Buscar

Curta-metragem, final.

Prévia do material em texto

Ceci Alves: Um aviso de Ceci a uma Sociedade Injusta
Raiza Passos[footnoteRef:1] [1: Raiza de jesus Passos Sampaio, 2° semestre de fisioterapia, estudante. E-mail: raizapassos12@outlook.com] 
Mariane Menezes [footnoteRef:2] [2: Mariane Menezes Carvalho, 2° semestre de fisioterapia, estudante. E-mail] 
ALVES, Ceci. Da Alegria, Do Mar e de Outras Coisas. Curta-Metragem.2012
Dirigido e produzido por Ceci Alves dos Santos em 2012, o curta-metragem apresentado possui 13 minutos de duração, nos quais os argumentos demonstram questões referentes ao preconceito existente no âmbito da sociedade. Evento ocorrido em Salvador na década de 90, a curta-metragem baseia-se no acontecimento, possuindo personagens principais da obra, trazendo no decorrer do contexto, as lembranças sofridas pela amiga de Nem Glamour.
 Ao longo da curta-metragem, Ceci Alves mostra o cenário da narrativa com magnitude de detalhes. A obra é uma grande crítica ao preconceito nítido e enraizado da nossa sociedade, demostrando a história de uma travesti que fazia shows durante a noite e presenciou a morte de sua melhor amiga, também travesti, em um crime de ódio que, infelizmente, acontece diariamente no país.
 Percebe-se durante a história de Nem Glamour, com riqueza de detalhes mesmo em poucos minutos de curta, o lado da vítima sobrevivente de um ato puro preconceituoso. O sofrimento por ter que migrar do lugar que morava, após denunciar o ocorrido, com medo de ser perseguida pelos agressores, e ter que deixar para trás tudo que havia conquistado, porém, eventualmente perdido, restando apenas memórias tristes depois da noite turbulenta que passou com sua amiga. Deixando exposto a crítica social representada por elas, já marginalizadas: sua amiga vivendo da prostituição para sustento, e o preconceito e homofobia da sociedade ao se deparar com estas personagens.
 O objetivo dessa resenha é incentivar a leitura analítica e crítica acerca das curtas-metragens apresentadas e sua abordagem contemporânea e reprovações sócias mencionadas.O método é dedutivo,as abordagens temáticas ocorrem do geral para o particular.
Comparado ao seu filme anterior, "Doido Lelê" (2010), este curta em destaque não poderia ser diferente ao ter um ótimo roteiro e retratar a vida cotidiana de personagens marginalizados de forma sensível, dolorosa, porém, necessária. Diferente da narração anterior, na qual Caetano e sua mãe sofriam violência doméstica do pai, Nem e Joy eram dia após dia violentadas, seja verbalmente ou fisicamente, pelo restrito preconceito social, econômico e político. A história é narrada em tempo psicológico, com a protagonista relembrando os acontecimentos que ocasionaram o sequestro da mesma com a sua amiga que gerou, consequentemente, a morte dela. 
Outrossim, após denunciar o crime, por ser uma vítima e testemunha, Nem precisa sair de sua cidade para proteger sua identidade e permanecer no "anonimato". Um dia anterior de sua viagem, após despedir-se de seu local de trabalho, local que ela dava show como Drag Queen, mesmo lugar onde conheceu a amiga. Nesses últimos minutos da trama, a saudade é bastante citada nas entre linhas, outro fato bastante apresentado no curta de 2013, "O Velho Rei", saudade está entre um pai e uma filha que, quando distantes, se comunicavam por vídeo enviados do mais velho. Observa-se que as curtas-metragens se relaciona pelo fato da saudade, sendo que uma saudade é dar para ser confortada e a outra é uma saudade querendo que tenha justiça.
Perante as temáticas expostas através dos elementos das curtas-metragens é possível identificar aspectos negativos que encontro na realidade, como: homofobia,violência domestica,preconceito social e econômico direcionados a população menos favorecidas e a soberania do pensamento machista na sociedade brasileira.Além disso, um fator importante é a virtude de detalhes que beneficiam o entendimento e a imaginação do leitor.
 Ceci Alves dos Santos é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba/BA), em 1994. Especializou-se em Montagem e Edição para Cinema e TV, pela Escuela Internacional de Cine y TV (Eictv), de Los Baños (Cuba), em 1996, e em Gestão de Informação para Multimeios, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/BA), de Salvador, em 2004. Fez mestrado em Cinema na Ecole Superieure d’Audio Visuel da Universidade de Tolouse, em Le Mirail (França), em 2009, e faz mestrado em Cultura e Sociedade na Ufba. Realizou cinco curtas-metragens em 16 mm e cinco documentários de 1994 a 1996, para a Eictv, passando por todas as etapas de produção audiovisual.

Continue navegando