Buscar

Tipos de Kanban

Prévia do material em texto

Quais são os tipos de Kanban?
A principal diferença entre os sistemas Kanban são os tipos de cartões Kanban que cada sistema está usando. Assim como o processo possui estágios diferentes, temos diferentes tipos de cartões Kanban que se assemelham a cada estágio. Cada cartão tem seu próprio papel em um segmento específico do processo de produção e sinaliza as ações apropriadas a serem tomadas. Vamos agora conferir os diferentes tipos de Kanban que existem.
Kanban de produção
Esse tipo de Kanban é provavelmente o mais básico. Vemos esse tipo de cartão usado em qualquer lugar, desde a fabricação até o desenvolvimento de software. O Kanban de produção começa com uma lista abrangente de todos os itens que precisam ser concluídos em um horário específico.
A estação de trabalho fornece um cartão de produção para uma área da instalação solicitando os tipos de materiais (ou tarefas) necessários. O cartão Kanban de produção sinaliza o início do sistema de produção, explicando a qualidade e a quantidade das coisas que precisam ser produzidas. Além disso, os cartões de produção contêm informações incluídas na retirada dos cartões Kanban.
Kanban de Estoque
O Kanban de estoque é um tipo bastante simples e muito útil para controlar o tamanho do estoque e o nivelamento do mesmo. Geralmente utiliza-se em mercados que possuem uma alta variabilidade da demanda, como por exemplo em demandas sazonais.
Este tipo de Kanban funciona da seguinte forma: imagine que você trabalha em um grande CD (Centro de Distribuição) de livros, onde você é o responsável pela gerência de 10 mil títulos diferentes. Fica difícil controlar o estoque destes 10 mil títulos, não é mesmo? Eis que você resolve implementar o Kanban de Estoque, onde a cada pacote de 10 livros de um determinado título, há um cartão associado e toda vez que um pacote sai para um fornecedor você retira o cartão e cola num espaço do quadro referente aquele título. Quando a quantidade de um determinado título chega a um nível crítico você simplesmente retira os cartões do quadro e os repassa para a produção que irá repor as quantidades que foram retiradas.
É importante lembrar que o Kanban de estoque, bem como outros tipos, está totalmente associado às previsões de demanda para realizar a gerência de estoques.
Kanban de Retirada/Transporte
O sistema Kanban de retirada ou transporte está relacionado ao movimento de itens e componentes. Se a empresa produz produtos físicos ou digitais, diferentes partes dela precisam de trabalho de equipes diferentes em diferentes áreas. E quando uma equipe termina, transfere-se a ‘parte’ para a próxima equipe e área de produção.
Para esse propósito, as equipes usam cartões de retirada ou cartões de movimento para alertar as pessoas de que um item está terminado e pronto para passar de uma seção para outra. Quando a equipe está pronta para mais trabalho, envia o cartão de retirada para a seção anterior, sinalizando que está pronta para mais trabalho. Além disso, o cartão geralmente especifica o número de itens que se levam para o local de trabalho onde são necessários.
Kanban de Fornecimento
O cartão Kanban do fornecedor é um tipo incomum de Kanban que permite que as empresas incluam fornecedores como parte do sistema. Dessa forma, os cartões Kanban do fornecedor saem da organização e diretamente para o fornecedor, solicitando a entrega de um novo lote de um item específico.
Os cartões de fornecedores agilizam o processo, cortando os longos tempos de espera necessários para fazer uma solicitação de suprimento. Portanto, em vez de enviar uma solicitação ao departamento de compras e aguardá-las, as equipes podem se comunicar diretamente com o fornecedor e obter os itens e materiais de que precisam sem mais demoras.
Kanban de emergência
O Kanban de emergência lida com uma situação inesperada que precisa de atenção imediata. Os cartões de emergência geralmente sinalizam a necessidade de substituição de uma peça defeituosa ou defeituosa ou uma mudança repentina na quantidade de entrada (produto) necessária.
E-Kanban
O E-Kanban, nada mais é do que uma adaptação do Kanban físico para uma forma digital, também conhecido como kanban online. Ele pode ser feito em um software de planilhas como o Microsoft Excel ou Google Planilhas. Existem também, versões prontas na internet, como é o caso do Kanbanflow, Kanbantool ou mesmo o Trello.

Continue navegando