Buscar

Redes Sociais - Fritjof Capra - Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: REDES NO SERVIÇO SOCIAL
Professora: Larice
Aluna: Aline Dornelles da Silva
TEXTO 1. REDE SOCIAL 
1. Como Capra define redes e qual é a capacidade das mesmas?
Segundo Capra "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder". As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes.
2. Quais as três vertentes encontradas sobre redes sociais e explique cada uma delas.
As redes sociais podem ser divididas em três vertentes:
• Rede Social Primária ou Informal: São redes de relações entre indivíduos , em decorrência de conexões pré-existentes, relações semiformalizadas que dão origem a quase grupos.
• Rede Social Secundária ou Global:é formada por profissionais e funcionários de instituições públicas ou privadas, por organizações não-governamentais, organizações sociais etc., e fornecem atenção, orientação e informação.
• Rede Social Intermediária ou Rede Associativa: é formada por pessoas que receberam capacitação especializada, tendo como função a prevenção e apoio. Podem vir do setor dasaúde, igreja e até da própria comunidade.
3. Como se originou e evoluiu o conceito de redes?
O estudo das redes complexas foi iniciado pelas ciências exatas e, em seguida, promovido pela sociologia, numa perspectiva de análise estrutural das redes sociais. O matemático Euler foi o responsável pelos primeiros passos da teoria das redes e foi o criador da teoria dos grafos. O grafo é um conjunto de nós, conectados por arestas que, em conjunto, formam uma rede. A partir de Euler, outros estudiosos se dedicaram a compreender os vários tipos de grafos e como se dava sua construção, ou seja, como seus nós se agrupavam. No passado, as redes eram vistas como objetos estruturais, com propriedades fixadas no tempo. Os novos estudos mostraram que elas são, na verdade, elementos dinâmicos.
4. Quais são os modelos de rede.
Modelo de Redes Aleatórias: Alfred Rényi e Paul Erdös Rényi e Erdös, matemáticos, foram responsáveis pelo modelo de "grafos aleatórios", que pretendia explicar como se
formariam as redes sociais. 
Modelo de Mundos Pequenos
Stanley Milgram: primeiro experimento para observar o grau de separação entre as pessoas: cartas enviadas aleatoriamente a vários indivíduos, pedindo que eles a
enviassem a um alvo específico que, caso não conhecessem, deveria ser acionado através de outra pessoa.
Mark Granovetter: criou os conceitos de laços fracos (weak ties) e de laços fortes (strong ties). Para ele, os laços fracos seriam muito mais importantes que os laços fortes na manutenção da rede social, pois conectariam pessoas de grupos sociais diversos, dando aos clusters características de rede.
Duncan Watts e Steven Strogatz: redes sociais apresentam padrões altamente conectados, tendendo a formar pequenas quantidades de conexões entre cada indivíduo.
Modelo das Redes sem Escalas: Criado por Barabási, esse modelo faz críticas aos modelos de Erdös e Rényi, e também ao de Watts. Discorda da concepção de que, nas redes sociais, as conexões entre nós (indivíduos) eram estabelecidas de modo aleatório.
Redes Sociais na Internet: São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Esses sistemas funcionam através da interação social, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação.
TEXTO 2: UMA ENTREVISTA COM FRITJOF CAPRA
1.	EXPLIQUE a definição de Capra sobre redes funcionais.
São como uma teia de relações entre certos processos vitais. E o padrão dessas relações, a verdadeira configuração destes relacionamentos – como as redes, ciclos de realimentação ou os processos de emergência - pode ser observado por toda a vida. Mas os processos que estão interligados por estes padrões são diferentes em diferentes níveis e em diferentes domínios.
2.	Qual o padrão de rede na comunidade humana? Explique.
Em uma comunidade humana o padrão de rede é um padrão de comunicações. Ela interliga processos pessoais de comunicação que criam idéias, informações e significado. Então, temos de abordar a questão do significado em termos de ciências sociais, ciências políticas, antropologia, filosofia, história e assim por diante.
3.	Explique as 04 dimensões em sistemas sociais.
A perspectiva da matéria é a perspectiva da física e da química, onde se tratam de estruturas materiais, de energia, com a entropia, com todos esses conceitos da física e da química.
A perspectiva da forma é realmente a perspectiva da teoria da complexidade, quando você lida com conceitos como organização, complexidade, padrão e assim por diante.
O âmbito do processo é muito amplo, porque pode haver processos físicos, processos químicos ou processos cognitivos. É aqui onde surge a cognição, no âmbito do processo.
Portanto, "significado" é uma espécie de slogan, ou um rótulo, para toda a dimensão da consciência e da cultura, onde temos os valores, propósitos, metas, estratégias, conflitos, poder, e assim por diante.
4.	Explique os principais pontos que Capra define o poder.
Poder, então, é a maneira de resolver conflitos. Não é necessariamente o poderem termos de dominação ou força. Também pode ser poder em termos de incentivos ou persuasão ou carisma. Todas estas são formas de poder. O poder é uma forma de resolver conflitos.
5.	O que Capra define como metabolismo?
Para Capra o metabolismo é o incessante fluxo de energia através de uma rede de processos bioquímicos, que permite ao organismo manter-se, reparar-se e se perpetuar. Este metabolismo é a característica essencial da vida. Então, se você perguntar em detalhe o que é metabolismo, você tem que entrar em pormenores de bioquímica e biologia celular.
6.	 Por que Capra considera importante a compreensão sobre rede celular? Explique
Capra acha importante compreender sobre rede celular pois é uma rede de processos que constrói continuamente as peças. As peças não provêm de uma fábrica no exterior da célula, elas são criadas pela própria célula. E quando digo peças, eu quero dizer todas as macromoléculas e estruturas celulares. A rede não é uma rede material, é uma rede funcional, onde estas estruturas interconectam os processos bioquímicos.
7.	Conforme o texto relate sobre a relação entre redes e Teoria da Complexidade.
A teoria da complexidade é um conjunto de conceitos matemáticos e técnicas que lidam com sistemas não-lineares. Uma rede, por definição, é não-linear. O significado desta propriedade foi reconhecida já nos dias da cibernética.A principal realização da teoria da complexidade, que é tecnicamente chamada de dinâmica não-linear, foi mostrar que um sistema longe do equilíbrio tem propriedades incomuns e insuspeitadas, em particular o processo de emergência, ou bifurcação, onde novas estruturas ou um novo comportamento emergem de pontos de instabilidade ou pontos de bifurcação.
8.	Como Capra define a abordagem de rede?
A abordagem de sistemas, a mais antiga, se foca nas ‘relações’, em vez de em objetos distintos; e em ‘processos’, ao invés de ‘estruturas’. A abordagem de rede surgiu daí, quando as pessoas se focaram especificamente no padrão de redes.
9.	O que Capra quer dizer ao referir sobre valores e economia?
Hoje existe um valor único, um valor intrinsecamente capitalista. Esse valor é: ganhar dinheiro é sempre melhor do que qualquer outra coisa. Logo, quando há um conflito entre ganhar dinheiro e proteger direitos humanos, considerar questões de saúde, proteger o meio ambiente, proteger a democracia, ou qualquer outro valor que
tenhamos, ganhar dinheiro é sempre mais importante.
10.	Explique o que significa para Capra:
Sistema Vivo – Capra defende que as sociedades urbanas, assim como os ecossistemas – ambos sistemas vivos que contém os mesmos princípios de organização - podem alcançar a sustentabilidade. Ele pontua que em qualquer sistema vivo há relações de interdependência entre seus componentes, de cooperação generalizada, de reciclagem da matéria, tendendo sempre ao equilíbrio, mas que, no entanto, nossa economiae nosso sistema industrial são lineares. Assim, para reverter este quadro, ele acredita que deve haver uma mudança de paradigmas, concebendo o mundo como um todo integrado, um conjunto de sistemas interconectados, e não como uma coleção de partes dissociadas.
Organizações humana - É uma instituição social, você pode até dizer uma ferramenta social, criada para certos propósitos, tais como produzir bens, ganhar dinheiro, disseminar conhecimento e assim por diante. Por outro lado, é sempre uma coleção de comunidades que são agora chamadas de “comunidades de prática” pelos teóricos organizacionais.
Sistemas sociais - Um sistema social é uma rede de comunicações. Ele é autogerado (ou autopoiético), assim cada comunicação gera idéias, informações, pensamentos e significado, gerando assim novas comunicações. Assim, toda a rede gera a si mesma. Eu tenho utilizado esta visão acerca dos sistemas sociais para analisar comunidades humanas. A propósito, eu penso que “comunidade” é um bom termo para usar, porque as pessoas tem experiências comunitárias diretas. Assim, eu olhei para a comunidade como uma rede de comunicações, e fiz uma comparação detalhada entre redes biológicas e redes sociais.
11.	Quais são os nodos na comunicação humana e como Capra os compreende?
A importância de um nodo numa rede vem da sua conectividade. Nodos mais conectados são mais importantes. Eles não são necessariamente líderes num senso qualitativo, mas eles são mais conectados. Existe uma conexão interessante com a ciência da cognição aqui, porque assim é como podemos definir inteligência, em termos de conexões cognitivas. Então, nodos inteligentes são mais importantes pois são mais conectados.

Continue navegando