Buscar

Aula 1 - Apresentação de disciplina

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
PROFESSORA RENATA CAVALLAZZI ZIMMER
1a FASE ADMINISTRAÇÃO
*
*
*
Comunicação Empresarial
Professora Renata Cavallazzi Zimmer
Graduada: Letras – Inglês/Português UFSC
Mestre: Gestão Estratégica das Organizações ESAG
GRZ Consultoria Empresarial e Educacional – sócia proprietária.
Estácio de Sá – 2000 – atual – docente e administrativo
*
*
*
Comunicação Empresarial
E-mail: renata@sc.estacio.br
Pasta xerox: 
*
*
*
APRESENTAÇÃO
Nesta disciplina o aluno desenvolverá sua capacidade de ler, interpretar e produzir textos escritos em linguagem culta, a partir do domínio da gramática instrumental, da micro e macroestruturas textuais. Conhecerá as características fundamentais da linguagem, formas narrativas e dissertativas aplicadas a comunicação no campo das organizações. Terá a oportunidade de realizar atividades de estudo e pesquisa em sala de aula e leitura de textos. 
*
*
*
COMPETÊNCIAS
 Produzir textos com coerência, coesão e adequação de linguagem, com consciência de sua estrutura e articulação para os diversos meios de comunicação.
Analisar e interpretar textos, temas e situações do cotidiano de forma crítica, estabelecendo sua relação com a realidade e os processos de comunicação.
*
*
*
COMPETÊNCIAS
Produzir textos com estruturação específica identificando as diferenças entre argumentação e persuasão, fato e opinião, levando em conta o contexto de comunicação social.
Criar textos para produtos de comunicação nas organizações, de forma adequada às suas especificidades, a partir da análise crítica e interpretação de situações do cotidiano.
*
*
*
CONTEÚDO
Unidade I:
Fundamentos Lingüísticos da Comunicação. Orientação Ortográfica. Sintaxe da Língua Portuguesa. Tipologias textuais: narração, descrição e dissertação. Argumentação. Leitura e interpretação de textos. 
*
*
*
CONTEÚDO
Unidade II:
Produção de textos orais e escritos. Comunicações administrativas. Correspondência comercial oficial: atas, aviso, carta comercial, declaração, memorando, ofício, requerimento. Relatório, pareceres e laudos técnicos. 
*
*
*
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Exercícios – concordância, crase, emprego palavras, estrangeirismos, emprego dos verbos haver, ter, fazer e existir, pontuação, emprego de pronomes etc.
Técnicas redacionais – aula expositiva
Interpretação de texto – exercício/debate
Produção textual
*
*
*
AVALIAÇÃO
Produção textual – 25%
Avaliação – 60%
Exercícios em sala 15%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais