Buscar

Gestão da Biodiversidade A 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão da Biodiversidade – Atividade Avaliativa 1
Nesta Unidade verificamos que um conceito de diversidade biológica (ou biodiversidade) bastante utilizado é o da Convenção sobre Diversidade Biológica, que organiza os componentes da biodiversidade em três níveis: ecossistemas, espécies e genes. Segundo essa definição, a biodiversidade seria a “[...] variabilidade de organismos vivos de todas as origens e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas” (MMA, 2000, p. 9). 
Entretanto, como também foi visto na Unidade, a termo biodiversidade é complexo e suas definições suscitam críticas e, até mesmo, a tentativa de criar novas terminologias. Neste contexto, nem sempre é um conceito de simples compreensão para os cidadãos em geral. 
Com isso em mente, realize uma breve pesquisa e monte um texto em estilo jornalístico, explicando em linguagem simples a importância da biodiversidade para a humanidade. Não se esqueça de incluir pelo menos três exemplos de usos da biodiversidade relacionados ao nosso dia a dia.
A palavra biodiversidade aparece constantemente nos noticiários e normalmente está relacionada com notícias aparentemente ruins, tais como a sua diminuição ou problemas ambientais que a afetam em uma região.
É graças á biodiversidade, que se pode obter alimentos, roupas, medicamentos e energia, representando uma das maiores riquezas do planeta terra, embora seja pouco valorizada. A sua importância para o bem-estar e a saúde humana ganhou destaque quando o processo de perda da diversidade biológica alertou para a necessidade da conservação e do uso racional dos recursos naturais, com proteção de serviços dos ecossistemas naturais. E também diante da escalada de impactos ambientais causados pelo homem na biosfera e do reconhecimento da valoração dos ecossistemas naturais e do imenso potencial que as espécies têm para a economia humana em geral e como fonte potencial de fármacos em particular 
A destruição e a alteração dos ecossistemas naturais, resultando em perda da biodiversidade, são consequências da interferência não controlada do homem na natureza, incluindo expansão urbana, conversão da cobertura vegetal natural em pastos ou campos agrícolas, mudanças climáticas e grandes obras de infraestrutura, usinas hidrelétricas e outras formas de transformações do ambiente natural.
A perda da biodiversidade acarreta diversos danos ao planeta, afetando diretamente a teia alimentar de uma região e provocando o desequilíbrio dos ecossistemas. Além disso, a redução das espécies compromete de forma grandiosa a economia de um país.

Outros materiais