Buscar

Prévia do material em texto

7
 7
 7
UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME
 
FLEX: SISTEMA OPERACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PIM I
 
 
CAMPINAS 2021 UNIVERSIDADE PAULISTA
NOME
FLEX: SISTEMA OPERACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Antônio Palmeira
 
CAMPINAS
2021
RESUMO
Este projeto, tem como objetivo mostrar dados da empresa Flex, relacionados aos seus sistemas operacionais utilizados na linha de produção, e sobre as práticas de desenvolvimento sustentáveis oferecidos aos funcionários.
Ele contará com demonstrações de satisfação em relação aos sistemas, e quais práticas de desenvolvimento sustentável oferecidas são de conhecimento dos funcionários, analisando também o quanto cada uma dessas práticas é efetivamente executada no cotidiano.
Contando com informações colhidas de dentro da empresa, utilizando um método de pesquisa anônima, os funcionários puderam dar suas sinceras opiniões sobre os assuntos, o que torna os dados mais verdadeiros e significativos, principalmente em relação à insatisfação e falta de informação em devidos pontos.
Estará expresso neste, em gráficos e tabelas para melhor visualização e compreensão dos temas, detalhando cada informação para que qualquer pessoa, mesmo fora da empresa, consiga compreender os assuntos e a justificativa para cada posição de opinião, podendo ter sua própria conclusão sobre o tema.
Palavras-chave: Sistemas. Cotidiano. Pesquisa. Gráficos. Tabelas.
ABSTRACT
This project aims to show data from the company Flex, related to its operating systems used on the production line, and on sustainable development practices offered to employees.
It will have demonstrations of satisfaction in relation to the systems, and which sustainable development practices offered are known to the employees, also analyzing how much each of these practices is effectively carried out in daily life.
With information gathered from within the company, using an anonymous survey method, employees were able to give their sincere opinions on the subjects, which makes the data more true and meaningful, especially in relation to dissatisfaction and lack of information in due points. It will be expressed in this, in graphs and tables for better visualization and understanding of the themes, detailing each information so that anyone, even outside the company, can understand the subjects and the justification for each opinion position, being able to have their own conclusion on the theme.
Keywords: Systems. Daily. Search. Graphics. Tables.
SUMÁRIO
 1 INTRODUÇÃO	6
 2 SOBRE A EMPRESA	7
 3 COLETA E ANÁLISE DE DADOS SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS	7
4 QUAIS SISTEMAS OPERACIONAIS SÃO UTILIZADOS NAS LINHAS DE PRODUÇÃO	7
5 PRÓS E CONTRAS DO WINDOWS 10	8
6 GRAU DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO AO SISTEMA	
OPERACIONAL	10
 7 PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL	13
 8 OS PRINCIPAIS PROJETOS DA SINCTRONCS	13
Centro de inovação e tecnologia	13
Sistema de logística reversa	13
Central de reciclagem	14
Educação e inclusão	14
9 FLEX JAGUARIÚNA	14
 10 CONCLUSÃO	21
 6
 1 INTRODUÇÃO
Este projeto tem o intuito de analisar e comparar os sistemas operacionais utilizados nas linhas de fabricação da empresa Flex, na qual seu site em Jaguariúna produz os celulares da marca Motorola e lanternas traseiras do carro T-Cross.
E sendo uma grande prestadora de serviços espalhada por todo o mundo, tem uma enorme responsabilidade socioambiental, assim como várias ações de desenvolvimento sustentável.
 2 SOBRE A EMPRESA
Empresa: Flex LTDA 
A Flex Ltd. é uma empresa multinacional que presta serviços no setor de manufatura de produtos eletrônicos. A Flextronics foi fundada em 1969 e sua sede administrativa está localizada em San José. Utilizaremos como base de estudo o site da Flex localizado em Jaguariúna, qual presta serviço de manufatura para Motorola de telecomunicações produzindo os celulares da marca, e para a empresa Varroc de automotiva, produzindo as lanternas traseiras do carro T-cross.
Atualmente na Flex, enconteiraram-se aproximadamente quatro mil funcionários, divididos em três turnos.
 3 COLETA E ANÁLISE DE DADOS SOBRE SISTEMAS OPERACIONAIS
Coletar dados acabou se tornando uma tarefa grande, visto que a Flex tem muitos funcionários, contribuindo também para várias opiniões que se divergem.
Para a pesquisa sobre os sistemas operacionais utilizados, bastou questionar o gerente ta planta de Jaguariúna, e para saber o grau de satisfação, foi feito um formulário online, onde o link foi compartilhado com os funcionários e lá eles dariam suas opiniões, assim como em relação aos dados de ações de desenvolvimento sustentável, onde foi questionado quais eles conheciam, e quais praticavam no seu dia a dia
 4 QUAIS SISTEMAS OPERACIONAIS SÃO UTILIZADOS NAS LINHAS DE PRODUÇÃO
Os sistemas operacionais utilizados nas linhas de produção e programação dos produtos é Microsoft Windows 10.
 5 PRÓS E CONTRAS DO WINDOWS 10
Usa-se o Windows 10 nos computadores, devido à facilidade de utilização, e a fácil familiarização com o sistema e isto é atribuível a tudo, desde a aparência padronizada de quase todos os programas escritos para Windows até a forma como o sistema de ficheiros tem sido apresentado desde os dias do MS-DOS (disco A:\, disco C:\, etc.)
Sem contar a enorme gama de softwares disponíveis para windows, que ajuda em todo o tipo de função, desde o controle de materiais nas linhas de produção, à quantidade de telefone que começaram a ser produzidos e quantos foram finalizados com sucesso. E também a assistência aos computadores torna-se mais fácil para a área de T.I por ser mais simples e acessível e ter compatibilidade com versões anteriores, podendo ser atualizado sem perder funções e dados.
Como o computador é utilizado na produção para várias finalidades, o Windows ainda tem uma vantagem sobre a concorrência na área de suporte Plug & Play para hardware de PC. Desde que os drivers certos estejam instalados, o Windows irá normalmente fazer um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware, como scanners, mouses, impressoras e ferramentas que potencializam a linha de produção.
As observações que devem ser feitas sobre o sistema, é que precisa de um determinado investimento em hardware, como processador, memória e disco rígido, devido a todas as funcionalidades adicionais.
Os funcionários responsáveis por fazer a manutenção dos computadores enfrentam um grande desafio pois o apoio gratuito prestado aos utilizadores finais têm vindo a ser drasticamente reduzido ao longo dos anos. Para as empresas que dependem dos produtos Microsoft, isto traduz-se em maiores riscos e custos mais elevados.
Atualmente, todos os utilizadores de Windows dependem fortemente do sistema automático Windows Update que aplica todas as correções necessárias aos computadores Windows através da Internet. Infelizmente, este sistema de atualização não é muito fiável; tem tido todo o tipo de problemas. Recentemente, por exemplo, estava a dar aos computadores que necessitavam de patches de segurança críticos um atestado de saúde limpo.
 
A resolução de problemas com o Windows seria muito mais fácil para os utilizadores e o pessoal de apoio se apenas eles soubessem o que realmente se está a passar. Infelizmente, apenas a Microsoft tem acesso totalao código fonte do seu software, e como não são gerados ficheiros de registo, os seus utilizadores podem tentar deduzir o que causa os seus problemas apenas por tentativa e erro. Na melhor das hipóteses, isto é demorado, enquanto na pior das hipóteses pode tornar um programa impossível de trabalhar.
Outro aspecto desta questão tem a ver com a segurança interna, de um ponto de vista administrativo. A configuração de qualquer computador é demorada e o Windows não é certamente uma excepção. Portanto, é melhor se os utilizadores poderem ser impedidos de fazer alterações em certas partes do sistema, seja de propósito ou por acidente. Infelizmente, só com grande dificuldade é possível alcançar um nível de controle administrativo de grande qualidade nos sistemas Windows, razão pela qual raramente é visto fora das grandes organizações. O que tudo isto significa para as empresas é que os sistemas Windows requerem muito mais tempo e esforço de manutenção do que outros sistemas. Não o fazer só resultará em mais perda de produtividade ou pior.
Ou seja, o Microsoft Windows tem uma base de utilizadores muito grande, portanto, a maioria dos fabricantes de hardware suporta drivers Windows para os seus produtos, a maioria dos programas Windows não são de código aberto, a Microsoft tem feito grandes melhorias de segurança no seu sistema operativo ao longo dos anos, o Windows continua a ser o mais vulnerável aos vírus, ao malware e a outros ataques.
O Microsoft Windows inclui a sua própria secção de ajuda, tem uma vasta documentação e ajuda online disponível e existem livros sobre cada uma das versões do Windows, o Windows tem uma vantagem sobre a concorrência na área do suporte Plug and Play para hardware de PC, o Windows fará normalmente um bom trabalho no reconhecimento de novo hardware.
Existe uma enorme seleção de software disponível para Windows, Isto deve-se ao domínio da Microsoft no mercado mundial de sistemas operativos para PC e software de escritório, Se você anseia pela mais recente tecnologia de jogos para PC, então você precisa do Windows, Uma infinidade de títulos de jogos estão disponíveis para Windows, bem como muitos hardwares de jogos especiais que são suportados.
Todos os sistemas operativos têm os seus prós e contras. O Windows não é exceção.
(Margarida Reis (As Vantagens E Desvantagens Do Sistema Operativo Windows))
 6 GRAU DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO AO
SISTEMA OPERACIONAL
De acordo com os funcionários da empresa, a utilização do windows nos computadores, ajuda o trabalho no dia, facilitando o controle de tarefas e organização das funções, assim como na linha de produção acompanhar o desempenho da fabricação e registrar o histórico individual de cada aparelho em cada etapa da montagem, o empecilho deste processo é como citado antes, é a necessidade de investimento em hardware, que a falta dos mesmos resulta em travamentos e lentidão.
Como trata-se de um sistema mais voltado para uso pessoal, seu desempenho em uma empresa de produção de larga escala acarreta várias observações, como, para uso nos computadores dos funcionários que atuam fora da linha de produção, como controle de estoque, acompanhamento de falhas e processos da linha, manutenção das bancadas de trabalho, o sistema acaba sendo um pouco lento, pois deve executar várias funções em vários programas e janelas diferentes, então a satisfação desses usuários acabam não sendo tão positivas.
Já para o processo na produção em si, como só é utilizado apenas um programa, chamado FlexFlow, que controla e registra o passo a passo da produção de cada aparelho, onde é necessário apenas escanear o número de série do mesmo para registrar aquela etapa de montagem, o sistema operacional trabalha da maneira rápida e leve. Dividindo assim a opinião dos funcionários de modo geral.
Como mostra o gráfico, a maioria dos funcionários da empresa encontram-se insatisfeitos com o sistema, em suas opiniões o que o torna ruim é a lentidão, e travamento quando são demandados demais funções.
Diante de cem funcionários questionados, dividindo a avaliação em três opções, encontram-se em média 33 dos funcionários em cada posição, e as opiniões negativas estão acima da média.
A opinião dos funcionários que avaliaram o sistema tem uma variante elevada.
A moda de avaliação se mantém em Ruim, onde estão 40 dos cem funcionários questionados.
Uma tabela de dados foi dividida em duas partes para melhor compreensão.
Primeiramente, os dados foram organizados para encontrar a média:
Após encontrar a média, podemos montar nossa tabela de dados estatísticos: 
Analisando os dados acima, podemos concluir que a insatisfação dos funcionários em relação ao sistema operacional é grande, mesmo tendo avaliações positivas a maioria dos funcionários da empresa ainda acham o sistema indevido para sua função.
Já em relação ao sistema android, o grau de satisfação é avaliado pelo consumidor final, o cidadão que vai até a loja comprar seu aparelho celular. Ele não é utilizado na empresa, é apenas o serviço oferecido pela mesma.
 7 PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Sinctronics, uma empresa fundada pela Flex, é responsável pela parte de sustentabilidade, oferecendo seus serviços também para outras empresas.
O SINCTRONICS™ desenvolveu infraestrutura e tecnologia para coletar e transformar eletroeletrônicos em matéria prima e peças para novos produtos. Baseados em uma economia circular, buscamos gerar valor a partir do que antes era descartado pela indústria, reinserindo materiais na cadeia produtiva e reduzindo a dependência dos recursos naturais.
Criado em 2012, o SINCTRONICS™ é o primeiro ecossistema integrado de soluções sustentáveis voltado para o mercado de eletroeletrônicos: integra logística reversa, processamento dos materiais, investimentos em pesquisa e desenvolvimento em busca não só de novos usos para os componentes recebidos, como também para garantir a qualidade do material produzido, e permitir que os clientes tenham acesso a essa infraestrutura para suas pesquisas. Além disso, o SINCTRONICS™ ainda pode promover inclusão social e educação ambiental.
Em contraponto ao tradicional modelo linear de produção, da extração dos recursos naturais ao descarte final dos produtos pós-consumo, o SINCTRONICS™ adota um processo circular: em conjunto com seus clientes, pensa os materiais em ciclos contínuos – fabricação, uso, recuperação, desmonte e re-fabricação.
 8 OS PRINCIPAIS PROJETOS DA SINCTRONICS
• Centro de inovação e tecnologia
Desenvolve soluções para reduzir os impactos ambientais das empresas, reaproveitando os resíduos e melhorando os recursos da cadeia produtiva. Por meio de pesquisa e desenvolvimento, cria soluções sustentáveis para o uso de insumos reciclados.
• Sistema de logística reversa
Cria e opera sistemas para coleta de eletroeletrônicos e envio ao centro de reciclagem. A estratégia logística é definida de acordo com a demanda de nossos clientes e o equilíbrio entre custo e níveis de serviços requeridos. Todas as demandas são registradas e rastreadas desde a solicitação até a entrega final. São 400 pontos de recebimento que recolhem 150 toneladas de produtos ao mês.
• Central de reciclagem
Alta tecnologia disponível para separação, processamento e reciclagem de qualquer equipamento eletroeletrônico ao fim da sua vida útil, com pontos de coleta alocados nas recepções da empresa.
• Educação e inclusão
O SINCTRONICS™ promove parcerias para potencializar, interagir e desenvolver conhecimentos na área de tecnologia no Brasil. Para isso, integra práticas educacionais e sociais que estimulam possibilidades de aprimoramento e crescimento profissional
(Sinctronics a Flex Founded Company)
 9 FLEX JAGUARIÚNA
E dentro do site da Flex há a Reciclagem de resíduos comuns (papel, vidro, plástico, metal, e lixo orgânico).
E parte da água usada na fábrica vem da filtragem de um lago próprio da empresa, fazendo um círculo de consumo, onde eles filtram a água do rio, e o que era para ser ‘’descartado’’, passa novamente pelo processo de limpeza e retorna ao lago.Foi feita uma pesquisa com 160 funcionários, para saber quais práticas de sustentabilidade da empresa eles conheciam, e quais eles praticam.
O gráfico abaixo mostra a relação de cada ação, e quantos funcionários conhecem ou não cada prática na empresa.
Podemos observar que a moda de prática é a Reciclagem, onde de 160 funcionários pesquisados, 149 reconhecem esta ação.
A média de pessoas por prática é de 105, podemos ver que a maioria das práticas está acima da média no conhecimento dos colaboradores
Ao montar uma tabela estatística dividida em duas partes para melhor compreensão, teremos os seguintes resultados. 
E após calcular a média, teremos as informações dos dados
Com isso podemos concluir que há um grande desvio de acesso à informação, onde algumas práticas são conhecidas por muitas pessoas, enquanto poucos sabem sobre outras.
Ter conhecimento de tal prática de desenvolvimento sustentável, ou não, não implica de certo modo na sua execução, a seguir, veremos quantas pessoas dentro da nossa pesquisa, executam cada ação no cotidiano da empresa, por exemplo, a moda de prática de desenvolvimento sustentável, que os funcionários não aplicam no seu cotidiano, é o sistema de logística, com 150 funcionários dos 160 pesquisados.
Com esse gráfico, podemos ver que mesmo com a maioria das práticas de desenvolvimento sustentável, sendo conhecida pelos colaboradores, nem todas são praticadas.
Em média a grande maioria das ações de desenvolvimento sustentável não são praticadas, devido à dificuldade de acesso, ou falta de orientação de como proceder sobre a ação, podemos ver que a maioria dos funcionários mesmo conhecendo as práticas da empresa, não as executam no dia a dia.
E vemos também, que muitas pessoas executam a ação sem ciência da prática, como por exemplo a reciclagem e economia da água. A maioria dos funcionários praticam a economia da água, quando lavam as mãos ou usam copos no bebedouro, mas não sabiam da existência da prática de sustentabilidade que é fazer um ciclo de reutilização da água do rio. Ou até mesmo a reciclagem, onde todos os funcionários da empresa fazem a separação dos resíduos, devido aos pontos de coleta bem sinalizados e as latas de lixo bem identificadas, mas nem todos sabiam que isso é reciclar.
E temos alguns pontos como, os funcionários sabem da existência da prática de sustentabilidade, mas sua participação na mesma é limitada, como o sistema de logística, que coleta e encaminha eletrônicos e palestras, das quais a minoria dos funcionários conseguem participar.
A comparação do conhecimento da prática e execução da mesma, deixa isso mais fácil de ser visualizado.
Analisaremos uma tabela estatística utilizando os dados das pessoas que praticam essas ações de sustentabilidade, dividida em duas partes para melhor compreensão.
Primeiro, encontramos a média:
Depois, aplicamos as fórmulas estatísticas e organizamos os dados: 
 10 CONCLUSÃO
Utilizar um sistema operacional que seja adequado para a função que ele realizará, com certeza é um ótimo investimento, pois se não fossem os travamentos e lentidão do Windows, com certeza as linhas de manufatura e suporte seriam bem mais rápidas e estáveis, vendo que em caso de problemas, a resolução do mesmo seria ágil e certeira, evitando maiores frustrações dos trabalhadores.
O windows é um bom sistema, mas para a grande exigência de executar múltiplas funções e serviços, ele acaba se tornando um peso, onde tudo vai depender se ele aguenta ou não rodar os processos sem prejudicar na meta de produção. É um risco a se correr, mas sabendo desses detalhes, os responsáveis pelos computadores precisam ficar atentos para garantir um bom funcionamento de tudo e ter uma atenção redobrada para garantir o trabalho contínuo sem maiores danos.
Já as práticas de desenvolvimento sustentável, são ações reconhecidas pelos funcionários, e praticadas, de modo que a empresa ganha diversas premiações de reconhecimento todo ano. A reciclagem no dia a dia, o investimento em pesquisa, tudo isso, faz a Flex ser uma empresa definitivamente empenhada nos seus projetos, e além de praticá-los, a empresa ainda cobra de seus parceiros esses atos também, para que todos os produtos fabricados aqui, desde a matéria prima, tenham bons precedentes e sejam carregados de ações positivas para a melhoria contínua do todo.
 11 REFERENCIAS
Margarida Reis. As Vantagens E Desvantagens Do Sistema Operativo Windows. Disponível em: https://interessantissimo.pt/curiosidades/vantagens-desvantagens-windows/ . Acesso em :07/04/2021
Sinctronics a Flex Founded Company. Sinctronics: O que oferecemos. Disponível em:
https://sinctronics.com.br/ . Acesso em 07/04/2021

Mais conteúdos dessa disciplina