Buscar

PCC 2° semestre

Prévia do material em texto

PCC 2° Semestre
Comunicação e Expressão
Como puro e direto objetivo, o conceito da disciplina Comunicação e Expressão tem como ponto chave a ideia de demonstrar o quão importante é entender os meios de comunicação ao qual estamos inseridos, dos quais usamos para obter e repassar informações. 
Dessa maneira, não há como falar em comunicação sem tocar no conceito de ambiente, sociedade. O ser humano, como um ser Biopsicossocial, é um ser que se comunica com o ambiente, com os outros indivíduos desse ambiente, na maioria do tempo, sofrendo interferência desse meio, prescrevendo ações e comportamentos aos quais cabem á esse ambiente. 
O que se deve levar em consideração é que, um ser que está inserido em um meio, de acordo mesmo com teorias relacionadas à psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento, aprende ideias e conceitos coletivos de sociedade e, posteriormente, reproduz esses ensinamentos de maneira individual. Desse modo, encontramos o conceito onde o ser é influenciado pelo ambiente, mas também o influencia da mesma maneira. Ou seja, ele não é apenas um ser ativo, mas interativo também. 
Para Jovchelovitch (2000), as representações sociais são encontradas nas reuniões públicas, nos cafés, nas ruas, nos meios de comunicação, nas instituições sociais, enfim, no encontro publico de atores sociais, nos espaços em que os sujeitos sociais se reúnem para falar e dar sentido ao cotidiano. 
E para Sá (1996), o que permite uma distinção das representações sociais é o fato de serem vinculadas a inserções sociais especificas e determinadas praticas de comunicação socialmente definidas. As representações sociais possibilitam uma articulação entre os sistemas de comunicação e os sistemas de organização cognitiva. 
É importante salientar que, além dos meios diretos de comunicação entre indivíduos, a troca de informações também ocorre por ferramentas criadas pelo homem, como por exemplo, materiais escritos, como livros, revistas, jornais; por mídia gravada, como filmes, vídeos, áudios, músicas etc. (principalmente nas últimas décadas onde a tecnologia permite gravações e reproduções de tais conteúdos).
Conforme todo o meio que está inserido é amplo e cheio de possibilidades, a maneira com que cada ser individual se desenvolve é única, podendo ter semelhanças, mas sempre apresentando suas singularidades. Isso decorre pela reorganização mental de cada um, pelas assimilações pessoais de cada um em relação ao ambiente. 
Analisando desta maneira, podemos perceber certas similaridades entre indivíduos pertencentes ao mesmo grupo, criando assim o conceito de senso comum de sociedade, variando de acordo com o grupo ou sub grupo. 
A imagem escolhida: 
Fonte: O uso da linguagem para mudar a mente: a herança de Milton Erickson, por DUTRA, Bruna. 
Disponível em: < https://blog.cicloceap.com.br/o-uso-da-linguagem-para-mudar-a-mente-a-heranca-de-milton-erickson/>.
A imagem acima foi escolhida pelo fato de representar a ideia base da comunicação. Tudo o que está dentro de um ser, ou seja, o que ele aprendeu e sabe, é reflexo do meio onde ele é inserido, e da mesma maneira, é ele quem constitui esse meio através de conceitos que ele mesmo aprendeu sobre o meio. 
De qualquer maneira, pode-se resumir a ideia na frase “o homem é construído pelo ambiente que ele mesmo constrói a sua volta”. 
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Jovchelovitch, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Sá, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
Psicologia do Desenvolvimento/Aprendizagem
Como base de estudos para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizado, temos os teóricos e psicólogos Vygotsky, Piaget E Wallon. O trabalho de ambos é de extrema importância para quem queira entender melhor como um ser humano por aprender ou melhorar o aprendizado de um individuo ou um grupo. 
De maneira resumida, podemos considerar Vygotsky como defensor do meio social sendo o principal responsável pelas características e predefinições de cada indivíduo, sendo ele assim, totalmente maleável a sociedade que o cerca em seu período de aprendizado.
Piaget, por outro lado, não ignorando a influencia social, mas lhe dando menos credibilidade pela formação do indivíduo, acredita que as características biológicas herdadas de seus progenitores são o ponto crucial para essa integração do conhecimento ao mesmo, de maneira a colocar genética como principal contribuinte ao desenvolvimento individual. 
Por outro lado, Wallon interage com o individuo de maneira mais aberta, não deixando qualquer ponto sendo o principal responsável pelo aprendizado do mesmo, mas identificando que tanto os aspectos sociais quanto biológicos, afetivos e intelectuais têm grande importância para um desenvolvimento completo do ser no âmbito no qual ele está inserido.
De qualquer maneira, não cita apenas capacidades intelectuais, mas também da bastante reconhecimento para o desenvolvimento físico e social desde o inicio da vida do individuo como ser até sua fase adulta. O que deve ser levado em conta não são apenas números ou considerações rasas sobre indivíduos, mas sim a capacidade do ser humano de se integrar ao meio que se vive levando em conta suas caraterísticas biológicas. 
A imagem escolhida: 
Fonte: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para coaches e RH's, por Equipe Aspectum 
Disponível em: < https://aspectum.com.br/blog/psicologia-do-desenvolvimento-e-da-aprendizagem>.
A imagem acima foi escolhida por representar a individualidade de cada ser em meio ao ambiente no qual vive, pois, apesar de todos apresentarem características muito parecidas, nenhum será exatamente igual ao outro, deixando óbvio a ideia de que a formação de cada ser isolado depende de várias ocorrências e influências, estas que ocorrem por toda a vida do indivíduo, mas principalmente durante seus primeiros anos de desenvolvimento. Na imagem, fazendo uma analogia, a ideia do papel amassado representa cada aprendizado que cada um obtém, sendo que não se consegue amassar com as mãos duas folhas de papel separadamente e obter as mesmas marcas exatas em ambas. Já o único rosto colorido, faz alusão ao ser que, sendo influenciados de varias maneiras, nunca para de se desenvolver, de aprender algo novo. Sua mente sempre está aberta a novas experiencias. 
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Psicologia Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem, de BORDIN, Jussania Basso, OTTONELLI, Juliana Cerutti, PIOVESAN, Josieli e PIOVESAN, Laís. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/07/MD_Psicologia-do-Desenvolvimento-e-da-Aprendizagem.pdf>.
História do Brasil Colônia
De maneira geral, podemos encarar o período colonial brasileiro como um verdadeiro retrato das mudanças que a união de vários povos distintos estava gerando ao ter que conviver numa mesma sociedade. Não dizendo isso apenas dos povos africanos e nativos que eram escravizados e subjugados, mas também do homem europeu branco que, mesmo vindo de uma cultura que se julgava superior às outras, também sofria com essas mudanças e misturas ocorridas aqui.
De qualquer modo, todos estavam sob uma alteração em suas rotinas, pequenas mudanças em sua cultura que, mesmo não percebendo a magnitude disso, foi o que gerou o que chamamos hoje de “cultura brasileira”.
A ideia central é entender que a população que ocupava o território brasileiro (o que pode ser considerado embrião da sociedade brasileira) era formado por vários grupos distintos, vindos de lugares diferentes, tendo características bem dissonantes. Porém, deve-se lembrar que, conforme o convívio entre estas, muitas vezes obrigado de maneira forçosa, rendeu ao país uma celebre divergência e miscigenação cultural, ao qual, hoje, sabemos ser proveniente de tantas culturas diferentes. 
O que se deve deixar claro é que, muitos costumes e ideias foram alteradas dentro de indivíduos já formados em seus lares originais. Tais mudanças só ocorreram devido a comunicação e interaçãosocial que vários indivíduos de divergentes culturas e sociedades foram inseridos num novo meio, assim, concebendo uma nova forma de sistematizar esse meio de acordo com os aspectos que cada um levava consigo sobre sociedade. 
De uma maneira ou de outra, o conceito de sociedade daqueles primeiros imigrantes foi alterado ao colocar em sua rotina indivíduos de culturas diferentes a dele, e o mesmo aconteceu com os nativos e outros todos que aqui se encontravam. O que deixa-se claro é a construção de uma sociedade que, sem perceber, se misturou a outras que, também sem perceber, contribuíram para a construção da nação, na orientação de um comportamento similar entre todos indivíduos, no ponto comum de comunicação e linguagem que era usado, no acerto de todos os pontos que poderiam interferir na relação entre indivíduos dessa nova sociedade que era montada por certos valores predominantes, mas que varias outros foram abarcados juntos.
A imagem escolhida:
Fonte: O que foi a Revolta de Beckman? Sabia o que ela mudou no Maranhão. Por CURADO, Adriano. 
Disponível em: < https://conhecimentocientifico.r7.com/o-que-foi-a-revolta-de-beckman-sabia-o-que-ela-mudou-no-maranhao/>
A imagem escolhida é referente à revolta dos irmãos Beckman, movimento ocorrido entre os anos de 1684 e 1685, sendo seus principais motivos o descontentamento da população com a Companhia do Comercio do Maranhão (estado onde ocorreu a revolta, contestação dos preços que Companhia pagava por seus produtos, preços altos pagos em produtos vindos da metrópole, péssima qualidade desses mesmos produtos entre outros. Mas o que deve ser levado em conta é que, em meio a uma sociedade com poucos direitos em relação a minoria mandataria, sendo uma população diversa, ainda houve a ideia de tentativa de mudança para um beneficio geral daquele grupo que se revoltava. 
Em suma, o que quero deixar claro é que, pois mais que uma sociedade tenha problemas, seja qual for sua origem, o homem social sempre há de se destacar como alguém que luta dentro do seu meio para obter aquilo que entende como benéfico, através de seus valores sociais e pessoais. 
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Teoria das representações sociais: a ruptura de paradigmas das correntes clássicas das teorias psicológicas, de ROCHA, Luis Fernando. Disponível em <https://www.scielo.br/j/pcp/a/wrWbcH7fPm37DBzk6x4JmKK/?lang=pt>.
História Antiga e Medieval
Quando se fala em sociedade moderna (pelo menos no lado ocidental do planeta), não há como não citar conhecimentos ou frases retiradas de autores da filosofia grega antiga, como Sócrates, Aristóteles, Mileto, Anaxímenes, Anaximandro entre outros. E isso se reflete na maneira com que mantemos nossa sociedade atual. Valores e crenças pensadas e repensadas ainda na Grécia Antiga são como regras a serem seguidas em tribunais jurídicos, câmaras políticas e até mesmo em reuniões entre condôminos e síndicos para elaboração de regras de convivência. Isso tudo, no tocante a história em si, podemos perceber a importância que aqueles estudos de mais de 3000 anos têm ao serem analisados e questionados por jovens que ainda estão se adequando ao meio social onde estão inseridos.
Mas não é somente em pensamentos filosóficos que isso se encaixa. Há também (não só dos gregos antigos, mas também de vários outros povos) ideias, criações e conceitos que entram dentro do nosso cotidiano de maneira mais simples, como por exemplo, os números romanos que, por mais que não consigam representar todos os tipos de numerais conhecidos e atualizados, ainda são usados em relógios, livros, revistas, na maneira como se escreve e, apesar de alguns se confundirem com eles, ainda estão dentro do convívio de muitos indivíduos atualmente. 
Voltando aos gregos, a ideia de teatro que, nas últimas décadas deu origem ao cinema, por mais simples que pudesse parecer a ideia de representar alguma história por meio do teatro, é até hoje uma maneira de expressão de arte muito conceituada, repassando histórias e conhecimentos adquiridos há séculos e ainda perdura como herança de uma sociedade culta e observadora. 
Entre todas as contribuições gregas, como a religião, a arte, a filosofia, política etc., uma das maiores contribuições foi a ideia de espirito cientifico onde, por meio de lendas e contos, repassaram conceitos míticos e reais de maneira singular.
Os egípcios, talvez nem pensassem nas contribuições que dariam para as eras posteriores, mas com sua arquitetura e sua medicina, foram indispensáveis para a sobrevivência das sociedades que os conheciam.
Tudo o que se conhece como “conhecimento antigo” pode ser qualificado como objeto histórico para estudo, mas também, herança de sociedades anteriores que, de maneira direta ou indireta, foram cruciais para a formação de estruturas sociais mais recentes, formulando assim um conceito de senso comum em vários aspectos. Seja em assuntos políticos, culinários, arquitetônicos ou até mesmo sociais, deve-se muito á essas sociedades antigas por facilitar o desenvolvimento humano com as ferramentas que possuíam no momento, para, posteriormente, serem aprimorados por pensadores e criadores com as mesmas necessidades e pensamentos. 
A imagem escolhida:
Fonte: Máscara, por ARAUJO, Lindomar da Silva. 
Disponível em: <https://www.infoescola.com/artes/mascara/>
Esta imagem possui vários significados, dependendo de como é analisada. Mas, se analisarmos no contexto de sociedade, vemos a representação pura da diversão sendo trabalhada junto a percepção de sociedade e grupo. Temos como referencia as emoções humanas sendo representadas por artistas que repassavam seus papeis para uma melhor atuação, e assim, uma representação mais fiel ou mais emotiva de algo que queriam encenar. Isso se reflete na ideia de a população se reunir e assistir tais peças, identificando conceitos pessoais dentro das encenações e assim, formular um melhor conhecimento sobre si mesmo e sobre a sociedade onde está inserida. A comunicação entre teatro e público era muito forte, sendo algo presente até a atualidade.
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Legado Romano para a Humanidade, por RAMOS, Jefferson Evandro Machado. Disponível em <https://www.suapesquisa.com/historia/legado_romano.htm>.
O Legado Cultural Grego, por BORGES FILHO, João Nascimento. Disponível em:<https://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/O-Legado-Cultural-Grego.pdf>.
Introdução à Problemática Ambiental
A questão ambiental é discutida e difundida em sociedade há vários anos, porém, ainda há muito o que se fazer e pensar sobre o assunto. Por vários séculos, desde os mais recentes avanços tecnológicos da humanidade, o planeta tem sido explorado e consumido, muitas vezes de maneira exagerada e prejudicial. É claro que não existe maneira de uma sociedade se desenvolver economicamente sem a consumo de parte do meio onde reside, por isso se tem o conceito de desenvolvimento sustentável. 
O ser humano, desde quando começou a entender a ideia excedente de produção, ao fim do sistema feudal, teve início uma corrida desenfreada por maior produção e lucro. Isso perdurou por séculos, e devido aos resultados e mudanças ocorridas pelo avanço da tecnologia, o consumo do planeta também cresceu muito. 
Por isso, percebendo-se o que está acontecendo com o ecossistema, governos e organizações políticas veem trabalhando para um equilíbrio entre toda essa produção e consumo com a conservação do meio ambiente.
Vemos propostas dessas politicas em comerciais de TV, propagandas na internet, cartazes pelas ruas, campanhas em escolas e universidades etc. E isso é sinal de uma preocupação honesta com o planeta, com a casa de uma espécie que, por mais que seja bastante egoísta e consumista, ainda sente a necessidade de preservar o ambiente onde vive. 
Dessa maneira, grande parte da comunidade cientifica têm discutido temas como aquecimento global, efeito estufa, desmatamento etc. em eventos mundiais e divulgados em grandes mídias, na tentativa dessa conscientização sobre a causa ambiental. 
A Imagem escolhida:
Fontes: Aquecimento Global:O que é, Causas e Consequências, por PINSKY, Vanessa.
Disponível em: <https://fia.com.br/blog/author/vanessa-pinsky/>.
A imagem acima faz uma reflexão sobre a responsabilidade de indivíduos isolados, mas também como grupos e sociedades na preservação do planeta onde habitamos. A questão proposta é identificar a responsabilidade do ser humano em conservar ou destruir o ecossistema aqui existente, e em como um grupo social pode, com ferramentas e propósitos bem embasados, manter o equilíbrio entre a meta de sociedade bem desenvolvida, ao mesmo tempo que provoca e valoriza a natureza de maneiras que não atrapalhemos ou prejudiquemos sociedades não humanas que aqui residem, feito as árvores, animais, insetos etc. 
CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Aquecimento Global: O que é, Causas e Consequências, por PINSKY, Vanessa.
Disponível em: <https://fia.com.br/blog/author/vanessa-pinsky/>.
As duas facetas do consumo e suas consequências, por GAUTÉRIO, Bruna.
Disponível em: < https://www.redeicm.org.br/revista/wp-content/uploads/sites/36/2019/06/a2_remc_cmdset2010.pdf>.

Continue navegando