Buscar

estudo de caso Módulo C Fase I Ano 2021 Licenciatura em História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Módulo C– Fase I – Ano 2021
Cursos da Área de Linguagens e Sociedade
TEMA
Intelectuais e personalidades: representação social
1 A partir dos referenciais teóricos dados, como definir o conceito de intelectual? Em que consiste a sua atuação na sociedade? (1,0 ponto)
 O conceito de intelectual baseia-se na produção de pensamentos, ações culturais e o uso do mental, que são adjetivos de um intelectual, aquele que vive da sua inteligência, produzindo ações para o crescimento de uma sociedade, baseado em sua arte, seu conhecimento cultural e literal pode ser classificado como intelectual. Toda pessoa que idealiza coisas particularmente únicas, e que esse trabalho beneficia toda uma sociedade torna-se um ser de intelecto que contribui para o crescimento da sociedade em geral. Entendo que os intelectuais atuam na participação ativa de uma sociedade, tornando-se útil na profissão escolhida contribuindo assim para que os seres tenham voz ativa na sociedade, superando ideologias dominantes desenvolvendo novas formas de pensar e mudar a ideologia que sustenta a atual sociedade. O intelectual precisa ter uma concepção de mundo coerente para todas as classes em trabalhos criativos e educativos, o seu trabalho deve ser constituído em uma proposta de melhoria de uma sociedade, e pensar em melhores condições de vida olhando o mundo de uma maneira única e sem privilegiar classe alguma e sim pensar no bem totalitário de uma sociedade em geral.
2 - Você conhece personalidades de diferentes tempos, como Hipatia de Alexandria, Christine de Pisan, Hanna Arendt? Escolha uma delas, pesquise a sua trajetória, o contexto social em que estavam inseridas e responda: por quais motivos essa mulher pode ser considerada uma intelectual em seu tempo? (0,5 ponto)
Hanna Arendt, filósofa contemporânea e judia, nascida na Alemanha, seu destaque é que é uma das filosofas mais originais do século XX, vivenciou as transformações políticas durante o período do Nazismo, e quando obteve a percepção da aceitação dos nazistas, obteve refúgio nos Estados Unidos, era defensora dos direitos familiares e individuais, e contra os crimes cometidos no século XX, referente a sua religião, sempre professou sua fé em deus de forma livre. Dedicou sua vida para compreender a perseguição que o povo judeu sofria de Hitler. 
Ela se destacou como uma das pensadoras mais notáveis do seu tempo, seus livros e artigos além de proporcionar um imenso conteúdo cultural, vem em uma linguagem clara e compreensível, nos proporcionando analises do contexto ao qual a intelectual estava inserida. Contribuiu com a sociedade nos disponibilizando obras de conteúdos imensuráveis e também atuando como professora em universidades e na Nova Escola de Investigação de Nova Iorque. 
3. Talvez você já tenha ouvido falar em Antonio Cândido, conhecido sociólogo e historiador da
literatura brasileira. Mas já ouviu a respeito de sua esposa, Gilda de Mello e Souza? Os dois intelectuais foram responsáveis por uma significativa produção sobre a cultura e literatura brasileiras. Entretanto, a trajetória de Gilda é menos conhecida, fora do meio acadêmico, do que a de seu marido. A partir do referencial teórico fornecido, responda: quais são os desafios para o reconhecimento das mulheres intelectuais em nossa sociedade? (1,0 ponto)
o processo de evolução da mulher intelectual na sociedade vem sendo construído através do tempo, um árduo caminho que vem desde o sistema colonial patriarcal. Nos dias atuais pode-se observar que muitas transformações estão ocorrendo inclusive na área acadêmica. As mulheres estão cada vez mais se destacando no mercado de trabalho, na politica e nas universidades, onde anteriormente notava-se uma grande maioria de homens hoje já observamos a mulher obtendo e ganhando seu espaço dentro desse processo socia e nas diversas áreas da pesquisa e da ciência. O período de invisibilidade enfrentado pelas mulheres durou muito tempo, portanto hoje temos diversas áreas que as mulheres estão em destaque, mas ainda há dificuldades nesta caminhada e principalmente na ciência elas ainda enfrentam uma certa divisão sobre o trabalho. 
São poucas as pesquisas que retratam sobre vida e obras de pensadoras, o que nos revela que ainda há uma grande depreciação a respeito do trabalho cientifico e atuação das mulheres na como intelectuais. 
4. Recuperando as reflexões construídas nas questões anteriores, pesquise sobre figuras (homens e mulheres) da sua cidade ou região que tenham tido uma atitude e/ou atuação reflexiva sobre a sociedade e que foram, ou não, reconhecidas localmente como intelectuais. Por que elas foram reconhecidas, ou não foram reconhecidas, como intelectuais? Lembre-se de destacar qual é a sua cidade e região e quem foram essas figuras. (1,0 ponto)
Sou de Ubatuba e depois de diversas pesquisas encontrei apenas relatos de uma grande poetiza que tivemos na cidade, a Solitária de Iperoig, pseudônimo de Idalina do Amaral Graça, foi, uma das personagens mais notáveis de Ubatuba. Nascida em Ilhabela, órfã, ainda na infância, sem meios de frequentar a escola primária, onde não conseguiu cursar nem dois anos, migrou para Santos procurando melhores condições de trabalho melhorando assim a qualidade de vida. Enfrentou assim sozinha a cidade grande com a cabeça erguida lutando pela esperança de uma vida melhor. Foi, portanto, Willy Aureli o sertanista desbravador dos sertões de Goiás e Mato-Grosso, o brilhante jornalista paulistano, quem burilando-as, levou suas produções às páginas dos jornais da Capital, tornando conhecida aquela que passou a ser denominada “Escritora Letrada” – a Solitária de Iperoig. Com a ajuda de amigos dedicados, entre eles o Mecenas brasileiro, Francisco Matarazzo Sobrinho, editou seu primeiro livro, intitulado “Terra Tamoia”, preciosa obra literária, e posteriormente editou “Bom dia Ubatuba”, e dava andamento a uma terceira obra quando a morte traiçoeira veio arrebatá-la do nosso convívio.
A cidade de Ubatuba hoje homenageia a Grande poetisa com seu nome nas ruas da cidade e na Escola de Educação Infantil Idalina do Amaral Graça, mas infelizmente esta grande mulher não foi reconhecida como intelectual, mas foi de grande contribuição por relatar histórias que poderiam ter sido esquecidas de nossa cidade.

Outros materiais