Buscar

Tics 13 Canvas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNITPAC
TICS – Semana 13 – SOI V
Acadêmica: Evellyn Samila Paula da Silva
Professora: Lillian Christian
1) O que significam as fases da Interfase?
A interfase é uma fase do ciclo celular que é marcada por não haver divisão celular. É nela onde há o aumento do volume celular, número de organelas e tamanho. Ela se subdivide em 3 partes: G1, S e G2. A G1 inicia-se logo após a divisão celular, é uma fase rápida e curta, onde ocorre a síntese de RNA e de proteínas, com recuperação do volume da célula que havia sido reduzido na mitose. Nessa fase é onde as células com DNA danificado ou que não possuem quantidade de proteínas para continuação do ciclo celular são impedidas de passar.
Na fase S, ocorre a síntese do DNA e a duplicação dos centrossomos e centríolos. Na fase G2, as células acumulam energia usarem durante a mitose e sintetizam tubulina para formar os microtúbulos do fuso mitótico.
2) Onde ocorrem as duas principais checagens (Checkpoints)?
Os checkpoints são pontos em que o ciclo celular pode ser interrompido, os principais são em G1 e G2.
3) Quais as diferenças?
Checkpoint em G1 – O DNA danificado aumenta os níveis de p53 que é ativador da p21. A proteína p21 é inibidora dos complexos ciclinas-cdKs que provoca a parada do ciclo celular. Caso o DNA seja reparado, há progressão do ciclo, mas quando não é reparado a célula entra em apoptose.
Checkpoint G2 – O DNA não replicado ou danificado é reconhecido por um conjunto de proteínas encontradas nessa fase. Ao ser reconhecido, elas ativam a proteína Chk1 que fosforila e inibe a 	a fosfatase Cdc25, prevenindo a defosforilação da quinase dependente de ciclina e a ativação da mesma, impedindo assim que o ciclo continue.
Referências
JUNQUEIRA, LC; CARNEIRO, J. Histologia básica. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Outros materiais