Buscar

AVA Fisiopatologia Veterinária Anhnaguera Unian Un1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVA Fisiopatologia Veterinária Anhnaguera Unian Un1
1 O pênis faz parte dos órgãos do sistema reprodutivo masculino. Esse órgão é semelhante em todos os machos de animais domésticos, embora existam algumas diferenças de forma e função nas diferentes espécies.
 
Observe as colunas acima e assinale a alternativa correta quanto a associação correta quanto ao macho e uma característica anatômica peniana.
Escolha uma: e. 1-C, 2-D, 3-B, 4-A. 
2 A cérvix possui várias funções no processo reprodutivo: (a) facilita o transporte dos espermatozoides através do muco cervical para o interior do útero, (b) atua como reservatórios dos espermatozoides (c) mantém-se fechada durante a gestação (d) abre-se no momento parto para facilitar a expulsão do feto, e (e) em muitas espécies é onde a pipeta de inseminação é passada para depositar o sêmen no interior do útero.
Ao contrário de outras espécies de fêmeas de animais domésticos a que têm anéis cervicais, a cérvix da _____ possui dobras longitudinais que são contínuas às dobras endometriais no corpo uterino.
Assinale a alternativa que complete a frase.
Escolha uma: Égua. 
3 A diferenciação sexual em mamíferos envolve uma cascata de genes que atuam desde a diferenciação da gônada bipotencial em testículo ou ovário (determinação sexual) até a diferenciação dos genitais internos e externos também bipotenciais em masculinos ou femininos. A diferenciação das genitálias externa e interna no sexo masculino é um processo dependente da produção de hormônios sexuais pelo testículo, enquanto no sexo feminino esse processo independe dos hormônios ovarianos. Portanto a diferenciação sexual é gônada-dependente apenas nos machos.
Assinale a estrutura que no embrião masculino irá se diferenciar no pênis.
Escolha uma: Tubérculo genital.
4 A transferência de embrião (TE) é uma importante biotecnologia aplicada a reprodução equina sendo comercialmente utilizada no Brasil desde a década de 80. Devido ao seu grande sucesso, o avanço em busca de melhorias para programas TE vem se tornando cada vez mais importante, procurando solucionar as principais causas de infertilidade em éguas, assim como melhorar a utilização de éguas idosas e subférteis. Durante o processo de múltiplas ovulações podem ocorrer alguns distúrbios na captação dos ovócitos para o oviduto em éguas. Em éguas superovuladas com número menor de 3 ovulações, a taxa de recuperação de ovócitos no oviduto foi similar a obtida no grupo de éguas com ovulações espontâneas.
Assinale a alternativa correta que justifica anatomicamente o porque da taxa de recuperação de embriões ser sido similar em éguas superovuladas ou com ovulações espontâneas.
R- Este fato é correlacionado a uma provável obstrução da fossa ovulatória provocada pelo sangramento de ovulações subsequentes.
5 As células germinativas primordiais são as antecessoras dos gametas femininos (ovócitos) e masculinos (espermatozoides). Durante o processo de gastrulação o embrião se diferencia em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos darão origem a várias estruturas do organismo.
Assinale a sequência respectiva e correta quanto aos sistemas que os folhetos germinativos irão originar: sistema nervoso, sistema urogenital e sistema digestivo.
Escolha uma: Ectoderma, mesoderma e endoderma.

Continue navegando