um intermédio na circulação sanguínea, por isso a drenagem venosa passa pelo fígado. Também tem participação na resposta imune, reagindo aos agentes infecciosos.
· Timo: são dois lobos laterais mantidos em estreito contato por meio de tecido conjuntivo, em que forma uma cápsula distinta para o órgão todo, localizando-se no tórax e no pescoço, estendendo-se desde a quarta cartilagem costal até o bordo inferior da glândula tireóidea. 
Sua função é de produzir linfócitos. 
· Tonsilas Palatinas: está localizada na parede lateral da parte oral da faringe, entre os dois arcos palatinos, sua função é produzir linfócitos.
· Tonsila Faríngea: é uma saliência produzida por tecido linfático que se encontra na parede posterior da parte nasal da faringe. Durante a infância ela se hipertrofia em uma massa conhecida como adenoide.
· Linfonodos: são órgãos pequenos com formato de feijões localizados ao longo do canal do sistema linfático. Eles armazenam células brancas (linfócitos) que combatem infecções e doenças, que quando ocorre uma infecção pode ser ainda pior, já que eles crescem e ficam mais doloridos. Além disso, eles também liberam os linfócitos para a corrente sanguínea e os linfonodos tendem a se aglomerar em grupos (axilas, pescoço e virilha).

Outros materiais